sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Em velocidade de Cruzeiro: Mediterrâneo!

MSC Seaview!



"Vou fazer um cruzeiro!". Esta frase mágica, a mim desperta-me sempre a inveja! Sim, inveja. Um cruzeiro é um daqueles destinos de férias (ok, não é um destino, mas compreendem o que quero dizer!) de sonho, sem dúvida alguma. No meu imaginário tenho sempre o Pacific Princess, o famoso navio da série Love Boat, e a sua tripulação fantástica, que resolvia todos os problemas, ajudava em todas as situações e adivinhava o que o cliente queria! E sabem que mais? Na vida real também é assim!


A MSC, empresa de navegação com origem em Sorrento, Itália, foi fundada inicialmente como uma empresa de carga e transporte de contentores. As Iniciais MSC indicam exactamente isso, Mediterranean Shipping Company. Com o sucesso do seu negócio, resolvem expandir para um sector ainda não explorado por eles, mas sempre dentro da mesma área de actuação, os navios. Surge então a StarLauro  após aquisição da companhia Lauro Lines, que mais tardiamente iria mudar para o nome actual de MSC Crociere.

Actualmente conta com uma frota de 12 navios, sendo o mais recente o Seaview, irmão gémeo do Seaside, que teve a viagem inaugural em Junho de 2018. Brand new!!








MSC Seaview, Cutting edge state of the art!

Mas vamos lá ao que interessa: O Cruzeiro propriamente dito. E o cruzeiro, não é só o navio, é muito também quem trabalha para que a experiência seja realmente fantástica. A equipa é dividida pelos múltiplos sectores, sendo que para quem faz o cruzeiro, os que  têm mais visibilidade são aqueles que vemos todos os dias: Na sala do pequeno almoço, nos bares, no atendimento ao cliente, no serviço do quarto, etc.


O início: Check-in!


O check-in em qualquer viagem é sempre um dos actos mais demorados, principalmente quando estamos a falar de meios de transporte que levam muitos passageiros. Para terem uma noção, este MSC Seaview tem uma ocupação total de mais de 5100 passageiros, uma pequena cidade! Além das malas, que são sempre um incómodo, o controlo de passaporte são sempre uma seca, com filas imensas.

Fomos para o porto de Barcelona por volta da 16h (a saída do navio estava marcada para as 18h), para termos tempo para tudo com calma. Apanhamos um táxi no Hotel Colonial, onde tínhamos ficado, e em pouco tempo estávamos na porta de embarque. Tudo muito calmo, entregámos as malas (vieram buscá-las ao táxi) a um dos carregadores, que nos disse para estarmos a ver até ele a colocar para despacho. Fizemos isto à distância, e, um pouco diferente do que é a saída do porto em Miami, tive que ir atrás do rapaz para lhe dar uma gorjeta! LOL!! Prosseguindo para  a porta de embarque, não estava muita gente, estranhamente! Então, será que o navio ia vazio??? Ou já tinha entrado toda a gente???

A explicação é simples, e só nos apercebemos depois. Este cruzeiro é um quase como um hop on hop off, ou seja, em todos os portos de paragem, saem passageiros (a finalizar a viagem) e entram passageiros (a começar a viagem). Por isso mesmo, existiam em todos os portos duas zonas de entrada, para quem estava a começar a viagem, ou para quem tinha saído para as excursões! Isto acaba por ser óptimo para quem vai entrar, porque em vez das 5000 e tal pessoas, estarão 800 ou 1000. A redução do tempo de espera para entrar é brutal, e foi uma óptima surpresa!

As malas, como indicado, seriam entregues na nossa cabina, até ao máximo de 2 horas. isto, se realmente fosse um cruzeiro em que entrasse toda a gente no mesmo porto. Como aqui não é esse o pressuposto, passado 30 minutos já tínhamos as malas à porta!



Cartão MSC, o seu melhor amigo no cruzeiro!

Como em todos os cruzeiros, ou quase todos, é preciso 'abrir' uma conta corrente para caução, para eventuais gastos. Aqui no MSC Seaview, pode ser efectuado nas diversas máquinas que existem para esse fim, com a utilização do cartão pessoal MSC entregue à entrada e o multibanco ou cartão de crédito. Pode também ser depositada uma caução em dinheiro, tendo nesse caso que se dirigir ao apoio ao cliente, num dos 2 balcões existentes no Piso 5.

