quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Messina! O mais belo relógio do mundo?

Catedral de Messina



Na Sicília, sê siciliano!

Messina seria (pelo percurso traçado) a nossa última paragem por terras transalpinas. Aqui fizemos uma abordagem a uma das mais belas ilhas de Itália: Sicília! Tendo por capital Palermo, 5ª maior cidade italiana e famosa pelo seu vulcão Etna (mais um, aqui em itália, são como cogumelos!!), pelas suas praias magníficas, que tem Lampedusa considerada uma das mais belas do mundo, e pela sua gastronomia, como em quase toda a Itália.


Aqui o ritmo é bem diferente de Nápoles! É como comparar um comboio de alta velocidade a um eléctrico dos que fazem a foz no Porto! Aqui há tempo para tudo, e vive-se tranquilamente. É um óptimo conceito, o Slow Living, bem ao jeito do Slow Travel que a minha amiga Soraia Barroca, do blog Nunca Paras Quieta preconiza aqui (↗).






Messina e a Madonna della Lettera!


A nossa paragem na Sicília foi em Messina. O porto ostenta orgulhosamente uma estátua da Madonna della lettera. Reza a lenda que em resposta ao pedido de protecção do povo de Messina, Maria, Mãe de Jesus , envia uma carta escrita em hebraíco, amarrada com uma mecha do seu cabelo, onde lhes prometia a sua protecção. A mecha de cabelo é mantida na Catedral de Messina e exposta no dia do Corpo de Cristo. A estátua, essa, é realmente imponente!

Na base, pode-se ler em latim, Eu vos abençoo e à vossa cidade.





A Catedral de Messina e o relógio astronómico


Chegados a Messina, tratamos de ver logo onde era o Hop on, para podermos dar uma volta pela cidade. 15€ custa o Tour, e embora não seja muito longo, porque a zona do porto de Messina não é muito grande, dá imenso jeito para ir ao alto da cidade, ao Santuário de Cristo. Mas aqui, o ponto de passagem e paragem obrigatório, é o Relógio astronómico da Catedral

O Relógio é considerado o mais complexo relógio astronómico do mundo. Ao meio dia, um sistema de pesos e contrapesos, alavancas e engrenagens, dão vida às estátuas, que contam a história da cidade ao longo dos anos. O início é dado com rugidos do leão que se encontra no topo, antigo símbolo da cidade. Para os mais distraídos, um pequeno susto os espera!


O Leão de Messina!





Calendário perpétuo, na lateral da torre

Dina e Clarenza, as heroínas de Messina durante o cerco de Carlo I, em 1282



Uma multidão concentra-se em frente ao relógio, e ninguém arreda pé até o fim da encenação. Toda a história de Messina passa em frente aos nossos olhos, e mesmo não conhecendo, não deixa de ser uma representação belíssima! Se forem à Sicília, não se esqueçam de passar em Messina antes das 12H!!




Toda a gente à espera do início do espectáculo


O Leão de Messina!!


A parte final, ao som da Avé Maria, é brutal! Este é um espectáculo realmente obrigatório de se ver. Para quem quiser apreciar o espectáculo completo, fica aqui o vídeo! 



Para quem não tiver paciência, podem ver directamente aqui(↗) a partir dos 4m45s!



A Catedral de Messina


A aparência da Catedral de Messina pouco tem da estrutura original. Construção da segunda metade do século XII, por vontade do rei normando Roger II, o terramoto de 1908, e mais tarde os bombardeamentos na II guerra Mundial, implicaram a sua recente reedificação. O interior foi quase totalmente reconstruido, mas mantêm o tecto inspirado no original. É realmente imponente, e vale bem a pena a visita, que é grátis.















Fonte de Orion 


Fonte construída em honra do fundador da Cidade, por Giovanni Angelo Montorsoli, pupilo de Miguel Ângelo (não, não é a tartaruga ninja...), encontra-se na Piazza do Duomo, em frente à torre do relógio astronómico. Outra obra que se pode apreciar aqui do mesmo escultor é a Fonte de Neptuno.














Templo do Cristo Rei (Sacrario di Cristo Re)



Messina foi assolada por um grande terramoto, em 1908, que deixou uma imagem de devastação sobre esta cidade e outras vizinhas, sendo por isso possível ver uma cidade mais moderna do que noutros locais na Sicília. Por isso mesmo, aqui não conseguimos ter um centro histórico, como vemos noutras cidades italianas. Acaba por estar tudo um pouco mais disperso, e por isso, o Hop on é uma boa opção, como já referimos.

O santuário do Cristo é um dos locais onde o Hop on nos deixa. Começado a ser construído em 1937, aqui podemos apreciar o belíssimo interior do santuário, com estrutura octogonal, com relevo para o memorial aos mortos de Messina nas guerras, na cripta do templo.











Aqui do alto, consegue-se ter uma vista privilegiada da baía de Messina, em forma de foice, e mesmo na ponta, a Maddona della lettera. O MSC Seaview pode-se ver à direita, e daqui consegue-se ver a dimensão do navio...










E então, vale a pena visitar Messina?

Vale, claro, sem dúvida! Aqui na zona portuária, onde os cruzeiros atracam, é tudo relativamente perto. A Catedral de messina, o campanário com o relógio astronómico, e a fonte de orion são todos no mesmo sítio. É aqui também de onde saem os tours pela cidade ou para Taormina, próximo do monte Etna.

Após o tour, saímos  No alto de Messina encontra-se o Templo do Cristo rei, que tem uma vista magnífica sobre a baía. Câmara fotográfica na mão, que aqui é um óptimo local para tirar fotografias fantásticas! 

Mas, se não puderem, ou não quiserem ver nada disto, é OBRIGATÓRIO ver o espectáculo ao meio dia no campanário da Catedral de Messina. Só isto, já vale por toda a visita, e sinceramente, depois de o ver, o resto já não tem tanta luz nem brilho! 

O título de mais belo relógio do mundo foi dado por nós, sabendo de antemão que em Praga há um fortíssimo concorrente. Até conhecermos esse, este será para nós o mais belo!



O que ver/fazer:



Catedral de Messina

- Relógio astonómico - ao meio dia!!!

Fonte de Orion

- Templo do Cristo Rei

- Galleria Vittorio Emanuelle III

- Fonte de Neptuno

- Madonna della Lettera




Com mais tempo:


- Vila de Taormina 



Típico daqui é:


- O espectáculo do relógio astronómico!

- Focaccia


Como chegar:

Os autocarros para os tours ou os hop on, estão na Praça da catedral, a 200mt do porto.


No nosso cruzeiro no MSC Seaview, também estivemos em:


Marselha (↗)

Génova (↗)


Nápoles (↗)

Cagliari (Sardenha)(↗)

Podem ler tudo sobre o cruzeiro aqui(↗)

E a opinião da Ana está aqui!

Sentir um Cruzeiro!(↗)

Sem comentários:

Enviar um comentário