quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Segóvia: O aqueduto e muito mais!




Segóvia apareceu-nos na rota à saída de Ávila. Ainda era cedo, e decidimos fazer este desvio, para conhecer esta cidade, que no seu centro histórico tem um Aqueduto que foi dos mais importantes do império Romano. Já o conhecíamos de imagens e programas da televisão, e despertou-nos a curiosidade conhecer esta obra ao vivo. Nem é cedo nem é tarde!



ir para:





O Aqueduto


Este é o cartão de visita de Segóvia, sem dúvida! Não é que não existam mais locais de interesse, mas a dimensão e grandiosidade deste tão bem preservado aqueduto rouba todas as atenções.












A sua idade ainda permanece incerta, mas acredita-se que datará do séc II, durante o reinado de Trajano (o mesmo da Ponte Romana de Chaves). Forneceu água a Segóvia até meados do séc. XIX, percorrendo mais de 15 Km desde a Sierra de Guadarrama, de onde vieram também os blocos de granito para erigir tamanha obra!

Uma das características deste aqueduto, é que não havia nada a unir as pedras, estando só assentadas (muito bem assentadas... 😁) umas em cima das outras! Uma obra de engenharia notável!




O Posto de Turismo é mesmo por baixo do aqueduto, na Plaza del Azoguelo, e deverá ser o primeiro lugar a visitar, para pegar num mapa e obter indicações do que visitar aqui em Segóvia.

Tem também uma loja de souvenirs, com os desejados imanes para colocar no frigorífico, entre outras coisas!




As ruas do bairro Judeu






Seguindo por aqui fora, fomos ter ao Bairro Judeu. É uma das marcas deixadas pela comunidade judaica em Segóvia, onde podemos apreciar as belas casas medievais, a maioria muito bem preservadas.








As casas eram estreitas, tal como as ruas, e para contornar esta situação, cresciam em altura, muitas delas com 3 andares. As construções eram em alvenaria e tijolo, com estrutura em madeira, bem visível nas fachadas.




















Muitas destas casas foram alvo de reabilitação,  através de um ambicioso programa (ARCH - Área de Reabilitação do Centro Histórico), que durou mais de 4 anos, num total de 309 habitações intervencionadas. Estão devidamente identificadas com o símbolo ARCH na sua fachada.

Um programa muito bem conseguido, que reabilitou esta zona (e outras de Segóvia), tornando-a pulsante de novo e que nos mostra um pouco como foi viver na idade média!



A Catedral






Esta é mais uma das majestosas catedrais de Castela e Leão. Data do séc. XVI, e é mais um belo exemplo do gótico tardio em Espanha.















É apelidada de Dama das Catedrais, pela sua elegância e dimensões, tendo 33mt de altura na nave maior, e substituiu a antiga catedral românica consumida por um um incêndio em 1520.

Vale a pena perder um bocadinho de tempo a apreciar esta belíssima obra, que fica mesmo colada à Plaza Mayor. 




O Alcázar de Segóvia






Este Alcázar roubou-nos o coração!! Como várias outras fortificações espalhadas por Espanha, este castelo foi inicialmente uma fortificação árabe, que já não existe. Construído inicialmente para  ser uma fortaleza, já serviu de prisão, academia militar e palácio real!
















Sinceramente, ficámos com a sensação que o icónico castelo da Disney foi copiado deste, não parece?!? 🙂 

É um dos pontos mais procurados pelos turistas, pela sua beleza e riqueza arquitectónica. As entradas são limitadas, e não façam como nós, comprem antes o bilhete, para não baterem com o nariz na porta! Ficará para outra vez a visita ao seu interior, que valerá a pena, de certeza 

Bilhetes entre 6€ e 9€
👉 Alcázar de Segóvia


¿Qué tal?


Segóvia é daqueles locais que é obrigatório visitar, isso não há dúvidas! A zona histórica (que foi só o que visitámos), tem predicados mais que suficientes para que se fique deslumbrado.
O aqueduto é uma obra arquitectónica incrível, que nem precisou de argamassa para unir as pedras, e é o que inicialmente nos chama a atenção. Mas descobrir o passado que está patente nas suas ruas e ruelas, que tão bem tratadas estão, é outro item a não perder nesta colecção de tesouros de Segóvia! A sua Catedral é a dama das catedrais, e compreende-se bem porquê depois de a ver. E o Alcázar é simplesmente arrebatador! Ponham na vossa lista, se faz favor!

Ver também:




Sem comentários:

Enviar um comentário