segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Penafiel de outros tempos: Quintandona




Sábado, dia 24 de Fevereiro, decidi-me por fim, a conhecer Quintandona, aldeia de xisto do concelho de Penafiel, e que faz parte das Aldeias de Portugal. Esta aldeia, que fica aqui tão próximo (13 km de Penafiel), está em plena Rota do Românico, e está quase toda recuperada, mantendo a traça original. Os materiais utilizados nas casas são o granito, o xisto e a lousa, mantendo as casas com uma estética lindíssima e secular.

Existe um Centro de Interpretação da aldeia, que dá ao visitante toda a informação necessária sobre Quintandona e a sua história, e com uma feirinha de hortícolas e fruta.

Um dos pontos de interesse, e que já tem várias edições, é o Festival do Caldo de Quintandona, que se realiza em Setembro, que é sempre um evento de grande sucesso. Teatro de Rua, concertos de música tradicional e a gastronomia típica, são atractivos mais do que suficientes para visitar Quintandona!


Quem quiser recarregar baterias longe do bulício diário, pode aproveitar o alojamento da Casa de Valxisto Country House, que está presente em vários sites de reservas (booking, expedia), ou pode efectuar a reserva directamente pelo site. Esta casa encontra-se numa das entradas da aldeia, sendo exactamente por aqui que entrei, e é logo um excelente prenúncio para o que podemos esperar de Quintandona.

Carro estacionado, e por aqui começou o meu passeio por Quintandona!! Ora vejam...





 Casa de Valxisto























O tanque público, muito bem recuperado



O Winebar Casa da Viúva, já com bastante fama































Capela de S. João Baptista e N. Sra. da Conceição





Este é realmente um local a visitar, pela beleza da aldeia e zona envolvente, que transmite a tranquilidade de vivências de outros tempos. No centro da aldeia, o já falado Winebar casa da Viúva, faz as delícias dos visitantes, sendo um dos pontos de atracção de Quintandona. A zona é utilizada para acampamentos, como o que vi este fim de semana, neste caso de escuteiros, que encheram a aldeia com as suas actividades. 

O Festival do Caldo, que já tem Confraria, é também um dos eventos que dá vida a esta aldeia, e promove a gastronomia local e actividades de natureza teatral, musical e cultural. A visitar, com toda a certeza!!



Aldeia de Quintandona
Lagares - Penafiel
GPS: 41º8'0.65''N / 8º22'42.42''W

Onde ficar:
Casa Valxisto(↗)
Rua Padres da Agostinha, n.º 233
4560-195 - Lagares Penafiel (GPS: 41.135686, -8.377872)
tel: +351 255 752 251/ +351 936 473 986



Mais Trilhos:







4 comentários:

  1. No Alentejo as casas são brancas e de rodapé pintado, seja azul, seja amarelo ou cinzento. Por isso acho sempre piada a estas casas revestidas por pedras empilhadas. Muito característico do Norte!

    Fotografias sempre no ponto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Miss DeBlogger! Esta zona tem muito xisto e lousa, sendo esses os materiais mais usados para fazer as casas no antigamente. E ficam bonitas, não ficam? 😎

      Eliminar
  2. Vamos seguir estas dicas! Obrigada pela partilha! Gato Vadio

    ResponderEliminar