quinta-feira, 4 de abril de 2019

Peculiar: É peixe e carne!

Foto: © Peculiar Sushi or Steak



Abrir um restaurante é um daqueles sonhos que muita gente tem. Para passar do sonho à realidade há várias coisas que tem que se ter em conta: o espaço, a localização, o menu, a personalização, o cliente-alvo, e o nome, tal como se de um filho se tratasse.

Nos dias de hoje, com a diversidade e oferta que há, ainda mais difícil será para que o ‘filho’ vingue, neste caso, que atinja o sucesso. A comparação não podia ter mais razão de ser. O trabalho é constante, a atenção e dedicação é imensa, e o mais pequeno espirro põe os pais em alerta. Num restaurante, esta também é a realidade.


As variações da clientela, o cuidado com o atendimento, a gestão da lista de clientes, os fornecedores, por vezes podem deixar os cabelos em pé aos donos. Tal como um filho, um restaurante exige muito dedicação, cuidado e empenho, mas a recompensa vem com o sucesso!

Peculiar foi o nome escolhido para o filho, que entretanto já cresceu. Dos 28 lugares do local inicial, mudou-se para próximo, quase em frente, mas com uma capacidade de 70 lugares, porque os clientes assim o exigiram. Não conhecendo o antigo espaço, deste novo podemos dizer que gostámos bastante.



O espaço



Peculiar! Nunca um nome foi tão bem escolhido para um restaurante. Aconselhados por um amigo nosso, a curiosidade em conhecer este espaço era grande, mesmo para mim, que não sou amante de sushi. É daquelas comidas que dificilmente faria quilómetros para provar. Então porque é que aqui viemos? Porque o Peculiar, como diz por baixo do nome, além do sushi, serve carne. Para mim estava perfeito, se não apreciasse o sushi, passava para o steak!

A ementa, é claro, é dominada pelo sushi, e sejamos honestos, quem aqui vem é com o objectivo de comer sushi. Ponto!

À entrada temos um balcão, onde são geridas as reservas e os pedidos de mesa. Dois cadeirões com um aspecto confortável olham para nós, mas como tínhamos feito reserva previamente (ainda para mais um sábado à noite), não necessitamos de os usar. Sim, a reserva aqui impõe-se, como aliás em quase todos os restaurantes de sucesso. Se não a fizer, é provável que não consiga provar este sushi de excelência, e não vale a pena ficar chateado! A sala tem os lugares que tem, e a procura deste espaço é muita, como nos apercebemos até no Hotel onde ficámos hospedados – “Têm que reservar, costuma estar cheio!”

A sala é quadrada, com as mesas bem distribuídas, e uma mesa redonda, que eu aprecio particularmente em restaurantes. Dá outra vida ao jantar, e potencia o convívio. O pé direito da sala dá uma sensação de espaço ainda maior, e com a iluminação e decoração, bem conseguidas, consegue-se ter na mesma uma sensação de conforto. Ao fundo, a garrafeira, que também pode eventualmente servir para sala de jantar privada. Um aquário na parede de entrada com vários peixes (não, não são para comer...) completa a decoração.









Let's sushi?


Fomos atendidos por três pessoas, pelas diversas fases do jantar. Chegados à mesa, e com a lista na mão, tratei de fazer a minha parte, a escolha do vinho. Aconselharam-nos a sangria de champanhe, mas preferi fazer outra escolha.  Para isso, o Luis foi quem nos atendeu, que nos fomos apercebendo, é o responsável por esta área, estando a terminar a formação em escanção, dito pelo próprio. E está bem lançado, pelo que pudemos apreciar! 

A carta, bem, a carta de vinhos é sempre complicada de analisar. Este é um dos pontos que considero importante, e que faz também a diferença nos bons restaurantes. No Peculiar, a lista é diversificada, com quase todos as zonas do país bem representadas. Douro, Dão, Bairrada, Alentejo, Verdes, Espumantes, muito bem preenchida. Os preços, bem justos e com vinhos de classe a preços acessíveis.

A nossa escolha recaiu num 10 tostões rosé, que tanta curiosidade tinha para provar. Infelizmente, eu e o 10 tostões não fazemos par, estava esgotado. Subimos do Alentejo para o Dão, e escolhemos um Casa Américo, de Touriga Nacional e Alfrocheiro - "Uma boa escolha, combina bem com o sushi.", atira o nosso sommelier.

Salta a primeira pergunta: "-Então o que vão querer?". Na minha parca experiência de Sushi, entreguei nas mãos da Carolina (viemos a saber ser a dona, juntamente com o Diogo, este a comandar a estação de Sushi), porque quando não se sabe, o melhor é deixar que quem perceba nos oriente. Explicaram-nos que aqui o sushi é de fusão, fazendo uma mistura com vários ingredientes, como maçã ou morangos. Vamos a isso!


















Começamos por um camarão crocante, e com amêndoa, que estavam de excelência. Aqui a maior dificuldade, foi manusear os Hashi, ou pauzinhos, mas, como se costuma dizer a necessidade aguça o engenho, e em 5 minutos já estava à vontade com eles. Seguindo para o sushi (os enroladinhos) e sashimi (fatias), com uma apresentação só por si deliciosa, achei realmente bom. Além do aspecto, claro, que é importante, o peixe estava fresquíssimo, e muito bem preparado. A combinação com a fruta fica muito bem, uma aposta na preparação que me conquistou. Atum, salmão, corvina, mero, estes foram alguns dos peixes que nos foram servidos, tenho a ideia que ainda me falta um.

Claro que toda esta informação nos foi dada tanto pela Carolina, como pelo Sérgio, que não sou assim tão especialista. O salmão e o atum  até descobria, o resto não. Como cada dia trabalham com peixe fresco e diferente, as respostas eram dadas depois de olhar para a tábua. Se fosse sempre chapa 5, penso que debitariam a constituição da tábua sem olhar. Este é provavelmente o melhor trunfo deste Peculiar, a sua pureza e frescura, tanto do peixe como das pessoas.





Ceviche


E como o peixe é rei aqui, aproveitámos para provar uma das iguarias da casa, o ceviche! Para quem não conhece, ceviche é um prato da culinária do Perú, e consiste em peixe cru, que é marinado em limão, e a acidez acaba por o cozinhar. Com uma apresentação irrepreensível, esta foi outra das boas surpresas que tive. Para a Ana, que estava nas suas 7 quintas, foi uma boa revelação também. Se aqui forem, não deixem de experimentar!





Para sobremesa, um mix com fatia de tarte de feijão azuki e outra de semifrio de banana com chocolate, uvas e morangos. É boa, mas não foi a rainha da noite, que esse lugar ficou reservado (e muito bem) para o sushi!


E a carne?


Pois. A carne. Bem me queria parecer que me tinha esquecido de pedir alguma coisa! Para uma próxima visita, nem que seja só um cantinho vou ter de provar, prometo! 




Do you Sushi or do you Steak?


O Peculiar, que tanto curiosidade me tinha gerado, mais à Ana do que a mim, não me desiludiu. Confesso que inicialmente a ideia seria a Ana ir provar o sushi, e eu iria experimentar o steak. Como já referi, não sou um sushi lover. Bem, depois desta experiência gastronómica, tenho que dar o braço a torcer. Não sou daqueles que rejeita liminarmente outros sabores, e aqui, ficou mais uma vez provado o que costumo dizer, só não se gosta de determinado prato, porque ainda não provamos um realmente bom. Este Peculiar converteu-me!

A casa está bem localizada, numa zona residencial calma, e tem uma boa estrutura. A porta de entrada não dá acesso directo à sala, o que de inverno toda a gente agradece, claro. Não raras vezes se encontram restaurantes que de Inverno é quase impossível comer em zonas próximas da porta. A organização da casa é outro ponto a favor, tendo pessoal dedicado a cada área, o que é uma mais-valia importante. A cozinha tem bastantes elementos, e mesmo com a casa cheia, tivemos um atendimento sem atrasos. O Luis, a Marisa, o Sérgio, e inicialmente a Carolina e outros que não sei o nome (desculpem-me) trabalharam para isso. O Menu é bastante completo, e tem várias opções para todos os gostos.

Na página do facebook, o Diogo Marta (sócio da Carolina 
na vida e no restaurante) vai apresentando alguns dos peixes (e que peixes!!) que serve, e por ter a peculiaridade de servir também carne, levou a que o visitasse com as expectativas elevadas. Não me enganei, e vim de lá com uma impressão ainda mais positiva. Poucos são os locais onde se pode dizer isso. 

Este é um deles. 




De lâmina afiada:


- O espaço e a decoração

- O atendimento, jovem e descontraído, mas dinâmico e profissional

- Lista de vinhos bastante completa, com preços correctos. Vinho a copo

- A frescura de todo o peixe, e a variedade

- Apresentação dos pratos


A precisar do esmeril:


- A 2ª garrafa de vinho deve ter sempre um copo para prova, seja ele qual for. Para uma casa deste nível, é obrigatório




Peculiar - Sushi or Steak

Rua Dom Ernesto Sena de Oliveira, ln°49, loja B
3030-378 Coimbra

Reservas: 912 525 551






Horário: 3ª a Sábado: 12:30–15:00, 19:30-23:45 . Domingo: 12:30-15:00

Descanso semanal: Segunda

Reservas: Aceita

Take-away: Sim

Fumadores: Não

Cartões: MB

Estacionamento: Sim, público


Onde ficar?






E Passear?


Coimbra tem sempre encanto (↗)


Sem comentários:

Enviar um comentário