terça-feira, 21 de março de 2017

Vila Real: Trilho e Tralha!




O Trilho


Sábado passado estava marcada a visita ao Rui, para conhecermos o seu novo projecto em Vila Real, o Maus Hábitos, aproveitando também o bom tempo para fazermos um trilho que ficasse próximo do nosso destino final.

Após vária hipóteses colocadas, ficou decidido fazermos o PR3 de Vila Real, o Circuito do Carvalhal, que consta dos percursos pedestres deste concelho. Dowload feito do mapa/percurso, estava tudo pronto para sábado, até que surgiu um imprevisto: As obras no Maus Hábitos atrasaram-se, e o espaço ainda não se encontra aberto! Ok, vamos na mesma fazer o passeio por Vila Real, e logo se encontrará outro local para pousar! Com toda a sua perspicácia e eficiência, a Ana lá descobriu um sítio para irmos lanchar no fim do trilho, o Tralha! E que bem escolhido foi... O lanche durou até à noite, entre fantásticos pratos apresentados pelo Chef Luis, e uns copos de vinho (bom), se passou a tarde.

Fica aqui o registo! 



Circuito do Carvalhal 

 

Chegados a S. Miguel da Pena, início do PR3, depois de uma viagem agora muita simples e rápida (o túnel do Marão 'encurtou' imenso a distância para Vila Real, o IP4 faz parte do passado), estacionamos junto à igreja Matriz de S. Miguel da Pena. Pelas indicações do mapa, ali seria o início do circuito, que infelizmente se encontra muito mal sinalizado (só encontramos uma indicação ao longo do percurso..), que por isso mesmo não foi feito da maneira correcta. 
Em Vilarinho teríamos que virar à direita na capela, mas na falta de indicações para isso, seguimos em frente para Gontães, acabando por subir à Capela da Nª Srª de Fátima e descer pelo mesmo caminho. No alto, ainda tentamos encontrar o caminho correcto, mas o que seria a única hipótese de fazer o percurso circular em vez de linear, esbarrava numa cancela. De qualquer das maneiras, o percurso foi feito, e bem feito, às custas de mais umas subidas e descidas um pouco acentuadas...









Túnel do Marão



Quase 6 km debaixo de terra!

Viagem pelo centro da terra!





O calor já era algum, e a sesta faz-se à sombra...





Início do percurso



A caminho, Ana!



















Capela de Vilarinho. Chave por fora da porta, não vá alguém querer entrar...





Uma das vária alminhas que encontramos durante o percurso



Aldeia de Gontães

Capelinha de Nª Sra. de Fátima, vista de Gontães, com zoom nos 300mm...









Alminhas no início do trilho pelo monte



A única indicação que encontramos pelo percurso todo!



Uma ave de rapina na hora do almoço...

Trilheira profissional!















Quase a chegar!

Só mais um esforço!

Capelinha Nª. Sra. de Fátima

Vistas da Capelinha Nª Sra. de Fátima



Vistas da Capelinha Nª Sra. de Fátima



Vistas da Capelinha Nª Sra. de Fátima

Ao perto...

...e ao longe!

Capelinha Nª. Sra. de Fátima



No alto!







A descer para Gontães



No alto, a Capelinha de Nª Sra. de Fátima. Muito terreno se palmilhou!

Para quem tiver sede, pode usar!



Casa recuperada, Aldeia de Gontães

Dias de utilização da água para regadio!





Dia 26 ainda vou lá fazer-me ao cabrito!!




A Tralha

Depois do trilho, chegou a hora da merecida merenda! Posto no GPS o destino, chegamos lá num instante: Tralha! Este destino foi escolhido através do tripadvisor, um sempre fiel companheiro de viagem, e que ajuda bastante na escolha de destinos.

A entrada faz-se através de umas escadas, precedidas de um hall com uma parede decorada com caixas de vinho, o que indicia logo que o local faz jus ao nome, Tralha Wine Tapas Bar!




O espaço é amplo, com duas salas ligeiramente separadas por uma meia parede, que define a zona de não fumadores e fumadores. Optamos por ir directamente para a esplanada, que tem zona coberta e descoberta, para aproveitar o resto do dia de sol. E aqui começa a viagem gastronómica! 

Começamos por pedir o vinho da semana, Quinta dos Lagares branco, que estava publicitado numa lousa à entrada (7€ a garrafa, também servido ao copo), e que tão bem acompanhou os nossos petiscos. Leve e fresco, um Douro de Viosinho, Rabigato e Malvasia Fina, mesmo como eu aprecio, muito bem estruturado, e com ligeira acidez, que lhe transmite a frescura necessária. Fiquei cliente!

Um Douro branco de muita categoria!


Para começar pedimos então as amêijoas à Bulhão Pato, que embora fossem vietnamitas, estavam boas e muito bem confeccionadas. Seguimos com uma tapa de presunto com ovo, que estava deliciosa, e uns cogumelos recheados, pequeninos mas muito saborosos.

 Amêijoas à Bulhão Pato

 Tapa de presunto com ovo

Cogumelos recheados


Os sabores fantásticos de tudo o que pedimos tiveram o seu zénite nas costelinhas de porco, que realmente são fenomenais! Para quem conhece, posso afirmar que costelinhas na brasa, é no Lareira, e costelinhas no forno, no Tralha! Carne excelente, muito, muito bem temperada, e assada pelo menos 2 horas (a carne descola do osso...), ficando com um sabor inigualável! A provar, vezes sem conta!!








Terminamos o 'lanche' na companhia do Jorge, que até viveu em Paços 5 anos ( o mundo é pequeno!), que iniciou este projecto vai para 4 anos, a quem demos os parabéns pelo óptimo espaço que aqui tem! 

 Mini-hamburguer!

 E para finalizar, cheesecake de frutos vermelhos!


Resumindo a 'coisa', atendimento bom e simpático, comida realmente excepcional, e um espaço com uma decoração muito bem conseguida, é a receita certa para o sucesso! Na condução da ementa, o Chef Luis Guedes(que não tive o prazer de conhecer), o Fábio, a Vera e o restante pessoal que nos serviu (não fixei todos os nomes...), fizeram-nos sentir em casa. A prova que se consegue juntar profissionalismo com simpatia sem dificuldade!

Vila Real, com os novos acessos pelo túnel do Marão fica mesmo aqui ao lado, e será local para novas visitas e descobertas noutras ocasiões.

É caso para dizer: Vila Real está bem e recomenda-se!


Avenida Almeida Lucena (Junto ao Parque Florestal)
5000-660 Vila Real

Tel: 961685715
MB e Visa: sim

Estacionamento: na rua


3 comentários: