quinta-feira, 3 de maio de 2018

Baleares, Maiorca de Este a Oeste - Parte 2: Maiorcando!

 
Cala agulla


Dia 1: De Cala Millor a Andratx, passando por Palma!


Maiorca é a maior ilha do arquipélago das Baleares, que compreende as ilhas de Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera. As Baleares, desde há muito que são um destino de férias por excelência, com imensas unidades hoteleiras e de restauração, praias lindíssimas, com águas cristalinas, sendo muitas vezes apelidadas das Caraíbas da Europa.

A língua oficial é o castelhano e o catalão, sendo esta última um dialecto a que os locais chamam mallorquin (e a assumem como verdadeira língua oficial!), ligeiramente diferente do catalão standard. O alemão e o inglês, devido ao altíssimo número de turistas destes dois países, é falado em todo o lado, ou em quase todo. Para quem vai à espera de ouvir falar castelhano, inicialmente pode ficar surpreendido por ouvir uma língua que para nós é muito difícil compreender. Mas, sem problemas, todos falam o castelhano, só se por vezes estiverem distraídos, é que entre eles utilizam o mallorquin.

Palma é a capital de Maiorca, e é uma cidade repleta de animação, de dia e de noite, com vários pontos históricos para visitar. Da parte que vimos, achamos uma cidade bem estruturada, com bons acessos e estradas (como em quase todo o lado aqui em Maiorca), e vários estacionamentos espalhadas pela cidade, e sinalizadas nas vias principais, indicando até os lugares ainda disponíveis. Portanto, andar aqui de carro não é nada de outro mundo.

Na estrada!

O primeiro dia foi o escolhido para ir a Palma, que inicialmente seria o ponto mais distante dos nossos passeios por Maiorca. Cala Millor, a nossa base, fica a sensivelmente 70km de Palma, e assim os dias seguintes seriam aproveitados para zonas mais próximas.

As estradas em Maiorca são muito boas, mesmo as secundárias têm bom piso e estão bem conservadas. É assim um paraíso para os ciclistas, profissionais e não só, que aproveitam o clima ameno e com cerca de 300 dias de sol por ano para fazer os seus treinos ou passeios. Por quase todo o lado existem também ciclovias, que facilitam quem pretende dar só umas voltas, com mais tranquilidade e sem andar na estrada propriamente dita.

Este foi então a nossa rota, com os seguintes pontos de paragem no primeiro dia:

- Palma
- Portopí
- Magaluf
- Andratx
- Port d'Andratx


Primeiro dia: 245km!



Antes de mais, devo explicar que muitas das legendas estão em catalão, como é escrito em Maiorca. Podia ter traduzido para português, mas há coisas que se perdiam na tradução, e preferi manter a língua original.

A partida tinha como destino inicial Palma. Já tínhamos várias informações do que fazer e o que ver, e levámos também alguns panfletos do Hotel, para tirar mais umas ideias,

Palma, que foi fundada pelos Romanos, tem também muitas bases muçulmanas nos seus monumentos, como por exemplo a Catedral e o Palácio Real. O Palácio Real de La Almudaina(↗)  foi edificado sobre o alcázar muçulmano depois da conquista catalã do séc. XIII, mas ainda tem como origem uma estrutura romana, que é bem visível à entrada com os seus corredores a lembrar catacumbas, e com os vários 'figurantes' que se encontram na entrada a vender fotografias com um genuíno romano!











A catedral de Palma, fica mesmo em frente ao Palácio Real, e é dos edifícios mais marcantes da cidade. A sua estrutura imponente pode ser vista de quase todos os locais da cidade, sendo realmente obrigatória a visita a este monumento! É das maiores catedrais góticas da Europa, tendo a sua cúpula 44 metros, sendo apenas superada pela catedral de Beauvais (48 metros) e pela catedral de Milão (45mt)! A dimensão da catedral torna-nos minúsculos, como se pode apreciar as fotos!




Catedral de Palma




Em volta da Catedral, os vendilhões do templo pululam, sejam os já falados Romanos a vender fotos, seja com quadros, lembranças, passeios de charrete, etc., etc. Nada de muito chato, quem quer aproxima-se e compra, quem não quer, segue caminho. Próximo da entrada pelo Palácio, há um Posto de Informações, que também vende bilhetes para várias actividades, onde se pode pegar num mapa da zona, grátis!

Estas são duas das mais importantes e imponentes edificações de Palma, com uma beleza arquitectónica única, e eram pontos que tínhamos definido como de visita obrigatória. O castelo de Bellver era outro dos pontos que pretendíamos visitar, e que tem uma vista soberba sobre a baía e cidade.

A caminho!!









 Uma das imensas noras que existem por aqui!



 Também há aqui... :)

 Catedral de Palma

 

 Torrent de Sa Riera

 Es Baluard









 Lonja de Maiorca

  Vista do Parc de la Mar













 Parc de la Mar

















 Um dos muitos cruzeiros que passam por Palma

  Palácio Real de La Almudaina, estátua do Arcanjo Gabriel



Esta era para apanhar o Panda Gigante, sem ter que lhe dar uma moeda!

 Palácio Real de La Almudaina





 Consulat de Mar, sede da Presidência das Baleares







As placas informativas dos vários parques de estacionamento

Os moinhos, que são bastante comuns por aqui



Ora bem, é fazer as contas... :)


Castelo de Bellver

O Castelo de Bellver é uma construção de estilo gótico, que data do séc. XIV. Ao contrário dos castelos que estamos habituados, este apresenta uma planta em forma circular, com torres também circulares. Aqui ninguém se pode esconder nos cantos!

A panorâmica do alto do castelo permite ter uma vista única da baía e da cidade. A entrada custa 4€ por pessoa, como nos disse o sr. à entrada do castelo, mas tem que ser comprada na bilheteira cá em baixo, perto do estacionamento.

Quem quiser fazer a subida a pé, pode fazê-lo, seja pela estrada (larga e com boas bermas), seja por um escadório. Se for na época do Verão, embora haja muitas árvores na subida, não aconselho muito...

Após a passagem pelo castelo, o objectivo era ir ver o farol de Portopí, mas infelizmente está fechado ao público, estando em zona portuária vedada.

Aproveitámos para petiscar qualquer coisa no restaurante que há no Museu Militar San Carles, que fica na descida para a entrada do porto e escola naval, que também tem umas belas vistas!



 Castelo de Bellver



O escadório já falado

Bayview!



O nosso pópó, Fiat 500L!









O pátio do Museu Militar










Palma: A visitar!



Esta será uma lista um pouco redutora, mas que já dá para sentir e respirar Palma. Destes pontos, e pela facilidade de localização, que são próximos uns dos outros, conhecemos quase todos, menos o Museu da Fundação Pilar i Joan Miró! Fica para uma próxima!

Como já escrevi, há vários estacionamentos, o escolhido por nós foi o de Passeig Mallorca, que fica relativamente próximo, e está bem sinalizado. Fica após a Torrent de Sa Riera, acima do Parc de la Feixina, e tem um custo de pouco mais de 1,92€/Hora.

O Castelo de Bellver está bem sinalizado, com umas placas roxas e fica relativamente próximo deste estacionamento que falamos.

O Museu Militar San Carles tem estacionamento dentro, gratuito, e tem uma cafetaria/restaurante, que serve também refeições. Tem uma vista bem bonita da baía!



Mais a oeste: Andratx


Aproveitando a localização, fomos passeando mais um pouco, dirigindo-nos a Oeste. Passamos pelo centro de Magaluf, que nesta altura não tinha muita gente, mas as praias já estavam preparadas para receber os turistas, com os chapéus de sol montados. 

Fazendo um exercício mental fácil, imaginei as ruas que estávamos a percorrer quando fosse o pico da época balnear, e deve ser realmente uma coisa do outro mundo! Lojas, restaurantes, bares, hotéis, não sobre um espaço livre aqui nesta zona.Este é um dos maiores centros de animação diurna e nocturna na zona de Palma!

Seguimos para Andratx, pela Ma-1, aproveitando a bela paisagem que íamos tendo das serras que ladeiam a estrada, e em  15/20 min chegamos a Andratx. A cidade fica no topo do vale que tem na sua parte mais baixa Port d'Andratx. Em Port d'Andratx podem-se admirar belas villas que pintam as montanhas por completo. 

Port d'Andratx é uma vila piscatória, onde essa mesma indústria serve os restaurantes que ocupam parte da zona do porto, sendo um spot fantástico para comer e apreciar o pôr do sol! Daqui ou de Sant Elm pode-se ir para Sa Dragonera (parque natural), de táxi marítimo. Infelizmente, o tempo não era muito, e não fizemos esta visita, mas já ficou registada para uma próxima!






 Ajuntamiento de Andratx. O posto de informações fecha às 15h...

 No Ajuntamiento de Andratx

 Igreja de Santa Maria de Andratx

  Igreja de Santa Maria de Andratx

 Lugar para os pombos!

 Vista de Port d'Andratx, ao fundo



 Baía de Port d'Andratx

 Táxi para Sant Elm, mais rápido do que ir pela estrada!



A coser as redes de pesca

 Villas e mais villas!










A viagem de regresso foi simples, e embora tivéssemos feito muitos quilómetros de estrada, não custou nada. As belas paisagens e locais que visitámos valeram bem a pena!


Para a próxima, vamos com um pouco mais de tempo para podermos explorar melhor esta zona oeste da Ilha!



Vejam também:


👉 Tudo sobre Maiorca!



Sem comentários:

Enviar um comentário