sexta-feira, 27 de julho de 2018

Ponte da Barca: no Alto Minho!

Room with a view: O Rio Lima!



O Fim de semana de 14 e 15 de Julho foi de novo dedicado a conhecer um pouco do nosso belo Portugal! Aproveitando umas folgas da Ana, decidimos ir até Ponte da Barca, conhecer  melhor esta vila do Concelho com o mesmo nome, Distrito de Viana do Castelo. Cerca de metade do território do Concelho está inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPD), o que lhe conferiu o título de Reserva Natural da Biosfera. E muito bem entregue! A nossa visita ficou só pela Vila, devido a só cá ficarmos uma noite.


Aqui é um óptimo local para 'centro de operações', para quem pretenda visitar os vários pontos de interesse do PNPD, com já algumas boas opções de alojamento, a preços ainda simpáticos. A dimensão menor em relação à vizinha Ponte de Lima, assim o determina. A vantagem é que a oferta gastronómica é muito boa, não faltando diversos restaurantes, adegas e tascas para de petiscar ou jantar. Posta Barrosã DOP, o bacalhau, e a famosa lampreia (na sua época) são alguns dos pratos que se podem apreciar para estas bandas!


Posta Barrosã DOP, Restaurante O Moinho.





Pela Vila!

Ponte da Barca é uma Vila histórica, das mais antigas do país. O seu primeiro nome seria Nóbrega, sendo mais tarde alterada para Barca, devido à travessia do Rio Lima ser efectuada numa barca. Nos finais do Séc. XIV, após a construção da Ponte, que é o símbolo da cidade, passou a chamar-se Ponte da Barca. A partir daqui, Ponte da Barca ganha mais importância a nível comercial, sendo um importante ponto de passagem para o litoral. Os peregrinos e fiéis também por aqui passavam nas suas peregrinações, devido a ser um local de cruzamento de dois caminhos para Santiago de Compostela.

No centro histórico podemos visitar vários locais de interesse. Largo dos Poetas, Mercado Pombalino, o Pelourinho, a igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia ( a mais antiga do país, segundo a placa informativa), os retábulos da Via Sacra, e a capela mais famosa de ponte da barca, a Capela de S. Bartolomeu, de onde sai a procissão das festas da Vila. Sem nunca esquecer a Ponte...




Igreja da Misericórdia, séc. XVI



 Mercado Pombalino, séc. XVIII

  Mercado Pombalino, séc. XVIII

O Pelourinho















 Um mancebo, atento, a avisar a condutora que tinha a mala aberta...

 ... e toca a fazer o serviço completo!

Mala fechada!

 Igreja Matriz



Em cada recanto um tasquinho!













Não encontrei explicação... 😀

Capela de S. Bartolomeu







Um dos vários casarões abandonados que por aqui se vêem

Câmara Municipal

Que bela selecção de vinhos





 A Ponte!




Está calor? Praia...

Aqui se encontra também, e mesmo perto da ponte, seguindo pela marginal, a praia fluvial. Muito bem tratada, com bom acesso, bar de apoio, com salva-vidas (2 vimos nós), é um dos locais com mais afluência nestes meses de Verão.

Neste fim de semana, estava a decorrer um festival, os Ecos do Lima, que tinha a zona de campismo próximo da praia, para gáudio dos festivaleiros!



 O banco improvisado de um dos cantores do Ecos do Lima



















 Vista do edifício do Hotel dos Poetas

Homenagem aos irmãos Poetas, Diogo Bernardes e Frei Agostinho da Cruz 



Comer e beber!





E com o calor que se fazia sentir, a sede apertou, claro! Não que aqui seja um problema, há imensos locais onde nos podemos sentar e pedir uma cerveja ao algo para picar. Por toda a zona histórica ribeirinha, há cafés, bares e tascas com esplanada. Só no Largo dos Poetas, podemos contar 3 esplanadas, que coabitam pacificamente. 






Do lado direito, a esplanada do Vai à Fava, do lado esquerdo, a do Hotel dos Poetas










Colado ao Hotel dos Poetas, onde ficamos, surge o Vai à Fava Restaurante e Loja, a seguir o In Tapas Veritas, o Belião Bar e o Bar Tolo Meu (estes 3 com esplanada no Largo dos poetas). O Bar Tolo Meu (S. Bartolomeu dá o nome a muitas casas, já tinha dito...) foi um dos nossos pontos de paragem, antes de jantar para apreciar um Gin, e depois do jantar para beber uns copos. O Luis foi quem tão bem nos atendeu, e ainda tivemos a companhia do Rui, motor deste recente projecto, que nos deu dois dedos de conversa! Só gente boa!








Petiscos, no Bar Tolo Meu




Mas a primeira cerveja da tarde foi no Cantinho, o verdadeiro café à portuguesa! Uma Heineken fresquiiinha, que bem que soube!!!











E para jantar??



Dentro das várias opções que tínhamos visto no Tripadvisor, escolhemos o Restaurante O Moinho. Excelente opção, como podem ver aqui(↗).


Onde ficar?



Já começam a haver algumas boas opções mesmo no centro de Ponte da Barca, mesmo na zona Histórica. O Hotel Fonte Velha e o Hotel dos Poetas são duas das unidades que aqui há. A nossa escolha recaiu sobre o Hotel dos Poetas, e foi muito bem escolhido! Podem ler tudo sobre a estadia aqui(↗).


Para terminar!


Ponte da Barca revelou-se um bom local para uma escapadinha. Vila muito limpa e arranjada, com boas opções de alojamento (podem ser poucas, mas boas!), e uma boa oferta na parte da restauração. O centro histórico, embora seja relativamente pequeno, é charmoso, e bem cuidado. A proximidade com o Rio Lima e a sua praia fluvial muito bem tratada são pontos a favor para quem faça a visita nos meses de Verão.

A sua localização no PNPD é outro dos pontos a favor, podendo ser perfeitamente, como já referi, o 'centro de operações' para quem pretende visitar e conhecer o Gerês. os preços são bem simpáticos!

A Ecovia do Lima passa por aqui, e é outro dos pontos a favor. Não a fizemos, mas vai ficar para uma próxima, pelo menos algumas partes! 

A dinamização da Vila é notória, e no fim de semana que lá estivemos, além do já falado festival Ecos do Lima, também decorreu no Domingo de manhã, o III Trail Terras da Nóbrega, que encheu as margens do rio com corredores, uns mais profissionais do que outros. O importante é participar, e dinamizar, certo??










Correr dá sede, que o digam estas duas atletas!!


Fica a 16Km de Ponte de Lima, e para lá chegar é fácil. No nosso caso, como viemos por Viana, seguimos na A27 para Ponte de Lima, continuando no IC28 até Ponte da Barca. Outra altenativa é vir pela A3 direcção Porto-Braga, e tomar a saída 12, direcção ponte da Barca.

Ponte da Barca é definitivamente um destino a visitar! De que estão à espera??


+ Info:


Sem comentários:

Enviar um comentário