quarta-feira, 9 de maio de 2018

Baleares, Maiorca de Este a Oeste - Parte 4: As Calas de Este!

Canyamel

Dia 3: As calas de Este

O terceiro dia amanheceu radioso, e mesmo à medida do nosso destino: as Calas de Este! Para aqui estavam guardadas as melhores zona de praia que conhecemos nestes dias em Maiorca. Canyamel, Cala Agulla e Cala Mesquida são locais de eleição para quem adora o sol e a praia, mar azul cristalino, com águas calmas e quentes (no verão, claro está...J).

Arrancamos em direcção a Costa dels Pins, parando aqui e ali para tirar umas fotografias. Os bares e esplanadas por onde passávamos já começavam a ter gente, o tempo começa a aquecer, e a 'praiar' é que se está bem!

No final da estrada, e após passar por uma fantástica zona de vivendas, onde os pinheiros oferecem a sua sombra, chegamos a Cap des Pinar. Aqui, na rotunda que finaliza a estrada, também parece haver a tradição de colocar aloquetes numa estrutura metálica, que ali se encontra para o efeito.

Cap des Pinar

De Canyamel a Cala Rajada

Seguimos viagem, seguindo o mapa, e íamos vendo e passando pelos locais que nos pareciam mais bonitos. Sim, não íamos com uma rigidez de trajecto, e alterávamos como por vezes nos parecia melhor! De qualquer das maneiras, o objectivo era ir almoçar a Cala Rajada, que é um dos pontos de saída dos ferrys para Menorca

A caminho da Canyamel, paramos na Torre de Canyamel, construção do Séc. XIII, que alberga também um restaurante. Foi uma das defesas do vale com o mesmo nome, e está transformada em museu. O bilhete para adultos custa 3€, crianças não pagam.

Ovelhas e mais ovelhas!

Canyamel

Chegamos a Canyamel! Aqui a calma e tranquilidade imperam. Pela localização e por não vermos muitas lojas e restaurantes, parece ser um local que mesmo de Verão mantém a sua distância da confusão e do bulício de outras zonas mais conhecidas. A oferta hoteleira é curta, o que indicia isso mesmo. Parece ser um sítio óptimo para quem pretende 'recarregar baterias'!

Aaaahhhhh!

Canyamel Golf

Lá em baixo, Canyamel!

Coves d'Artà

Seguindo pela estrada fora, e sempre com o mar do nosso lado direito, fomos apreciando a bela paisagem, onde os pinheiros sobressaem (por isso é que aqui é a Costa del Pins) protegendo do sol as imensas villas que por aqui existem. Chegamos por fim às Coves D'Artá. O parque de estacionamento estava quase vazio, e fomos então descendo até à entrada.

Aqui o espectáculo dura 35-40min, e a entrada são 15€ para adultos, 7€ crianças entre os 7 e os 12 anos. Crianças com menos de 7 anos, não pagam

Ctra. de las Cuevas, S/N

07589 Canyamel
Capdepera
mail:  info@cuevasdearta.com

Estas grutas não pareciam ser tão assustadoras e claustrofóbicas como as Cuevas del Drach, mas como ainda tínhamos que aguardar cerca de 30min, e não nos apetecia estar muito tempo à espera, decidimos seguir para Cala Rajada.

Cala Rajada

Cala Rajada (ou Ratjada) é um dos pontos principais onde se pode apanhar o ferry para Menorca. É o ponto mais próximo de Menorca, e do alto, onde se encontra o farol de Capdepera, se houver visibilidade, consegue-se avistar Ciutadella de Menorca. A norte, encontram-se duas praias espectaculares, Cala Agulla e Cala Mesquida, que ficaram aqui registadas nas fotografias. Vários trilhos devidamente marcados permitem a quem aqui vem apreciar a natureza e as várias espécies

O centro da vila é o porto, onde se encontram variadas lojas de comércio e restaurantes. E foi aqui que decidimos almoçar, aproveitando uma das muitas esplanadas que os restaurantes providenciam.

O ferry para Menorca

Restaurante El Puerto

Aqui foi o nosso almoço, muito bem apresentado e servido. Como de costume, o pão e as azeitonas sempre acompanhados com maionese, que aqui a manteiga não é muito usada. Começamos com uns boquerones fritos (deliciosos) (6.5€). Para mim, escolhiu mas sardinhas, na chapa (9.5€/4), claro está, que na brasa, são poucos os locais que usam. A Ana, a conselho do empregado,  decidiu-se por um peixe, cap-roig (18.5€), que é um peixe que por aqui abunda, havendo mesmo alguns restaurantes que o têm seco e embalsamado em exposição.

Aqui em Portugal, tem normalmente a designação de rascasso, e é um peixe de espinhos venenosos. Depois de retirados, é delicioso!:)

Os boquerones!

Cap-roig, delicioso!

A refeição toda ficou por 48€, sendo que o que esteve fora de preço foram as cervejas, que ficaram a 4€ (!) cada! De qualquer das maneiras, tudo bem servido, e comida com muita qualidade. Os pratos têm uma apresentação irrepreensível, como já é normal aqui por estas bandas.

Restaurante El Puerto
ingeniero gabriel roca, 3
07590 Cala Ratjada,
Maiorca
Horário: 11h00-15h30, 18h00-23h, todos os dias
Tel: +34 971 56 50 03

Farol de Capdepera

Feito o almoço, e bem feito, seguimos para o farol de Capdepera, que fica na Punta de Capdepera, relativamente próximo de onde estávamos. A estrada para lá é bem estreita, e em muitos locais só passa um carro de cada vez! Mas vale a pena, porque de lá de cima a vista é fantástica, e consegue-se realmente ver Menorca

Ao fundo, Menorca!

Bienvenidos al paraíso! Cala Agulla e Cala Mesquida

Estamos a chegar à zona das praias novamente! Aqui em Cala Rajada encontram-se belas prais, perfeitamente preparadas para receber turistas. Destaque para Son Moll e Cala Gat, as mais movimentadas e próximas de Cala Rajada. No entanto, a nossa escolha vai para duas praias de sonho que encontrámos: Cala Agulla e Cala Mesquida!

Cala Agulla

Saíndo do centro de Cala Rajada é fácil de chegar a Cala Agulla. Seguindo para Norte, a sinalização leva-nos mesmo até Cala Agulla. Aqui existem vários hotéis, uns mais próximo da praia, outros nem tanto. De qualquer das maneiras, isso não é problema, existe um 'comboio' que faz o trajecto entre os vários hotéis e a praia da cala Agulla.

Assim, o carro fica guardado e bem estacionado, e é só ter a preocupação de levar a toalha, e o restante material necessário para gozar a merecida praia!

Transporte até à praia!

Cala Agulla

O nosso coche, imparável!!

Mapa para os senderos fazerem os seus trilhos!

Cala Mesquida

Cala Mesquida foi a outra praia onde fomos a seguir a Cala Agulla. Cala Mesquida fica inserida na Reserva Marinha do Levante de Maiorca, tal como Cala Agulla. Por isso mesmo, as actividades aquáticas são limitadas, e com regras mais apertadas. As águas, essas, são de um azul turquesa fabuloso, e de uma transparência incrível!.

Esta zona está quase toda ocupada por 2 Hotéis da mesma cadeia, a Viva Hotels. O Cala Mesquida Club e o Vanity Hotel Suite, este último só para adultos. Quem aqui ficar hospedado, só precisa de sair ao calçadão, e descer até à praia...

Ficamos com uma certa curiosidade de saber o nível de ocupação destas duas zonas, na época alta. A distância para Palma e zonas circundantes mais conhecidas, poderá eventualmente transformar estas Calas em lugares bem mais tranquilos, e sem a ocupação 'selvagem' que por exemplo Magaluf tem no Verão.

Sendo como for, esta zona é lindíssima e a integração no Parque Natural da Península do Levante trás-lhe um valor acrescido, sem dúvida. Além da praia, existem vários trilhos devidamente identificados, que permitem uma maior proximidade com a flora e fauna aqui existente.

Dois locais a revisitar, sem dúvida!