quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Primeiro teste Sigma 18-300mm

 

Tamron 18-200mm, adeus! Olá Sigma 18-300mm

 

Depois da desilusão da Tamron 18-200mm f/3.5-6.3 di ii vc, que me foi oferecida pela Ana Costa (seguindo as minhas orientações, claro!), e de chegar à conclusão que tinha mesmo que gastar mais dinheiro para ter uma lente que me satisfizesse em pleno, após 'várias e diversas' análises por entendidos na matéria e outros que nem tanto assim, optei pela Sigma 18-300mm F3.5-6.3 DC MACRO OS HSM. Uma das obrigatoriedades antes da aquisição, era testar a lente antes de a adquirir, para evitar desilusões como foi a Tamron. A caminho da FNAC (onde tinha sido adquirida a Tamron, FNAC online), lembrei-me que a MediaMarkt tinha uma nova loja na zona do Mar Shopping! Ok, então, antes de ir à FNAC, passo pela MediaMarkt para ver se tinham a Sigma... e tinham!! Ora aqui está o que eu pretendia, uma lente para testar!



FNAC no seu melhor

 

Chegado à FNAC, fila para trocas/devoluções. Chegada a minha vez, perguntam-me se é para troca, ao que respondo que era para devolução, mas que pretendia falar com alguém da área de fotografia, para esclarecer algumas dúvidas. Ao fim de 30s de conversa, em que estava a tentar expor as minhas questões e desagrado com a lente Tamron (será que a lente estava com algum problema? Alinhamento das lentes, mecanismo de estabilização?), chego à conclusão que estou ali a perder tempo e a chatear-me sem necessidade disso. Respostas como as que ouvi de alguém que trabalha num zona específica de fotografia, e supostamente percebe do assunto, não lembram a ninguém...  De referir que levei a minha Canon, cheguei mesmo a mostrar algumas fotos ao senhor da FNAC, que se sai com estas pérolas: - ' Ai, e tal, sabe, pelo preço, sabe como é... Ai, e tal, estas lentes 18-200, sabe como é...' Ah! Pois... estou na FNAC... Nem sequer montou a lente na câmara, para verificar se poderia ser falha minha, ou então para verificar por ele as falhas apontadas por mim (fotos com muito, muito 'blur')!!
Finalizei a conversa secamente com um ' Ok, eu até estava interessado em comprar um 18.300mm, mas como o senhor me está a dizer que este tipo de lentes não são boas, devolvam-me então o dinheiro, para eu me ir embora'. Bem, se calhar foi num tom um pouco mais áspero... 😤😤😤. 



Dinheiro no bolso, a caminho da Mediamarkt!

 

Única vantagem de comprar na FNAC, 30 dias para devolver o produto sem perguntas! E é mesmo assim. O erro se calhar foi meu, em tentar explicar porque é que estava a devolver um produto, que não estava satisfeito com a qualidade das fotografias, etc..  "Queres cá ver este gajo, vem para aqui fazer perguntas sobre os produtos que vendemos, já viste?? Leve o dinheiro, e não me chateie com questões que eu não sei", deve ter pensado o senhor que me atendeu. Se calhar, nas próximas férias vou 'alugar' uma lente por 15 dias, e entregá-la ao dono (FNAC) no fim... 😁😁

Chegado ao MediaMarkt, lente montada, disparo 8, 10 fotos. 18mm, 100mm, 300mm. É isto! Que diferença na qualidade da imagem (entre os 18 e o 35mm +/-, que era onde eu realmente tinha queixas da Tamron). Ok, vamos fazer negócio! E aqui, mais uma grande ajuda da FNAC. "Meu caro amigo, só temos um problema, aqui a lente está a 479€, na FNAC aqui ao lado, está a 459.99€. Como é, acompanha? Levo já a lente...", disparei. Meu dito, meu feito! Página da FNAC impressa, gerente/chefe contactado, venda feita! Obrigado pelo desconto de 20€, FNAC!


No terreno...

 

Aqui estão os primeiros 'samples'.

 PR1 - Santo Tirso


 Vale do Ave


 Vale do Ave

















  160mm, 1/6s, f22, ISO 400


 269mm, 1/25s, f6.3, ISO400


 A minha favorita, sem filtros!












Em breve mais fotografias!!

ZN 




Sem comentários:

Enviar um comentário