segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Martinica: A nossa Kokomo!

Les Salines


“Off the Florida Keys, there's a place called Kokomo,
That's where you want to go to get away from it all
Bodies in the sand, tropical drink melting in your hand
We'll be falling in love to the rhythm of a steel drum band
Down in Kokomo

Martinique, that Monserrat mystique…”

Beach Boys, Kokomo




Os Beach Boys são a personificação da praia e do calor, do Verão e da diversão! O espírito de praia desta banda californiana é bem patente em muitas das suas músicas, e Kokomo é uma delas! A música transporta-nos para Kokomo, um destino paradisíaco, situado ao largo da Flórida, com uma ‘boa onda’, onde tudo é perfeito. Sentimos imediatamente o calor de Kokomo, a beleza e tranquilidade, porque nos apaixonamos e onde nos apaixonamos. Mas, onde fica Kokomo?












Kokomo fica exactamente onde nos sentirmos assim, não é um local específico, mas sim, um estado de espírito! Onde encontramos praias incríveis, e o sol brilha sempre, e a calma e tranquilidade nos invadem. 









Por que apaixonamos e o amor está no ar, onde o sorriso brilha mais do que o sol, e a alegria nos acompanha sempre. Aqui não há lugar para chatices nem zangas, só para boa disposição e alegria. Esta é Martinica, a nosso Kokomo!






A Flor das Caraíbas


Martinica tem imenso para dar e para mostrar! Com as suas raízes caribenhas bem marcadas mas com o toque europeu visível em muita da arquitectura, é um destino com um excelente nível de qualidade para o turismo.

Ficámos alojados no Hôtel Bambou, que era todo ele com bungalows adoráveis, em cores garridas, rodeados de um jardim com plantas tropicais! Acordar no meio se uma pequena selva colorida com flores exóticas, com colibris na sua labuta diária dá-nos uma sensação de liberdade e de pureza!

Os bungalows têm todas as comodidades para que a estadia fosse de sonho. Um quarto bem grande com uma cama enorme, e muuuito confortável estava à nossa espera. Uma climatização excelente e silenciosa, para que o calor que se fazia sentir não incomodasse o descanso! Do nosso alpendre podíamos apreciar alguma da vida animal nocturna, com destaque para as pequenas rãs assobiadoras que se manifestavam todas as noites!




















A gastronomia é fantástica, com uma mistura dos sabores crioulos e europeus, onde o marisco tem sempre lugar. Os doces, esses, sempre com um travo de anis, a que nos habituámos com alguma facilidade!













Na berma da estrada invariavelmente encontrávamos bancas de churrasco, com frango, costelinhas, boudin (salsichas). À escolha do freguês. Um dos pratos típicos que provámos foi o poulet boucané, que é nada mais que o frango de churrasco, mas com um molho que leva entre outros ingredientes cana de açúcar moída. Experimentámos no chez daniéle, uma simpática barraca à borda da estrada, com o chão em gravilha, e 3 mesas com cadeiras de plástico. E é preciso mais? 









As plantações de cana de açúcar e de banana surgem um pouco por todo o lado. Aqui há mais de 10 destilarias, todas em funcionamento. São autênticos museus do passado de Martinica, com os registos fotográficos e materiais de como era todo o processo de produção do Rum, desde a plantação até ao produto final.























As montanhas são uma constante nos pouco mais de 1100Km2 de Martinica. Toda a ilha é um autêntico jardim, mas há um lugar de destaque aqui: Le Jardin de Balata! Este Jardim botânico está repleto de vegetação luxuriante, com cores incríveis. Lagos com carpas vão surgindo pelo trajecto marcado, e muitos miradouros para se poder apreciar a paisagem! Situado no coração de Balata, a sua localização ainda o torna mais fantástico! Para os mais afoitos, há um trajecto pelos passadiços que passa pela copas das árvores! Aqui ficamos a compreender ainda melhor o porquê de Martinica se chamar também a Flor do Caribe.

Bebedouros para os colibris virem beber estão colocados estrategicamente, para gáudio dos visitantes. Os próprios colibris dançam em volta dos bebedouros, parecendo esperar pela foto. E nem só os colibris usam os bebedouros! 

















As baías (anse) estão por todo o lado, sendo as do Sul as mais bonitas e procuradas. Anse Mitan (onde estávamos), Anses-d'Arlet, Grande Anse des Salines (e Les Salines) são algumas das praias que fomos. E que praias!!! Les Salines, essa, arrebatou o primeiro lugar, fácil, fácil! Compreendem porquê, não?
















Esta é a nossa Kokomo, linda e luxuriante, cheia de encantos naturais. As suas praias e mar, o verde da vegetação e colorido das flores, a pureza das montanhas, a gastronomia, o clima e a simpatia das pessoas, são predicados que fizeram que Martinica fosse a nossa Kokomo! E vocês? Já descobriram a vossa?


Mais sobre Martinica:


👉 Descobrir Martinica



Sem comentários:

Enviar um comentário