quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Back on track! Fafe PR1, 4 e 11: Barragem de Queimadela e arredores!



Aproveitando o voltar do Sol, e do tempo mais propício aos meus trilhos, comecei a explorar uma zona nova de trilhos, sempre com a ajuda do Walking Portugal, que reúne a mais completa informação sobre trilhos em Portugal. 


Iniciando então a pesquisa pelo distrito de Braga, fiquei-me pela zona de Fafe, que tem 11 trilhos registados (e bem registados...), com informação sobre o tipo de trilho (circular ou linear), a extensão, o grau de dificuldade, e o tempo estimado de execução. Além destas informações técnicas, uma breve descrição do trilho, o que se vai ver e por onde passa.

Para quem pretende iniciar-se nestas andanças, é uma ferramenta essencial. Assim se conseguem fazer passeios bem agradáveis, e conseguir registos fotográficos de excepção! 

Estes trilhos que fiz, não foram completos, encaixando uns nos outros, o que me permitiu fazer já uma boa caminhada, finalizando o percurso pelo PR1 e PR11(6Km), já que o PR4 era bastante curto (3 Km) e o PR1 um pouco extenso (21Km), dada a hora a que iniciei.

Todos estes percursos terminavam na Barragem de Queimadela, que foi exactamente onde comecei.

Esta zona da Barragem da Queimadela tem uma zona de praia fluvial, zona de merendas, zona de concessão de pesca desportiva e o Parque de Campismo da Barragem de Queimadela (↗), tudo muito bem tratado, e que na altura do Verão deve estar sempre com lotação esgotada!

Acabou por ser uma junção de percursos que correu muito bem, passando por zonas bem bonitas (aldeia de Ribeiras, aldeia de Pontido), e onde vou voltar de certeza!

Ora vejam!

 O início do trilho

Barragem de Queimadela







Um dos pesqueiros de pesca desportiva que abundam por aqui.

















A escolha do trilho a seguir, mais ou menos Kms?!?





 Os trilhos são concorridos, é preciso ter atenção!









 Para a esquerda, PR1 e GR43. Para a direita, PR11... Siga!!

















O único habitante da Aldeia de Ribeirão que vi!



 O rei da capoeira!





 Mais 'motoqueiros'!


























Aldeia do Pontido

A Aldeia do Pontido foi o último ponto de passagem antes de chegar à Barragem da Queimadela, o meu ponto de partida e chegada.

A Aldeia do Pontido, é uma aldeia que foi toda reconstruída, depois de o último habitante ter partido, à cerca de 30 anos. Funciona como Turismo de Aldeia, sendo as casas integrantes alugadas para turismo, permitindo uma experiência única de contacto com a natureza. É parte integrante das Aldeias de Portugal.

A recuperação da aldeia incluiu o moinho e o pisão (máquina para bater a lã) usando a energia da água do rio Vizela, que atravessa a aldeia.

Existem 5 casas para serem alugadas, com ocupação que varia entre 2 e 4 pessoas, algumas com sofá que poderá ser utilizado como cama extra, e um restaurante de apoio ao empreendimento.

As reservas podem ser efectuadas através do site oficial (aqui), ou através da booking.






Pôr-do-sol magnífico!



 O rio Vizela

Para um final de tarde, sobranceiro ao rio, um óptimo spot!



 Uma das casas da Aldeia do Pontido





A finalizar o trilho, e na chegada à Barragem de Queimadela, ainda tive a sorte de avistar uma lontra, que infelizmente não consegui fotografar, devido à sua timidez! Fica para a próxima!!


Barragem de Queimadela

Onde ficar:

Parque de Campismo da Barragem de Queimadela (+info)
Telm. 253 504 049 / 963 556 413
e-mail: foxtrotaventura@gmail.com
GPS: 41º30’12.42’’N; 8º09’43.33’’O


Aldeia do Pontido - Turismo de Aldeia (+info - site em flash). (Site CM Fafe - +info)
Rua do Pontido | 4820-560 Queimadela
Telf. (+351) 253 508 108
Fax: (+351) 253 508 204
Reservas: Site oficial, aqui

Trilhos PR em Fafe
www.walkingportugal.com  (+info)

PR: Pequena Rota (<30Km) Sinalização: Amarelo e vermelho
GR: Grande Rota (>30Km) Sinalização: Branco e vermelho

Mais Trilhos:





1 comentário: