quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Jardin de Balata: No coração de Martinica

Jardin de Balata




Nas nossas viagens e passeios, gostamos de sentir a natureza, é ponto assente. É algo que apreciamos bastante, e sempre que podemos, fazemos umas passeatas pelas zonas mais verdes que encontramos nos locais visitados. 

Aqui em Martinica, o verde está por todo o lado, como é timbre desta zona do planeta. Muito calor e humidade elevada potenciam, e de que maneira, a flora local, e em tom de brincadeira, dizemos que se se deixar uma semente de qualquer coisa no meio da estrada, no dia seguinte já temos uma árvore! 

Mesmo assim, e com toda esta diversidade e abundância, resolvemos ir ao Jardin de Balata, um jardim botânico particular. Obra de Jean-Philippe Thoze, que usou a antiga casa dos seus avós para plantar e montar este jardim magnífico, na zona de Balata. Umas vistas fantásticas para as montanhas de Carbet (Pitons du Carbet) acompanham-nos ao longo da visita, e de alguns dos miradouros temos vista para o mar.








Todo o trajecto está muito bem indicado, e o caminho muito bem tratado, estando preparado para pessoas de mobilidade reduzida, fornecendo scooters eléctricas mediante reserva. Aliás, aqui em Martinica reparámos que há um cuidado extra com estas situações. Na nossa praia do Hotel, o primeiro guarda-sol, logo a seguir a uma rampa, tinha placa de reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Muito bem!

Chegados à recepção, numa casa tipicamente crioula, fomos comprar os bilhetes, onde nos informaram do básico sobre a visita.

1h30 é o aconselhado para se visitar com calma este pequeno éden! E bem preciso é, porque só com tempo se apreciam devidamente as plantas que aqui se encontram! Antúrios, begónias, bromeliáceas, helicónias, bambus, e palmeiras, muitas palmeiras, entre tantas outra plantas, é o que vão encontrar!
































Miradouros vão aparecendo pelo caminho, e que bem vindos são, porque o calor é muito, e embora haja algumas sombras da vegetação, parar 2 ou 3 min debaixo de um telhado sempre dá para arrefecer um pouco! Chapéu, claro, é conveniente levar. 









Na parte final, e para quem quiser ter outra perspectiva mais abrangente e um pouco radical, há um passadiço suspenso por cordas e cabos de aço, que passa pelas copas das árvores. Alguns trajectos mais longos (mas não muito) elevam a adrenalina, mesmo com toda a segurança que há. Esta foi das partes que mais gostámos!!



























Aqui, além das imensas espécies de plantas tropicais, também têm a sua casa colibris, e bastantes. Bebedouros são colocados estrategicamente, para que possam ser admirados pelos visitantes, e também para dar de beber aos lagartos mais atrevidos e sequiosos.
























O Jardin de Balata foi mais uma boa surpresa das várias com que Martinica nos presenteou! A beleza e diversidade das plantas que aqui vimos deixou-nos maravilhados, e com muita vontade de cá voltar de novo. 



É claro que a localização também ajuda imenso, estar no coração de uma pequena selva, e encontrar um local assim, é simplesmente arrebatador. Estar rodeado da natureza no seu estado puro é das sensações que não deixa ninguém indiferente, não é?

Este é, sem dúvida, um dos jardins mais bonitos que já visitámos, e aconselhamos vivamente a visita! 😍😊



Jardin de Balata (↗)





Entrada:

► Adultos: 14€
► Crianças: Dos 3 aos 13 anos, 8€. Até aos 3 anos, grátis

►Horário: das 9 às 18 (última entrada às 16h30)


►Como chegar:


De Fort-de-France, apanhando a RN5, seguir na direcção Morne Rouge, e tomar a estrada de Balata. Ao km 10, encontram o jardim.

► Acessos para pessoas com mobilidade reduzida, com disponibilização de scooters

► Estacionamento: Grátis







Mais sobre Martinica: 


👉 Descobrir Martinica



Sem comentários:

Enviar um comentário