quinta-feira, 1 de março de 2018

A broa tem um museu em Penafiel!



Na freguesia de Capela, inserido numa paisagem rural, encontra-se o Museu da Broa. Já tinha ouvido falar deste museu, e após visita a Quintadona, decidi visitá-lo. Desenganem-se se pensam encontrar um edifício propriamente dito como museu, este é um museu ao vivo!

Este museu, que conta a história da broa, é composto por 6 moinhos, todos identificados com uma placa com o nome, dispostos ao longo do ribeiro da Trunqueira. No site da CM Penafiel(↗) informa que os moinhos estão funcionais, mas do que vi, nem a funcionar, nem funcionais. Há indicações em várias placas com os contactos telefónicos para se efectuarem visitas, que devem acrescentar a necessária informação ao processo de fabrico da broa, finalizada aqui com a moagem nos vários moinhos. 

Há um trajecto PR assinalado e marcado, que segue ao longo do ribeiro, e que nos leva até à Capela de S. Julião ou então, até ao Parque de merendas, para quem quiser aproveitar a bela paisagem, e fazer um piquenique!

Próximo temos também a aldeia preservada de Cabroelo, que em breve tenciono visitar! para já, fica o registo deste lindo percurso!!


















































































Junta de Freguesia da Capela
Tlf./Fax: +351 255 615 363

Loja Interactiva de Turismo de Penafiel
Tlf.: +c 351 255 712 561




3 comentários: