sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

TripAdvisor: Friend or Foe?


(c) TripAdvisor


Nem Tudo o que brilha é ouro - a realidade do TripAdvisor



São já vários os exemplos dados aqui no Fiambre Fininho da nossa maneira de muitas vezes escolher os nossos restaurantes. O Fininho normalmente deixa essa tarefa a meu cargo o que para já não tem corrido nada mal. A maior parte dos casos é devido ao velho ditado, a “necessidade aguça o engenho”. 

A realidade é mesmo essa. Quando estamos num local que não conhecemos temos de nos guiar pelas informações que a internet nos dá e acreditar nelas, ou não. Aqui entra o tão famoso TripAdvisor.
É aqui que entram em acção as técnica aprimoradas ao longo dos anos. De repente soou  a algo extremamente profissional, o que não é o caso! 😄

A técnica é simples na realidade. Não acreditar em tudo o que lemos no TripAdvisor! Aliás, a meu ver, técnica para a vida. Não acreditar em tudo o que lês – não é verdade só porque está escrito.
Óbvio que não seria necessário utilizar a técnica se as pessoas fossem mais honestas e verdadeiras naquilo que escrevem.

As minhas dicas, começam então aqui:


1º Verificar a antiguidade dos comentários.

Convêm que ao lermos as reviews de um restaurante estas sejam o mais recentes possível. Se virmos um espaço em que a última review foi há 4 meses, a probabilidade de chegares lá e o mesmo estar fechado é grande.


2º Verificar referências de preços e fotografias

Não basta ler comentários a dizer “preço acessível” e “boa comida”. Estas frases são relativas. O preço acessível depende da carteira de cada um. Para mim pode representar 20.00€ enquanto que para quem escreveu pode representar 50.00€.

O ideal é evitar surpresas desagradáveis. O mesmo com comentários de boa comida. Boa comida para mim pode ser um bife e para quem escreveu uma boa posta de bacalhau. Tudo o que tenha o máximo de fotografias possível, como fotografia da ementa, fotografia dos pratos e fotografia da sala para termos noção do espaço e ambiente.


3ª Ter atenção aos comentários sobre o serviço

Comentários a dizer que o serviço é demorado ou que os funcionários são antipáticos é preciso saber bem apreciá-los. Compreendo perfeitamente se disserem isso num domingo à hora de almoço ou a um sábado ao jantar por exemplo.

O importante é perceber se é de facto um serviço mau e demorado ou se o comentário foi feito apenas por uma pessoa mal disposta que demorou 15 minutos à espera de comida num domingo em que nem mesa tinha reservado.


4º Horário


Aqui no caso dos Fininhos este é um ponto muito importante. Muitas das nossas escapadelas representam lanches ajantarados. Infelizmente esse é um dos pontos difíceis de descobrir. O horário de funcionamento descrito no tripadvisor nem sempre corresponde à realidade. 



Gostamos de locais que funcionem sem parar do almoço ao jantar. Não gostamos de ter hora marcada e é sempre difícil descobrir locais assim, à moda da antiga tasca portuguesa em que a qualquer hora do dia é sempre possível comer umas pataniscas e beber um copo de vinho.


5º Atenção aos perfis e avaliações comprados


As redes sociais comandam muitas das decisões que se tomam hoje em dia. Por isso mesmo, é importante ter visibilidade nessas mesmas redes. E a melhor maneira, claro está, é estar entre os primeiros. Nem todos podem ocupar essas posições, e por norma, quem as ocupa é por mérito próprio.

Mas, claro está, há sempre a tentação de aldrabar o sistema, neste caso, comprando comentários falsos (ao estilo dos seguidores no instagram...). Recentemente tivemos essa experiência, de verificarmos que numa cidade, e grande, o restaurante em 1º lugar numa determinada categoria, tinha subido exponencialmente no último par de meses.

Os comentários, esses, 90% dos que davam o excelente, eram feitos por utilizadores com uma única avaliação. Claro está, que o nº 1, quando se deparava com um cliente real, levava com uma má avaliação. É outra dos factores a ter em atenção, o nº de comentários que o utilizador x já fez.


Para os comentadores!


Comentadores de TripAdvisor, bookings, etc. deste país:



Estes locais não são sítios apropriados para se lavar a alma. Isso é para ser feito directamente no local se algo não estiver do nosso agrado. 



Escrevam de forma sucinta mas correcta. Informações úteis de horários, preços e pratos. Descrevam o tipo de ambiente se é de fumadores ou não por exemplo, sendo essa informação hoje em dia bastante procurada.

Acima de tudo não façam um mau comentário só porque naquele dia o bife veio demasiado mal passado para o gosto. O contrário também não é válido. Não exagerem na qualidade extraordinária do local que o “pobre desconfia”.
Óbvio que falta mencionar que opiniões todos têm e o bonito é serem todas diferentes.

Bons passeios e bons petiscos


A Fininha

3 comentários:


  1. Muitos parabéns, menina Ana. Essa parceria tem tudo para correr lindamente. Artigo muito esclarecedor e util. Bjs tudo de bom.

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  2. Estava mesmo à procura de uma tasca para um lanche ajantarado amanhã num local bonito com cultura , monomentos para visitar com as miudas. Mas aqui perto pois vou trabalhar até ha uma

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  3. Amélia, se calhar ja vai tarde a dica, mas pode servir para outra altura!

    https://fiambrefininho.blogspot.com/2018/02/trilho-e-lanche-na-tasca-davo-mila.html

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