terça-feira, 2 de junho de 2020

Uma vez criança, sempre criança!




Se 1 de Junho é o Dia Mundial da Criança, 2 de Junho bem quem podia ser o dia daqueles que ainda têm uma criança dentro de si! Eu por mim falo! E que melhor do que os brinquedos da nossa infância para nos sentirmos de novo um pouco crianças?

Em Ponte de Lima isso pode acontecer! O Museu do Brinquedo Português, que está junto à ponte romana sobre o Lima, tem uma colecção de fabricantes Portugueses, que vão desde o final do Séc. XIX até 1986, mais coisa, menos coisa! 

É incrível o que aqui temos para ver e recordar (se for o caso, vá!). Carrinhos e aviões de lata, jogos de tabuleiro, peluches, os fantásticos brinquedos da Osul, que consumiam as pilhas todas, até ao famoso prego, que tantos e tantos dias foi companhia na praia, não esquecendo os clássicos soldadinhos de chumbo!













Companhia de muitos dias de praia!!






Como não podia deixar de ser, para finalizar uma pista de comboio a sério! Montada na maqueta de uma cidade, com várias vias férreas a atravessá-la e todos os edifícios a que tem direito, tem um detalhe incrível! Até um incêndio é simulado, com fumo e tudo!!! Impossível não amar!










A visita que aqui fizemos já foi há uns anos, e é provável que encontrem o museu diferente do que nós encontrámos. A maior parte da colecção que estava exposta é parte do acervo de um particular, que tem uma imensa paixão pelos brinquedos, e ainda estavam a acabar de montar algumas salas. Sim, porque isto não está à balda, os brinquedos estão organizados por anos/eras e por temáticas.

É uma visita que os miúdos vão gostar de certeza, porque os brinquedos são uma parte do seu mundo. Mas para os graúdos... será o reviver de muitas e boas memórias, e é provável que apreciem mais, muito mais do que os miúdos!

Antes ou depois do arroz de sarrabulho, é uma vista obrigatória em Ponte de Lima, porque uma vez criança, sempre criança! 


Museu do Brinquedo Português

Casa do Arnado
Largo da Alegria
4990-154 Arcozelo - Ponte de Lima
(do outro lado do rio, atravessando a ponte romana a partir do centro histórico)

Horário:
De 3ª feira a domingo.
10h-12h30, 14h-18h
Tel: 258 240210

Web: Museu do Brinquedo Português


   Esta é apenas uma das #10milhoesderazoes para ficar em Portugal





Sem comentários:

Enviar um comentário