quarta-feira, 12 de julho de 2017

São Jacinto é local de Peixaria!






Sexta feira de folga, estamos no Verão, é tempo de provar peixinho do bom por este nosso Portugal! Após uma breve pesquisa pelo já famigerado Tripadvisor, escolhi um restaurante que tinha uma boa cotação, ali para os lados de S. Jacinto: A Peixaria! Muito fácil de encontrar, mesmo perto do cais de embarque do ferryboat para Aveiro, com zonas próximas para estacionamento. 


A viagem faz-se bem, de Paços de Ferreira pela A41 até ao destino, demorou 1h +/-, e depois do desvio para a Torreira, temos a companhia da Ria, desfrutando da bela paisagem!











 Tour de France??? 😎



A Ria

 Onde está o resto da casa?? :)



Mesmo estando o tempo um pouco farrusco, preferimos ficar sentados no exterior. O restaurante tem duas entradas, uma pela porta onde tem a esplanada, que dá para uma sala pequena com um balcão em U, e outra na lateral, que dá para uma sala bem espaçosa, onde 'estaciona' a maior parte das pessoas. Preparamo-nos para começar a nossa pescaria...



Lista de preços bem simpática, abaixo do que é normal encontrar em restaurantes de peixe, o que por vezes não se compreende, visto a matéria prima estar mesmo à mão de semear, neste caso, de pescar! 😀. 

Para começar, e como não podia deixar de ser, as obrigatórias amêijoas, que estavam deliciosas! Começando a descer os olhos pela lista, paragem obrigatória na sardinha, que este ano tem estado como há muito tempo não se comia! 

- "Quantas sardinhas traz meia dose?"
-" 5", resposta pronta.

Na verdade, vieram 6, provavelmente porque eram um pouco mais pequenas, e à atenção de quem serve,  o cliente agradece. E estas foram, provavelmente as melhores que comi este ano!


 A bela da sardinha...

 ... e os respectivos pimentos a acompanhar!


Fomos regando os petiscos com um belo Águia Moura Rosé (já nosso bem conhecido o tinto e o branco), de Touriga Nacional e Touriga Franca. Com aspecto de ser obtido na primeira esmaga, como os rosés do Douro costumam ser, com alguma complexidade, na boca frutado, bem balanceado na acidez para lhe dar frescura, e  com bom final, este Rosé vai fazer parte da minha escolha a partir de agora! E a um preço bem simpático... 6€! Assim se promove o vinho!!

 Códega do Larinho vs. Rosé

O Tinto e o Branco, nossos velhos conhecidos.


Terminadas as sardinhas, e dando duas de letra entre um copo de vinho, a apreciar o ar (fresco) que se fazia sentir, decidimos que teríamos que provar um peixe dos vários que passavam pela grelha. Dúvidas sobre alguns, prontamente desfeitas pela funcionária, optamos pelo cântaro, peixe vermelho de carne branca. "É muito bom e suculento!", assegura-nos. Salte para a grelha o cântaro!



 Cântaro



Tantas vezes o cântaro vai à fonte...





 Vista da esplanada, o caminho para o ferry

Meio de transporte preferido para estas bandas...




Resumindo, um restaurante que é uma referência na zona e não só, para quem aprecia peixe fresco e variado, por preços bem razoáveis. O atendimento é simpático e atento, e o espaço só peca por não ficar em cima da praia para sentir o mar! Muitos estrangeiros aqui param para provar o afamado peixe na grelha que por cá se faz, com a vantagem de servirem até tarde (15h00 chegou um casal de espanhóis, e foram prontamente servidos). Um dos funcionários disse-nos que nem fechavam, embora no horário indique o almoço das 12h às 15h. Provavelmente nesta altura façam o horário seguido, pensando no cliente.

Aceitam Visa e Multibanco

Recomendadíssimo!

 


Destino: Torreira



Finalizado o almoço, ainda demos um salto à Torreira, parando no Café da Praia para apreciar um belo de um Gin tónico. O Sol, esse, é que teimou em não aparecer!!! Fica para a próxima...






















 Sempre ligada!

Café da praia!

Sem comentários:

Enviar um comentário