quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Marselha: Onde nasceu a Bouillabaisse!

Porto Velho


Começa aqui a nossa experiência nos vários portos que o MSC Seaview nos levou. Com saída em Barcelona, Seguimos para Marselha, depois Génova, Nápoles, Messina (Sicília) e Cagliari (Sardenha). Esta última não estava na rota, o destino inicial era Malta, mas devido às condições na zona Sul do mediterrâneo, houve alteração. Ainda não foi desta que conhecemos Malta!! :)

Cada cidade trouxe-nos experiências e sensações diferentes, cada uma com a sua beleza e particularidades! Aqui vamos então contar a nossa experiência, e dar umas dicas para quem faça um percurso igual ou parecido! 

All aboard!


Marselha

O nosso primeiro porto de paragem foi Marselha. Aqui a nossa paragem foi curta, limitámo-nos a visitar o Porto Velho e a zona envolvente. Não estávamos com grande espectativas sobre Marselha, por tudo o que já tínhamos lido e nos tinham dito, e como era a primeira paragem, resolvemos poupar as pernas para os portos seguintes.

Fomos para o centro no autocarro da MSC, fretado para o efeito. Cerca de 500 mt á frente, na sáida do porto, há uma paragem de autocarro público.

O Porto Velho é lindíssimo, e está carregado de barcos mesmos bonitos! Barcos à vela, todos em madeira, cheios de charme! Apetece mesmo dar uma volta (que me perdoem os mais conhecedores dos termos, se não estiver a 'chamar os bois pelos nomes', mas os meus conhecimentos náuticos não são por aí além) neste veleiros de classe!

Os edifícios em volta acompanham a nível de estética, e dão um toque de classe fenomenal. Alguns são actualmente hotéis, com uma vista privilegiada!

O Porto Velho é rodeado por restaurantes e esplanadas, que permitem aproveitar a linda vista tranquilamente, a desfrutar de uma bebida. E que melhor vista do que a do porto Velho para o fazer?





















 Forte Saint-Nicolas


















 Basílica de Notre Dame de La Garde






O que ver/fazer:

- Porto Velho

- Basílica de Notre Dame de La Garde

- Forte Saint-Nicolas

Castelo de If -> Situado a cerca de 20 min de barco, eternizado pelo romance O Conde de Monte Cristo

- Calanques


Típico daqui é:

Bouillabaisse - Uma das sopas mais famosas do mundo é originária daqui de Marselha! A verdadeira demora à volta de 3h a fazer-se, portanto não tivemos hipótese de a provar. O preço também pode ser outra das condicionantes, verificar antes de encomendar!

Sabonentes de Provence - Os famosos sabonetes da zona de Provence podem-se comprar em qualquer lado, basicamente.


Como chegar:


A MSC disponibiliza um autocarro para o centro da cidade, mesmo à saída do navio, e será o mais cómodo. Preparem 15.90€ por pessoa. O autocarro passa de 15 em 15 minutos, sensivelmente. Há a opção de sair do porto e apanhar um autocarro público, com o incoveniente das paragens e de troca de autocarro, mas com a vantagem de ficar cerca de metade do preço.



E mais? 


Para quem vai por mais tempo para esta zona, e pretender saber mais sobre Marselha e a região, podem ler aqui no Blog Um Dia Vamos, que é mais abrangente e tem bastante informação útil!

https://umdiavamos.com/12dias-provence-cotedazur-parte1/ 




No nosso cruzeiro no MSC Seaview, também estivemos em:


Génova (↗)

Nápoles (↗)

Messina (↗)

Cagliari (Sardenha)(↗)

Podem ler tudo sobre o cruzeiro aqui(↗)

E a opinião da Ana está aqui!

Sentir um Cruzeiro!(↗)

Sem comentários:

Enviar um comentário