sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

África minha: Parte 1 - Parque Nacional da Gorongosa , Moçambique!

 Pôr do sol!!

África! Só a palavra já nos transporta para vida selvagem e parques nacionais, savanas imensas, rios extensos e biodiversidade! Aqui se diz ser o berço da humanidade, onde a história do Homem começou. Sou um apaixonado por vida selvagem, e sempre tive imensa vontade de conhecer África. Aqui vou deixar alguns registos fotográficos feitos por mim no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique



Gorongosa: O renascer do Parque Nacional


O Parque Nacional da Gorongosa (PNG)situa-se na zona centro de Moçambique, estando no limite sul do Grande Vale do Rift. O nome vem do Monte Gorongosa, onde nascem os rios que banham a planície onde fica o PNG. Nos idos anos 60 e 70, era um dos mais importantes parques africanos, mas devido à guerra civil moçambicana, ficou quase sem animais, devido a ser palco de batalhas frequentes entres as duas facções.


Nos inícios dos anos 80, o parque foi encerrado e votado ao abandono. Só a partir dos anos 90 é que é reaberto, e é feita uma tentativa de recuperação. Essa recuperação teve um forte aliado a partir de 2005, quando o governo moçambicano faz um acordo com Greg Carr, milionário  e filantropo americano, e amante da vida selvagem, para recuperação da Gorongosa. Um dos primeiros actos foi a criação de um Santuário para os animais, onde estavam devidamente protegidos, e iam fazendo a ambientação ou recuperação de ferimentos até serem colocados em liberdade. 

A inclusão de um helicóptero para patrulhamento do PNG foi também um valor acrescentado, permitindo identificar com mais precisão os animais e para dissuadir os caçadores furtivos, que ainda proliferam um pouco por todo o lado!



O helicóptero do PNG

Armadilhas detectadas ao longo dos tempos expostas no acampamento do Chitengo



A visita que fiz à Gorongosa foi em 2006, ainda numa fase embrionária deste projecto, mas já deu para perceber qual era a direcção que o Parque iria tomar. Embora tenha havido um enorme incêndio 2 semanas antes da minha visita, consegui mesmo assim alguns registos bastante interessantes! De referir que estas fotografias foram tiradas com a velhinha Fuji S5500 Zoom...😃😄


A entrada para o PNG: aqui começa a aventura!

Bem-vindos!





 Pumba e o amigo!

Armadilhas e alguns esqueletos de animais que nelas ficaram presos e morreram

Acampamento do Chitengo: os alojamentos!









Lagarto monitor



Formigueiro de térmitas

Águia pesqueira africana

Lago Urema visto da Casa dos Hipopótamos

Aranha tecelã

On the run!!





Macaco cão









Quem vem lá??



Embondeiro

Um dos vários charcos onde os animais vão beber ao início e final do dia

What?

Marabú. 










Sem comentários:

Enviar um comentário