quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Génova, na casa de Colombo?

Piazza De Ferrari



Génova foi a nossa segunda paragem. Após Marselha(↗), o MSC Seaview seguiu a rota traçada, atracando na Ligúria, em Génova, que é a capital da Região.
Estávamos em Itália! Era um dos países que gostava de conhecer há muitos anos! Pela sua cultura e proximidade linguística, pelo seu clima, pela seu passado histórico e também pela sua gastronomia. 

Itália tem pinta! Tem glamour! Tem paixão! Tem vida! Tudo isto fomos descobrindo pelas várias cidades que fomos saltitando, ao longo do Cruzeiro. E Génova foi um óptimo ponto de partida!!


Génova é uma cidade que tem uma arquitectura belissima. Edifícios antigos e históricos, palácios e palacetes, ruelas estreitas com estreitos escadarios! Em muitos locais, tinha bastantes semelhanças com a zona da baixa do Porto. Impressão minha?




Não faz lembrar o túnel da baixa do Porto?


Estátuas de personagens célebres italianas também se vêem com frequência, a dar o devido destaque a quem fez para isso. Uma das peculiaridades de Génova ( e pelos vistos na zona de Provença também é assim, segundo me dizem os bloggers do Um dia Vamos), são as fachadas dos edifícios, que levam uma espécie de autocolante por cima, nas que estão degradadas, com a fachada original (ou a que irá ficar, quando fizerem a recuperação) impressa. A sensação de profundidade é de tal forma, que temos que nos chegar à beira para verificar realmente o que é que estamos a ver!



Garibaldi, o unificador da Itália

Parece em relevo, mas... só que não!

Palazzo Ducale

A zona histórica que percorremos está bem conservada (ou a caminho disso), e contrasta com outras cidades que visitamos. Cada praça é um motivo para tirar uma fotografia, cada fachada uma obra de arte, cada rua um caminho para descobrir a beleza de Génova! As paragens para tirar fotografias são constantes, porque é impossível ficar indiferente ao que nos rodeia. Locais como a Via Garibaldi conquistam qualquer um. Considerado Património da Humanidade pela UNESCO, é famosa pelos seus palácios renascentistas construídos pela aristocracia Genovesa. São 12 os edifícios que fazem parte também da lista da UNESCO aqui na Via Garibaldi! Passagem e paragem obrigatória!


Piazza De Ferrari







Via Garibaldi, Património da Humanidade da UNESCO

Via Garibaldi





Porta Soprana


Aqui também não faltam igrejas, de uma arquitectura belíssima e bem tratadas. Uma das que passamos, a abbazia di Santo Stefano, foi onde Cristóvão Colombo foi baptizado. Será que está registado no livro?? 😉


Basilica di Santa Maria Assunta di Carignano
 
Abbazia di Santo Stefano, onde Colombo se tornou Cristão


A arquitectura dos prédios e construções de Génova é outro dos pontos de interesse da cidade, e claro, não podia faltar o Arco della Vittoria, que fica na praça com o mesmo nome.


 Estação dos caminhos de ferro



















 O Porto Marítimo actual

Génova vista do Porto


Para finalizar a nossa volta por Génova, o Porto Antigo. Aqui 
encontra-se o maior aquário da Europa, que não tivemos tempo de visitar, e o Neptuno, uma réplica de um galeão espanhol utilizado por Roman Polanski no filme Pirates. Podemos também visitar a Biosfera, uma estrutura esférica que comporta mais de 150 espécies de animais e plantas.












E então, vale a pena?


Claro que sim, sem dúvida! Como a nossa passagem por Génova foi curta, optámos por ver e fazer as coisas com calma, e não a correr. O objectivo era conhecer um pouco, e não só a marcar cruzes no mapa. Há imenso para apreciar em Génova, e quase todos estes locais que a seguir indicamos são de fácil acesso para quem faz o Hop on! E sempre se guarda na 'mochila' mais um bocadinho do que vimos e apreciamos!

Este guia/roteiro serve para quem como nós vai conhecer Génova numa paragem de um Cruzeiro. É fácil e perfeitamente possível de fazer, com toda a calma, para se apreciar devidamente o local, e tirar umas fotografias para mais tarde recordar! Até dá tempo para beber uma cerveja artesanal numa das esplanadas da cidade!









Se não for o caso de estar em Génova como nós num Cruzeiro, e pretender algo mais alongado ou for permanecer mais tempo aqui e na região da Ligúria, podem dar uma espreitadela aqui ao blog Um Dia Vamos (↗), que tem umas excelentes dicas também!






O que ver/fazer:

Piazza De Ferrari - Teatro San Felice, Palazzo Ducale, Palácio do Governo da Região da Ligúria, o Palácio da Bolsa

Via Garibaldi - Património da Humanidade

Casa de Colombo

- Porta Soprana - Porta de entrada para a Zona Histórica

- Arco do Triunfo (Arco della Vittoria) 

- Porto Antigo - daqui saiem os barcos para Cinque Terre, Portofino e Camogli

- Aquário de Génova - O maior da Europa

- Museu do mar


Se pretender fazer uma excursão, e conhecer algo mais, sem dúvida que deve ir a Cinque Terre ou Portofino, vilas míticas da Riviera italiana, embora depois o tempo possa ficar curto. No Porto Antigo tem várias empresas a fazer o tour. Atenção aos horários, que o barco não espera!



Típico daqui é:


- Focaccia 

- Pesto 



Como chegar:


Á saída do Porto Marítimo tem os autocarros Hop on, com audio-guia em 5 línguas (não, não tem em português). Custam 15€, e ao Domingo, passam sensivelmente de 15 em 15 minutos. O normal será de 20 a 30 minutos.



No nosso cruzeiro no MSC Seaview, também estivemos em:




2 comentários: