(c) TripAdvisor
Nem Tudo o que brilha é ouro - a realidade do TripAdvisor
São já vários os exemplos dados aqui no Fiambre Fininho da
nossa maneira de muitas vezes escolher os nossos restaurantes. O Fininho normalmente
deixa essa tarefa a meu cargo o que para já não tem corrido nada mal. A maior
parte dos casos é devido ao velho ditado, a “necessidade aguça o engenho”.
A realidade é mesmo essa. Quando estamos num local que não conhecemos temos de nos guiar pelas informações que a internet nos dá e acreditar nelas, ou não. Aqui entra o tão famoso TripAdvisor.
A realidade é mesmo essa. Quando estamos num local que não conhecemos temos de nos guiar pelas informações que a internet nos dá e acreditar nelas, ou não. Aqui entra o tão famoso TripAdvisor.
É aqui que entram em acção as técnica
aprimoradas ao longo dos anos. De repente soou a algo extremamente profissional, o que não é o caso! 😄
A técnica é simples
na realidade. Não acreditar em tudo o que lemos no TripAdvisor! Aliás, a
meu ver, técnica para a vida. Não acreditar em tudo o que lês – não é verdade só
porque está escrito.
Óbvio que não seria necessário utilizar a técnica se as pessoas fossem mais honestas e verdadeiras naquilo que escrevem.
Óbvio que não seria necessário utilizar a técnica se as pessoas fossem mais honestas e verdadeiras naquilo que escrevem.
As minhas dicas, começam então aqui:
1º Verificar a antiguidade dos comentários.
Convêm que ao lermos as reviews de um restaurante estas
sejam o mais recentes possível. Se virmos um espaço em que a última review foi há
4 meses, a probabilidade de chegares lá e o mesmo estar fechado é grande.
2º Verificar referências de preços e fotografias
Não basta ler comentários a dizer “preço acessível” e “boa
comida”. Estas frases são relativas. O preço acessível depende da carteira de
cada um. Para mim pode representar 20.00€ enquanto que para quem escreveu pode
representar 50.00€.
O ideal é evitar surpresas desagradáveis. O mesmo com comentários de boa comida. Boa comida para mim pode ser um bife e para quem escreveu uma boa posta de bacalhau. Tudo o que tenha o máximo de fotografias possível, como fotografia da ementa, fotografia dos pratos e fotografia da sala para termos noção do espaço e ambiente.
O ideal é evitar surpresas desagradáveis. O mesmo com comentários de boa comida. Boa comida para mim pode ser um bife e para quem escreveu uma boa posta de bacalhau. Tudo o que tenha o máximo de fotografias possível, como fotografia da ementa, fotografia dos pratos e fotografia da sala para termos noção do espaço e ambiente.
3ª Ter atenção aos comentários sobre o serviço
Comentários a dizer que o serviço é demorado ou que os
funcionários são antipáticos é preciso saber bem apreciá-los. Compreendo
perfeitamente se disserem isso num domingo à hora de almoço ou a um sábado ao
jantar por exemplo.
O importante é perceber se é de facto um serviço mau e demorado ou se o comentário foi feito apenas por uma pessoa mal disposta que demorou 15 minutos à espera de comida num domingo em que nem mesa tinha reservado.
O importante é perceber se é de facto um serviço mau e demorado ou se o comentário foi feito apenas por uma pessoa mal disposta que demorou 15 minutos à espera de comida num domingo em que nem mesa tinha reservado.
4º Horário
Aqui no caso dos Fininhos este é um ponto muito importante.
Muitas das nossas escapadelas representam lanches ajantarados. Infelizmente
esse é um dos pontos difíceis de descobrir. O horário de funcionamento descrito
no tripadvisor nem sempre corresponde à realidade.
Gostamos de locais que
funcionem sem parar do almoço ao jantar. Não gostamos de ter hora marcada e é
sempre difícil descobrir locais assim, à moda da antiga tasca portuguesa em que
a qualquer hora do dia é sempre possível comer umas pataniscas e beber um copo
de vinho.
5º Atenção aos perfis e avaliações comprados
As redes sociais comandam muitas das decisões que se tomam hoje em dia. Por isso mesmo, é importante ter visibilidade nessas mesmas redes. E a melhor maneira, claro está, é estar entre os primeiros. Nem todos podem ocupar essas posições, e por norma, quem as ocupa é por mérito próprio.
Mas, claro está, há sempre a tentação de aldrabar o sistema, neste caso, comprando comentários falsos (ao estilo dos seguidores no instagram...). Recentemente tivemos essa experiência, de verificarmos que numa cidade, e grande, o restaurante em 1º lugar numa determinada categoria, tinha subido exponencialmente no último par de meses.
Os comentários, esses, 90% dos que davam o excelente, eram feitos por utilizadores com uma única avaliação. Claro está, que o nº 1, quando se deparava com um cliente real, levava com uma má avaliação. É outra dos factores a ter em atenção, o nº de comentários que o utilizador x já fez.
Mas, claro está, há sempre a tentação de aldrabar o sistema, neste caso, comprando comentários falsos (ao estilo dos seguidores no instagram...). Recentemente tivemos essa experiência, de verificarmos que numa cidade, e grande, o restaurante em 1º lugar numa determinada categoria, tinha subido exponencialmente no último par de meses.
Os comentários, esses, 90% dos que davam o excelente, eram feitos por utilizadores com uma única avaliação. Claro está, que o nº 1, quando se deparava com um cliente real, levava com uma má avaliação. É outra dos factores a ter em atenção, o nº de comentários que o utilizador x já fez.
Para os comentadores!
Comentadores de TripAdvisor, bookings, etc. deste país:
Estes locais não são sítios apropriados para se lavar a alma. Isso é para ser
feito directamente no local se algo não estiver do nosso agrado.
Escrevam de
forma sucinta mas correcta. Informações úteis de horários, preços e pratos.
Descrevam o tipo de ambiente se é de fumadores ou não por exemplo, sendo essa
informação hoje em dia bastante procurada.
Acima de tudo não façam um mau comentário só porque naquele dia o bife veio demasiado mal passado para o gosto. O contrário também não é válido. Não exagerem na qualidade extraordinária do local que o “pobre desconfia”.
Acima de tudo não façam um mau comentário só porque naquele dia o bife veio demasiado mal passado para o gosto. O contrário também não é válido. Não exagerem na qualidade extraordinária do local que o “pobre desconfia”.
Óbvio que falta mencionar que opiniões todos têm e o bonito
é serem todas diferentes.
Bons passeios e bons petiscos
A Fininha
ResponderEliminarMuitos parabéns, menina Ana. Essa parceria tem tudo para correr lindamente. Artigo muito esclarecedor e util. Bjs tudo de bom.
Estava mesmo à procura de uma tasca para um lanche ajantarado amanhã num local bonito com cultura , monomentos para visitar com as miudas. Mas aqui perto pois vou trabalhar até ha uma
ResponderEliminarAmélia, se calhar ja vai tarde a dica, mas pode servir para outra altura!
ResponderEliminarhttps://fiambrefininho.blogspot.com/2018/02/trilho-e-lanche-na-tasca-davo-mila.html