terça-feira, 27 de março de 2018

Viana do Castelo: na foz do Lima!

O fim de semana de 17 e 18 de Março foi de passeio aqui pelo Norte do nosso Portugal. Dos vários locais que estavam em hipótese, Viana do castelo foi o escolhido! Várias eram as opções de visita na cidade, onde a zona histórica se encontra muito bem conservada , e um ponto de passagem obrigatória, o Santuário de Santa Luzia, no alto do monte com o mesmo nome.

Posto isto, era preciso desenhar o percurso. Como decidimos sair só no Sábado, para irmos com mais calma, lembrei-me de irmos almoçar a Fão ao restaurante A Lareira (pode ler o, post aqui(↗)), para a Ana (finalmente) provar as famosíssimas costelinhas!

Para alojamento, escolhemos o renovado Hotel do Parque, em Viana do castelo, mesmo próximo do centro histórico, para nos facilitar os passeios, e com a vantagem de ter um vista fantástica sobre o Rio Lima.

Na vinda, além da obrigatória ida à Santa Luzia, fizemos uma passagem por Afife para a Ana recordar a praia da sua infância, que pese a erosão que esta zona tem sofrido, ainda se mantêm mais ou menos como ela se lembrava.

Para fechar com chave de ouro, o almoço de Domingo foi na Apúlia, no incontornável  A cabana (pode ler o post aqui(↗))!

Hotel do Parque

Após várias pesquisas, resolvemos escolher o Hotel de Parque para ficarmos em Viana. O Hotel já tem alguns anos, mas foi remodelado recentemente, ainda estando a finalizar as obras no top floor, no solário.

A recepção é ampla e clean, e fomos prontamente atendidos. Nestas andanças de Hóteis e check-in, passo sempre a pasta à profissional da área, a Ana :). Ela gosta sempre de apreciar o serviço apresentado, como é normal!

Tudo pronto, explicações dadas e chave entregue, seguimos para o 3º piso, onde ficamos, com vista para o rio Lima.

Os quartos têm um bom tamanho, e a remodelação parece não ter sido só um face-lift, mas sim um pouco mais profunda. Tons castanhos e cinzas predominam no quarto e nos corredores, que dão uma sensação de conforto, mas que eventualmente de Verão poderão ser um pouco 'quentes'.

A cama é muito boa, colchão e almofada bem confortáveis, para dar o esperado descanso a quem cá fica. Esta é uma dificuldade que as unidades hoteleiras se deparam, para tentar encontrar um colchão que agrade a gregos e a troianos. Passei uma noite bem tranquila, e no dia seguinte acordei mais fresco que uma alface! Boa!

Pequeno-almoço no Top floor!

O pequeno-almoço aqui no Hotel do Parque reserva uma óptima surpresa! É no piso superior (piso 6), e a vista sobre o estuário do Lima e a zona envolvente é fantástica! Este é mais um ponto a favor, porque a calma e a tranquilidade que se sente, é óptimo para começar o dia bem relaxado!

Vários tipos de pão e queijos, fiambre de porco e de perú, geleias, ovos mexidos e salsichas (um clássico! :)), iogurtes, croissants, bolo, etc., compunham o pequeno-almoço. A sala é grande e muito agradável, tem 3 frentes, que dá uma amplitude de visão quase total.

Além dos atletas em treinos no rio Lima, também tivemos direito a assistir do melhor lugar a uma prova de duatlo que estava a decorrer. 5km de corrida, 20km de bicicleta, e mais 2.5km de corrida, para finalizar a prova. A organização deste Duatlo Viana 2018, estabeleceu parceria com o Hotel do Parque, e foram vários os atletas que cá ficaram hospedados.

Vista privilegiada para a prova de duatlo

De serviço à torradeira!

Uma garça, também a comer o pequeno-almoço!

Os bravos atletas!

Rio Lima, o campo de treino de muitos Campeões

A finalizar as obras do Solário!

Este é um Hotel que pese a idade (é de 1972), foi remodelado recentemente, e com qualidade. As 3 estrelas que ostenta, com mais uma ou duas valências, poderiam-se tornar em 4 (não tem restaurante, por. ex). Tem 7 pisos (sendo que os 2 últimos são da sala de PA e de solário, ainda em obras), e 120 quartos.

A Diária com PA ficou em 50€, de sábado para Domingo, e foi efectuada através da booking. Do Hotel enviaram um mail a confirmar a mesma, fornecendo várias informações úteis sobre o Hotel.

O Hotel do Parque tem uma piscina e zona envolvente toda renovada, e que deixa vontade de o visitar novamente, para a experimentar! O bar funciona no Hall de entrada e tem um bom atendimento.

foto:  © Hotel do Parque

O Hotel está à entrada de Viana, vindos seja pela A28 ou pela ponte Eiffel, e fica integrado no Parque da cidade. Tem parque de estacionamento, e fica a 500mt do centro histórico de Viana do Castelo, o que é óptimo para quem pretende passear por aqui.

O atendimento ao balcão foi atencioso, forneceram mapa da cidade, indicando os locais a visitar, e restaurantes aconselhados, o que por vezes não acontece em alguns Hotéis. Ficamos clientes!

Mais informações:

Hotel do Parque
Praça da Galiza
4900-476 Viana do Castelo - Portugal
Telefone/reservas: 258 828605
Reservas: reservas@hoteldoparque.com
web: Hotel do Parque (↗)
Estacionamento: sim, não necessita de reserva

Viana do Castelo - Zona histórica!

Estátua de Caramuru (ver aqui), Praça da República

Viana do castelo tem uma zona histórica muito bem recuperada, dando preferência às  zonas pedonais, que permitem que vem aqui vem 'turistar', consiga ter uma experiência mais rica.

Por aqui pode-se passear e apreciar a arquitectura da cidade, com os seus cantos e recantos, estátuas e chafarizes, e os seus museus. Aqui se podem apreciar obras quinhentistas, como o edifício da Misericórdia e o chafariz, na Praça da República. Outro dos pontos arquitectónicos importantes, é a Ponte Rodo-ferroviária de Viana, ou Ponte Eiffel(↗), que fica mesmo ao lado do Hotel do Parque, onde ficamos hospedados.

Mas não só de obras de outros tempos Viana é composta. Importantes nomes da arquitectura portuguesa do nosso tempo, que deixaram a sua marca em vários locais e espaços da cidade. A Praça da Liberdade (Fernando Távora), a Biblioteca (Álvaro Siza Vieira), a Pousada da Juventude (Carrilho da Graça) e o Centro Cultural de Viana do Castelo (Souto Moura), são alguns dos exemplos.

O Museu do Traje, que fica na já falada Praça da República, foi alvo da nossa visita. Infelizmente, as fotografias não são permitidas, e embora não venha ninguém atrás de nós, ou esteja alguém do museu nas várias salas, não tirei nenhuma fotografia, com muita pena minha. A entrada é grátis.

O nosso percurso iniciou-se pelo jardim da Marginal, com a Marina do nosso lado esquerdo, e fomo-nos perdendo pelas ruas e ruelas.

Turistando!

O Natário, famoso pelas Bolas de Berlim!

Ao fundo, no alto, o Santuário de Santa Luzia

Navio-Hospital Gil Eannes

Quem não se lembra disto??

E para petiscar? Vamos ao Tabernão!

Como o almoço no Lareira foi tardio (ver aqui), saímos para comer qualquer coisa um pouco mais tarde. Após alguma pesquisa pelo TripAdvisor, o local escolhido foi O Tabernão. Este é um restaurante de tapas, e era mesmo isto que pretendíamos, petiscar alguma coisa boa, e dar duas de letra! Como o Tabernão fica já um pouco longe, para o final da marginal, fomos de carro, e lá demos com o local. Chegados lá, a casa ainda estava cheia, (passava pouco das 22h...), e as mesas livres não se vislumbravam. 2 raparigas sentadas numa mesa alta na entrada, a beber um copo de vinho foram chamadas, e logo nos disseram que já arranjavam mesa. Boa!

Sentados, começamos a ver a 'lista'. Bem, a lista... a parede! Tudo o que de bom cá se faz está escrito a giz num quadro que vai de uma ponta a outra do restaurante!

A lista é grande!!

Uma bela de uma tábua de enchidos!

Ovos mexidos com cogumelos!

A lista (uma parte...)!

Rodelas de cebola frita!

Asinhas de frango fritas!

O restaurante é bastante agradável, com muitas vozes no ar mas não ruidoso. O ambiente é maioritariamente jovem, e as francesinhas parecem ser um dos pratos de eleição. Para picar pedimos uma tábua de enchidos (6.85€), ovos revoltos com cogumelos (4.50€), umas asinhas de frango fritas (4.85€) e umas argolas de cebola frita (2.65). A cerveja acompanhou a refeição (1.20€), e finalizamos com uma mousse de chocolate caseira (3€). Tudo muito bom!

O atendimento é simpático e rápido (a casa estava cheia, mas não esperamos muito tempo) e a sala é uma mescla de mesas corridas e mesas de 4 pessoas. Na parede oposta à lista, está um mapa-mundi, com notas espetadas nos respectivos países.

O Tabernão
Largo infante d. Henrique nº42
4900-369 Viana do Castelo
Tel: 258 832 463
Come-se: das 12h às 15h, e das 19h às 23h (à 6ª e Sábado, até à 1h).
À 2ª feira está fechado ´

Como chegar: Seguir pela marginal, após a Praça da Liberdade cerca de 250/300mt, ao seu lado direito numa perpendicular é o Tabernão. Se seguir sempre, vai encontrar um estacionamento subterrâneo, e faz o resto a pé

Santa Luzia: O Santuário e o Zimbório!

Domingo era dia de regressar a casa. O tempo estava convidativo, e como já tínhamos combinado, uma subida ao monte de Santa Luzia impunha-se. As vistas de lá do alto são fantásticas, e a visita ao Santuário também fez parte do passeio.

O Santuário de Santa Luzia é uma construção imponente, e relativamente recente(foi teminada em 1959). O seu interior é um dos mais bonitos que se podem ver nas nossas igrejas e santuários, onde sobressaem os vitrais e os frescos na cúpula, que representam a Paixão e Ascensão de Cristo.

O zimbório (o ponto mais alto e exterior da cúpula, em forma de torre) era uma dos locais que queríamos ir, onde até o National Geographic considerou um dos melhores panoramas do mundo, como atesta a placa no início das escadas finais!

Após uma primeira tentativa falhada de atingir o zimbório, em que subimos por uma das torres (1.5€/pax), lá demos com a entrada, que fica do lado direito do santuário. Para subir, pagamos 4€ (2€/pax), e com mais ou menos dificuldade, lá chegamos ao topo. Parte do trajecto pode ser feito por elevador, o restante por escadas.

Devido ao elevado número de pessoas que querem subir, existe um semáforo para controlar o 'trânsito', que tem um tempo bastante curto, o que implica que já está verde para subir, e provavelmente ainda estão pessoas a descer, ou vice-versa.

A paisagem lá do alto, é realmente fantástica... 360º!

dica: A subida ao zimbório é feita por passagens estreitas, e que podem ser um pouco claustrofóbicas, tenham isso em atenção. Mas vale a pena!

No interior do Santuário!

Um dos vitrais. Magnífico!

A caminho do Zimbório

Pousada Monte de Santa Luzia

A vista do Zimbório! A Ponte Eiffel e o Rio Lima.

Afife

Da Santa Luzia abalamos em direcção a Afife. A Ana quis ir ver a praia onde passou muitos Verões na sua infância. A caminho, fizemos uma paragem em Montedor, para ver os seus moinhos e também o seu farol, que é o mais setentrional do país!

Moinhos de Montedor

Era ali a minha praia!!

Praia de Afife

A minha praia!

Daqui, a direcção tomada foi a Apúlia, para fazermos o almoço tardio de Domingo, no restaurante A Cabana, já aqui referido.