A caução é no valor de 200€ por pessoa, e no nosso caso, que fizemos no cartão de crédito, foi super-fácil. Activei com o meu cartão (contactless), que serve também para todo o tipo de compras, e depois de activar a minha caução, a máquina pergunta logo se quero activar a do companheiro de cabine. Ficaram as duas cauções num único cartão, simples! Aqui começamos a perceber realmente o porquê da publicidade acerca da evolução tecnológica deste navio. Este sistema self-service evita filas desnecessárias, e facilita imenso a activação da caução. 

O cartão MSC é portanto, onde todas as contas vão ser debitadas. Bar, restaurante, excursões, etc. No nosso caso, como optámos pelo pack de bebidas (já lá vamos...), o cartão é necessário na mesma, para efectuar o registo de compra e verificar se está incluído ou não. Todos os funcionários têm acesso a um PDA com leitor contactless, inclusivé nos serviços de esplanada. 


Cartão MSC

O pedido é efectuado por um funcionário, é impresso automaticamente um ticket no balcão principal, identificando quem fez o pedido,  com o nº da mesa onde o cliente se encontra. Assim, o tempo de espera é mesmo muito curto, e é provável que quando quem está a atender chega ao balcão principal, já tenha os seus pedidos prontos, e devidamente identificados! Serviço de excelência, sem dúvida!





É claro que não é nada conveniente perder este cartão, por tudo o que já aqui foi dito. Aconteceu por duas ou três vezes, termos ouvido no sistema sonoro o aviso de que se tinha encontrado um cartão, com a indicação do ponto onde o levantar. Correu bem para essas pessoas, mas podia não ter corrido, não é?

Para quem quiser, pode comprar (sim, aqui o objectivo é sempre facturar, não se iludam!) uma pulseira contactless, que substitui o cartão. Acaba por ser uma opção, embora de prático não tem assim muito, principalmente quando se pedia uma bebida nos bares principais, em que obrigatoriamente a pulseira tinha que ser lida pelo sistema, este fixo, obrigando a alguma ginástica. Além de não ficar muito bem numa noite de gala, por exemplo. 



A Cabine

A nossa cabine foi escolhida com alguns pressupostos, a pedido da Ana. Não podia ter vista para o exterior (fixe, mais barato fica!), que ela ainda estava um pouco na dúvidas se se ia dar bem no meio do mar (deu-se lindamente, já ficou fã!). Escolhemos então uma cabine interior, experiência Fantastica. mas, e que é isto da experiência Fantastica

A MSC disponibiliza vários níveis de categorias nos seus cruzeiros. No Seaview, são disponibilizadas várias categorias, consoante o que se pretende usufruir (e gastar, claro). As experiências que tínhamos disponíveis eram a Bella, a Fantastica, a Wellness, a Aurea) e a MSC Yacht Club, por ordem crescente de qualidade. Cada uma terá sempre algo mais do que a anterior, e poderá ou não compensar a nível de custo. É tudo uma questão de se saber o que se pretende.













As almofadas são muito boas, mas mesmo assim, para quem não se adaptar, pode sempre pedir o menu de almofadas, para escolher uma que fique melhor!




Em resumo, uma boa cabine, com espaço suficiente, Tv interactiva que permite visualizar eventuais consumos ou gastos que tenha efectuado.


Comer e beber!

A experiência Fantastica, além de ter uma cabine melhor (pelo que dizem), serviço de quarto 24h por dia incluindo entrega gratuita do pequeno-almoço no camarote, tem prioridade de escolha do turno do jantar nas Main Rooms, o Silver Dolphin (piso 6) e a Golden Sand (piso 5) . Isto, embora possa não parecer muito relevante à primeira vista, é bastante importante. os turnos de jantar, variam entre as 18h e as 21h45. E convenhamos, comer às 18h, não considero jantar, quanto muito um lanche tardio!!! 😁😁😁

Há bares espalhados por todo o navio, cada um com a sua especificidade. Restaurantes, dos que temos acesso sem aumentar a conta, além dos já falados Silver Dolphin (piso 6) e Golden Sand (piso 5), no piso 12 (Marketplace) e 16 (Biscayne Bay) encontram-se os buffets, que também servem o pequeno-almoço. O Biscayne Bay é mais indicado para famílias



Conhecendo os cantos à casa!

'O MSC Seaview tem mais de 153 mil toneladas e conta com uma tripulação de cerca de 1.400 pessoas de diversos lugares do mundo. A velocidade máxima alcançada é de 21,3 nós (cerca de 40 km/h). Tem 323 metros de comprimento, 20 decks e 33 elevadores, sendo 19 para os passageiros, 4 deles são panorâmicos.'

Ok. Acabaram aqui as frase feitas. O Navio É IMENSO!!! Embora esteja bem sinalizado, pela sua dimensão, é normal que nos primeiros 2 ou 3 dias se sintam 'perdidos'. Não há problema. Há sempre gente a circular por todo o lado, e basta perguntar o que pretendemos, que ficamos logo orientados.

Antes de fazermos o cruzeiro, tinha dito à Ana que provavelmente não iríamos conhecer o navio todo. Pode parecer exagerado, mas não é, é mesmo assim! Este navio tem o seu meeting point no centro, no Atrium. Daqui temos acesso fácil do piso 5 ao piso 8, pisos que têm os restaurantes principais, o bar principal, o champanhe bar, a zona de artistas, bandas e alguns espectáculos, o teatro, sports bar, lojas, and so on! 

Entre estes pisos, a ligação pode ser feita por elevadores, 2 deles panorâmincos, ou pelas escadas. Vão pelas escadas. As escadas de vidro, têm no seu interior, cristais da Swarosky. Sim, não leram mal, Swarosky! Toda esta zona tem um brilho fantástico, é claro. Ostentação e luxo, são as palavras que vêm à cabeça!










Os restaurantes Golden Sands e Silver Dolphin ficam no piso 5 e 6, respectivamente, nas costas do bar principal. As horas de entrada para o restaurante são rígidas, não podendo entrar 10 ou 15 min antes do turno abrir. Aqui são servidas as melhores refeições, preparadas com todo o cuidado. À chegada, o empregado apresenta-se, verifica o plano no cartão msc, e começa o serviço. Atenciosos e simpáticos, atenderam-nos sempre com um extremo profissionalismo e cuidado! Excelente! O nosso empregado, o Roger, era brasileiro de Fortaleza, e o Antonio, das bebidas, de El Salvador, portanto a comunicação foi super fácil!

Os menús sempre em português, para não haver confusão nos pedidos. São pequenos pormenores que tornam as coisa mais fáceis e simples. E depois, claro, comer uma refeição feita por chefes com estrela Michelin, não é todos os dias. Ramón Freixa e Carlo Cracco assinaram duas refeições durante o cruzeiro. a MSC não brinca em serviço!






 
Risotto à Pescatora










Esta é uma opção óptima. Os pratos, claro está, são um pouco gourmet, e primam pelo sabor e apresentação, e não pela quantidade. Para isso, há o restaurante buffet no 12º ou 16º piso, não é?!? 😋😊







Estrela Michelin!

Estrela Michelin!




Os restaurantes buffets do 12º e 16º piso só fecham às 2h da manhã, para quem necessitar de ir comer uma fatia de pizza, ou um hambúrguer tardio! Para nós, era ponto de passagem obrigatório todas as noites! 

Pela manhã, e às vezes ao almoço, aproveitamos sempre para vir comer cá para fora, a sentir o ar na cara, que gostamos muito de comer ao ar livre! Por uma questão de proximidade, fomos sempre ao do 12º piso, que é um buffet um pouco maior do que o do 16º.

Os pequenos almoços, aqui, são de sonho. Tudo como num hotel 5 estrelas, omeletas ou ovos estrelados na hora, para quem quiser ir para a fila, ou então já prontas a levar. 






Frutas e sumos, doces e pão ( o pão aqui é todo muito bom!!!), iogurtes ou cereais, you name it! Uma perdição!














Tudo sempre fresquíssimo, e com óptimo aspecto. Este é realmente um ponto fortíssimo que abona em favor da MSC, a extrema diversidade e qualidade dos produtos apresentados. De parabéns! 👏👏👏







O bar Seaside e o bar Panorama eram os nossos predilectos. No Panorama, além de todas as bebidas à disposição (ai o Aperol Spritz, fiquei fã!!), havia também uma variedade de gelados e sorvetes para degustar. Sim, degustar, que estes são da Venchi, chocolataria gourmet com tradição na arte desde 1878! De referir, que o termos a opção Fantasia (ou do pack de bebidas, estou na dúvida...), os sorvetes eram de graça. Já estas belezas, eram a pagar!








Fun & Sun!


Aqui não faltam zonas de descanso e/ou divertimento. Parques aquáticos (com um waterslide que passa por fora do navio...), uma tirolesa com 130 metros, pistas de bowling, simuladores F1, cinema, anfiteatro, casino, clubes para bébés e minis, tudo isto está feito para dar o maior conforto e descanso a todos. Sim, porque para quem vem com filhos, é importantíssimo que as zonas de divertimento sejam boas e diversificadas! Alguns destes divertimentos, como o simulador F1, são pagos, e podem ser adquirido o Fun Pass, para dar acesso. Sim, não pensem que é tudo incluído, há muitas opções que são pagas. Restaurantes temáticos, SPA, Yacht Club são alguns dos locais em que o acesso é pago, sendo debitado no cartão MSC.




O waterslide!





130 mt de tirolesa











No casino! 

E lá saiu um poker!!!




O Sol tem uma parte muito importante neste cruzeiro. Este navio foi desenhado para navegar em zonas quentes e de muito sol, tendo 73% das suas cabines com varanda exterior (em alguns navios há cabines com varandas interiores), para privilegiar a exposição solar. Por isso mesmo, durante o Verão, e até final de Outubro, faz a zona do Mediterrâneo, rumando depois para o Brasil, aproveitando o Verão do hemisfério Sul. Por esse motivo, mais de 25% dos funcionários são brasileiros. Para nós, portugueses, é óptimo!

As zonas de solário são na popa e na proa do navio, sempre com bar de apoio, para se poder apreciar um belo mojito ou um aperol spritz refastelado numa espreguiçadeira! as vistas são fantásticas, principalmente do 18º piso. Aqui há também uma Infinity Bridge, que é realmente espectacular, mas não será para todos. O pôr-do-sol visto daqui, tem outra beleza, sem dúvida!






























O Sports bar, estrelas do desporto!


Um dos bares do Seaview de referência é o Sports Bar, como qualquer navio ou hotel de 5 estrelas tem. Aqui podem-se ver jogos de vários modalidades, beber umas cervejas, ou experimentar aquela bebida diferente que nunca tínhamos provado. A decoração é irrepreensível, e a memorabilia que está em exposição, completa com toque de ouro este bar!







 Want some nachos?





 Ronnie 'The rocket' O'Sullivan

 Maradona, 'el Pibe'

 Imortal Ayrton Senna da Silva. O maior dos maiores!

 Franco Baresi, um dos maiores jogadores italianos de sempre

Inglaterra, 1966. Os campeões mundiais!



Exercícios de segurança

As normas assim o exigem, antes de começar o cruzeiro, têm que se cumprir os exercícios de segurança. A demosntração do que se deve fazer, como proceder, e as zonas de saída, tudo isso é explicado na zona previamente destinada para o efeito. Somos informados ao entrar no navio, e encontra-se escrito no cartão MSC . A nossa era o Assembly Point F, como se pode ver pelos coletes. E como durante os exercícios todos os bares do navio não servem bebidas, sempre se passa o tempo a ver as manobras!












Bebidas: Comprar o pack ou não?

Esta é uma questão (quase) existencial, e a resposta não é universal. Mas vamos por partes, para se ver consigo ajudar na escolha. Quando se compra um cruzeiro, há coisas que estão naturalmente incluídas, como a alimentação nos vários restaurantes, água às refeições, e penso que sumos ao pequeno almoço. Tudo o resto é pago à parte, e debitado no cartão MSC. Coca cola ou 7up, cervejas, garrafas de água (que dão jeito para as excursões), vinhos, bebidas brancas, café, tudo isto tem um preço. Para ter uma noção dos valores, fica aqui um apanhado geral:

- garrafas de água de 750ml -> 2.5 €

- refrigerantes (copo, de máquina) - 3€ a 5€

- Cerveja - 4,5€ a 7€

- Long drinks/cocktails (Mojito, Aperol Spritz, caipirinha..) - 7€

- Café - 1.5€

- Whiskys novos - 7€

A estes valores, acrescentar sempre uma taxa obrigatória de 15%. Nós, e por uma questão de estarmos mais tranquilos com o que se gastava, preferimos comprar um pack de bebidas. Há vários, uns têm direito a 20 cervejas, outros packs de café, etc.









Nós optámos pelo pack de bebidas ilimitado, água, sumos, refrigerantes, cocktails, vinho ao copo às refeicões (5 marcas à escolha, entre brancos tinto, rosé), café, whisky. Só as bebidas chamadas 'premium' (esta palavra leva-me sempre a pensar que se está a enganar o cliente, vá-se lá saber porquê!), como por exemplo Whiskys ou Rums velhos, é que não estavam incluídas. para nós, foi um completo descanso, e se inicialmente estava um pouco reticente em comprar o pack, ao final de 3 dias, só agradecia à Ana de me ter convencido! Assim, estivemos sempre tranquilos e à vontade, sem estarmos preocupados com a conta.

Este pack custa 26€/dia por pessoa, ficando por 364€ por cabine (pode variar consoante o cruzeiro). Se um passageiro compra, o companheiro de cabine também tem de comprar, é obrigatório. Se forem com crianças, as crianças também têm que ter o pack de bebidas, este de refrigerantes, e mais barato, claro!

Para se ter uma noção, ao jantar pedia sempre 2 copos de vinho, 7.5€ cada copo, 15€ portanto. 3 cafés por dia, 4.5€. Três garrafas de água, no mínimo,7.5€. Levava para as excursões, e para o quarto, que embora tenha mini-bar, as bebidas deste não estão incluídas no pack (nem perguntem porquê, pensei em várias teorias, e não cheguei a nenhuma conclusão..). Só aqui, já são 27€, que sendo fora do pack, têm um acréscimo de 15%. a meio da tarde, um mojito ou um cocktail, e antes do jantar, o meu Aperol Spritz, que fiquei super-fã! Mais 14€. Contas redondas, cerca de 45€ por dia.

Como o pack de bebidas é ilimitado, nem fizemos contas, e pedíamos sempre que nos apetecia, sem limitações. Para nós foi realmente vantajoso, e só numa situação em que haja alguém que não beba bebidas alcoólicas, é que poderá não compensar. Mas há packs para isso, limitados a um x número de bebidas. Façam as contas, e vejam o que mais compensa!






E então, vale mesmo a pena?

Sem dúvida alguma, este MSC Seaview conquistou-nos! O navio, que como já referi, teve a viagem inaugural a 8 de Junho de 2018, e está a brilhar, literalmente! 😄😃

Tudo aqui é tratado com cuidado e dedicação, a comida, o atendimento, a limpeza (vimos várias vezes os ghostbusters, como a Ana lhes chamava por andarem com o aspirador às costas, a limparem as escadas!). Os espaços das diversas zonas são amplos, como por exemplo nas zonas de solário, e mesmo com um dia inteiro de navegação, onde estavam todos os passageiros no navio, não houve falta de espreguiçadeiras.


O mais:

- A beleza do navio. Lindo, linhas extremamente modernas, com um belo design.

- O atendimento. Seja por parte do pessoal dos bares e restaurantes, seja no apoio ao cliente, na recepção, excelente. Sempre com simpatia e profissionalismo. 

- Cabines boas. Um bom colchão e menú  de almofadas, para um sono reparador! Insonorização das cabines muito boa.

- A comida
  Tanto no buffet, como nas main rooms, a qualidade é mesmo fantástica! A inclusão de pratos de cozinheiros com estrelas Michelin foi uma belíssima surpresa!

- As bebidas. Para se perceber a qualidade de um qualquer hotel, um dos barómetros que tenho são as bebidas brancas. Whisky, rum e gin de marca. Os vinhos, italianos, bons, e com variedade.

- O check-in. Como já escrevi, neste Seaview (pelo menos nesta primeira fase), em cada porto, entravam novos passageiros, e outros finalizavam o cruzeiro. por este motivo, na altura do check-in, encontrámos pouca gente, e foi ultra-sónico. Entre o entregar as malas e o entrar no navio, decorreram menos de 5 minutos!

- A capacidade de resposta. À saída de Messina, tivemos a notícia que por razões meteorológicas, não seria possível efectuarmos a viagem até Malta. Pensando em tudo o que isso possa ter representado a nível logístico, como provavelmente abastecimento de comida/bebidas, excursões já marcadas, a MSC tratou com mestria o problema. O aviso  sonoro foi feito em variadíssimas línguas, provavelmente de todas as nacionalidades presentes no navio, para que a mensagem chegasse a toda a gente.

Os bares ofereceram bebidas para todos, como uma maneira de agradar e minimizar uma situação que de todo poderiam prever. Um Martini, shaken, not stirred para mim, fáxabóri! 





- A tecnologia. Presente por todo o navio, desde o momento em que entramos! Além do já referido, como os terminais para abertura de conta MSC, existem também espalhados por diversos pontos do navio, uns enormes painéis tácteis, que nos dão toda a informação que pretendemos. Identificando-nos com o nosso cartão MSC, a localização do quarto é uma das informações que temos acesso. A reserva de lugares para o Teatro também pode ser feita por aqui. A fotografia não está grande coisa, mas já dá para perceber 



Painel táctil informativo

O menos

Só três pontos a apontar em toda esta viagem, e que acaba por não ser compreensível a este nível. Nada de preocupante, mas fica aqui o reparo.

- A falta de informação em português no balcão de excursões. Com tudo o que recebíamos a ser sempre em português, como os menus no restaurante e a informação diária que era colocada na cabine, não tem lógica que não haja um guia escrito em português. Ainda para mais, com a agravante de o Seaview rumar ao Brasil no início de Novembro. Para a próxima, é necessaria fazerem um escaparate com 5  espaços!




- A falta de informação sobre os jantares de gala e festas. Os jantares de gala do navio exigem que o outfit seja a condizer. Por isso mesmo, para os homens o indispensável fato, para as mulheres, o incontornável vestido de noite. Claro que não é obrigatório ir de smoking, mas as regras da etiqueta e do próprio jantar assim o exigem.

Tivemos relativamente pouca informação sobre as referidas noites (foram duas), e para a 2ª noite, só nos apercebemos porque começamos a ver toda a gente de fatiota! Não custava nada relembrar às pessoas com um pouco mais de veemência.

- A App MSC não funciona no navio. Embora publicitem que sim, no navio, depois de conectado à rede wifi da MSC (que é paga para uso regular), nunca mais consegui aceder à aplicação. É certo que podia ter-me deslocado ao apoio ao cliente (vi várias pessoas a tratar do assunto, não sei se com sucesso), para tentar resolver o problema, mas não era assim tão importante. Mas teria que ser uma coisa bem mais simples de aceder, evitando trabalho. 


Fact check:

- As senhoras não podem levar equipamentos para esticar o cabelo, mas não há problema, a bordo há cabeleireiro

- Com a dimensão do navio, e como o Mediterrãneo é por norma um mar calmo, a possibilidade de enjoar é quase nula. Nunca se sente que se está preso dentro de um barco, como muita gente diz que pensa. De qualquer das maneiras, podem levar um anti-enjôo, se se sentirem mais confortáveis. A Ana levou, que também tinha receio. Na próxima viagem já não vai levar. 😉

- Há zonas de fumadores, devidamente identificadas, sempre do lado direito do navio. No interior, só é permitido fumar no casino.

- A gorjeta nos navios da MSC não é obrigatória, como já foi dito. A opção de agradecer a quem tão bem nos atende é no entanto de bom-tom, e representa bastante para eles. Escolham a situação em que se sintam mais confortáveis, ou dar directamente, ou no débito da conta da sua cabine.

- Para primeiro cruzeiro, e para que a experiência seja melhor, é conveniente escolher bem a companhia e o navio em que se vai, pode fazer toda a diferença em se ficar fã, ou não! Quanto maior for o navio, menor vai ser a possibilidade de sensação de estar 'preso' (muita gente com que falo pergunta-me logo isso!). Dependendo da zona para onde se vai fazer o cruzeiro (caraíbas, mediterrâneo, norte da Europa), aqui na zona do Mediterrâneo tem boas opções. A MSC é uma delas, nós ficamos fãs!

- Embora o roaming na Europa já não exista (ou na maior parte dos países), a bordo do navio em alto mar, a rede de telefone que aparece é a Cellular at Sea. Esta é uma ligação por satélite, que é taxada como internacional, no meu caso, à AT&T. por 4 minutos, paguei 7,5€. Atenção portanto, utilizem só quando estiverem atracados, e verifiquem sempre qual o operador.


No nosso cruzeiro no MSC Seaview, estivemos em:





Para finalizar!



A MSC foi uma agradável surpresa (ou confirmação daquilo que já tinha lido!😁). Extremamente profissionais, um cuidado imenso com tudo e todos. Impossível não gostar!

A viagem foi comprada em agência, sendo o preço o mesmíssimo que no site da MSC, portanto, é vantajoso ter alguém que nos trate da papelada toda! Fomos pela Turitropical, que mais uma vez demonstrou um óptimo atendimento e cuidado. Foi tudo tratado com a Carla Brandão, profissional e eficaz como sempre! Aqui ficam os contactos:

TURITROPICAL (↗)
Rua Tenente Leonardo Meireles, nº 145
4590-516 Paços de Ferreira
tel: 255 862 800 
FB: www.facebook.com/turitropical/



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