sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Covilhã: a cidade-fábrica em 2 dias!



No fim de semana de 7 e 8 de Setembro fomos visitar a Serra da Estrela, onde se realizou o II Encontro Nacional dos Travel Bloggers PT. Covilhã foi a cidade que nos recebeu de braços abertos, e que tão bem sabe receber. 

A famosa hospitalidade serrana desta linda cidade não deixou os créditos por mãos alheias, e mostrou-nos o que de melhor a Covilhã tem para oferecer a quem a visita. Mais falada e visitada nas épocas em que o manto branco da neve faz a sua aparição, para gáudio de miúdos e graúdos, há mais para conhecer, muito mais! Venham ver então a Covilhã! 



Covilhã, as ruas e as pinturas!


O seu centro histórico encerra tesouros arquitectónicos de um passado recente (muitos deles já recuperados), e pelos altos e baixos dos paralelos das suas ruas e vielas, as paredes estão salpicadas com obras de arte assinadas pelos melhores artistas de Urban art. Os temas, invariavelmente são sobre o que é mais característico desta Cidade-Fábrica, a Lã!









Estas obras não surgem por acaso, mas sim por um plano de recuperação delineado pela câmara, e que apoia a recuperação de edifícios, e também pela realização do Wool Urban Art Festival. Artistas convidados nacionais e estrangeiros dão de novo brilho às paredes desta cidade, com trabalhos imensos, únicos e sem preço. Trabalhos de Frederico Draw, Bordalo II, Bosoletti, Samina, entre outros encontram-se espalhadas pelas paredes da cidade. Isto é a urban art no seu melhor!








Mural original

...e em negativo



Os ateliers de trabalho abrangem áreas como a arquitectura, o design gráfico e de interiores, o artesanato e a moda, como é o caso do Cinco Atelier. Em bando, fomos invadindo pacificamente este espaço, perante o olhar de espanto de uma das mentoras deste projecto, ao ver a entrar tanta gente no seu pequeno e elegante atelier! Muita simpática, foi conversando connosco, enquanto íamos apreciando os trabalhos expostos, sempre com a lã em grande destaque.








Taberna A Laranjinha


Deliciados com tão exclusivas obras, prosseguimos a nossa viagem pela Covilhã, continuando até um local que já é uma referência na região a nível de experiências gastronómicas: A Laranjinha! Aqui, o Ricardo atrás do seu cuidado bigode foi-nos dando uma pequena explicação sobre o espaço, a sua história e projecto.

No final, uma bela e exclusiva mesa estava à nossa espera, com uma bebida que é especialidade da casa, e acepipes. Foi aqui que descobrimos a cherovia, uma raiz que tem o aspecto de uma cenoura albina! De sabor suave e anisado, é muito utilizada na culinária nesta zona, com as diversas finalidades. Para provar, umas pataniscas de cherovia (desculpem, mas pareciam mesmo pataniscas! ), que fizeram as delícias de todos!














New Hand Lab



Arrepiámos caminho para o New Hand Lab, onde o mentor deste projecto, Francisco Afonso, nos esperava. Tendo sido o último dono do que em tempos foi a Fábrica António Estrela/ Júlio Afonso, é neste momento uma montra para a divulgação e promoção do que bem se faz na Covilhã, e claro, os trabalhos com lã sempre em destaque!







Por entre as máquinas de fiação, iluminadas por lâmpadas titubeantes, conferindo-lhe um aspecto um pouco de filme de suspense, fomos encontrando diversos trabalhos aqui expostos, ouvindo sempre com atenção as explicações de quem conhece esta Fábrica desde pequeno.

















Várias iniciativas aqui já foram feitas, e estão expostas em destaque. Um Volkswagen beetle, o famoso carocha, ganhou uma nova cobertura em lã colorida, ficando com um look serrano à maneira! Local também de sessões fotográficas, com destaque para as produções de Miguel Gigante, um dos residentes deste espaço, ao longo da nossa visita pudemos ir apreciando alguns dos seus trabalhos, onde sobressai uma produção que fez para a revista Cristina. 















Aqui nota-se a qualidade e o cuidado colocado em tudo o que se vê exposto, seja num vestido de burel (aquele tecido de que são feitas as samarras), nuns sapatos de tacão 11, seja num pequeno boneco. Afinal, estamos numa casa de Autores de gabarito, claro! 





Terminado por fim o nosso périplo pela Cidade-Fábrica! Foi assim que a apelidámos, pelas suas várias estruturas fabris que foram reaproveitadas para os mais variados fins. A Universidade da Beira Interior (UBI) é um dos novos inquilinos destes monstros de betão e tijolo, que foram a força motriz desta cidade durante anos a fio (literalmente… ). Servem agora outros intentos, mantendo a sua utilidade. Bem pensado, não?


Passagem rápida pelo Sport Hotel, para um duche rápido e trocar de roupa, que o jantar estava à espera, e a fome já era alguma, ainda aproveitámos para apreciar a bela vista do nosso 8º andar!





Finalizámos este primeiro dia na Covilhã com um jantar próximo da câmara Municipal, no Restaurante Montiel. Bacalhau à Assis e Lagartinhos foram as escolhas para finalizar um dia longo, mas recompensante.







Após o jantar, fomos recebidos no Alkimya, um Restaurante Bar com uma decoração retro bem cuidada para provar uma sangria de cereja de beber e chorar por mais!


 






Na Serra!


Domingo amanheceu radioso, mesmo a preceito para o passeio que íamos fazer de manhã: A Serra da Estrela! A paisagem que guardamos na memória, com a neve por todo o lado, dá lugar aos rochedos imponentes maioritariamente graníticos, intercalados com xisto, e os planaltos com as suas pastagens mostram o porquê de aqui haver muita pastorícia. Ou pensavam que o queijo da serra é feito com leite sem ser daqui? 😄

O Covão d’Ametade, um dos locais mais instagramáveis aqui na Serra, onde nasce o Zêzere foi a primeira paragem. O Outono é provavelmente a melhor época para o visitar, pelas cores com que fica, mas é lindo em qualquer altura do ano.













Zona de piqueniques com bastantes clientes, ainda atirámos um “ah, pá, isso tem bom aspecto!!!”, para uma mesa farta que lá se encontrava. Claro está, a resposta não se fez esperar, e foi preciso convencer os senhores que não tínhamos fome, que quase nos obrigaram a sentar e provar os petiscos!

“- Chega sempre para todos, se não chegar, come-se menos!!!” 

Este é uma das características das gentes serranas, hospitaleiras por natureza! 

A inevitável subida à Torre também tinha que ser feita, claro, e os montinhos de pedras encavalitadas que viraram moda, estavam espalhados por todo o lado. 















Para ficar completa a visita ao ponto mais alto de Portugal continental, claro está, trouxemos um queijo da serra e uma regueifa doce. Não há maneira de resistir! 

Daqui seguimos para a Pousada da Juventude da Serra da Estrela, onde fomos recebidos pelo responsável. Fez questão de nos ir mostrar o seu último projecto, a Piscina das Penhas da Saúde, que estava fechada há 20 anos!













Aproveitando a água que brota destas montanhas, a piscina é um óptimo local para nos refrescarmos em pleno Verão, quando as temperaturas são bem elevadas! A água, essa, atinge os 22/23º a meio da tarde, só com a acção do sol. Mas para isso, o fundo foi pintado de preto, para fixar o calor. Muito bem pensado, e uma solução ecológica!

E chegada a hora da refeição, o Bacalhau à Assis fez as nossas delícias, muito bem acompanhado por Beyra, do conceituado Rui Roboredo Madeira. Uma delícia, meus senhores! Para sobremesa, uma chamuça de doce de abóbora com requeijão, que estava uma delícia!









Para finalizar esta visita à Covilhã, fomos conhecer o Museu dos Lanifícios, onde a história da fiação e tinturaria nos é contada ao pormenor. Este museu está instalado numa antiga fábrica, e faz parte da UBI.







Para encerrar, no espaço da Tinturaria fizemos o último briefing, onde também foram distribuídos e sorteados vários mimos das empresas que apoiaram este II Encontro Nacional 

Ficámos mais ricos, muito mais, com tudo o que absorvemos da nossa visita, e apaixonados por esta Covilhã que muitos não conhecem. Neve? Sim, é um dos atractivos que esta cidade tem, claro. Mas há muito mais para descobri na Covilhã! 

As ruas e obras de arte urbana, os museus que contam a história da cidade e região, e a gastronomia (pois claro!!) são motivos mais do que suficientes para fazer uma visita fora do horário normal de funcionamento (leia-se quando há neve). 

Fica por fim uma (ou mais..) palavra de apreço para a Câmara da Covilhã, que nos proporcionou conhecer tão bela cidade! 

Vamos voltar com mais tempo, fica a promessa feita!


Leia também:


👉 Serra da estrela, neve e gastronomia





Mais Info:


New Hand Lab

Rua Mateus Fernandes, Travessa do Ranito
6200-521 Covilhã
Tel: +351 962 697 493

Sport Hotel Gym & Spa

Avenida Frei Heitor Pinto
6201-909 Covilhã
Tel: 275 329 320
Facebook: Sport Hotel
Estacionamento: Na rua
Rating booking: 9.4 - Soberbo


Pousada de Juventude Serra da Estrela

Estrada Nacional 339, Penhas da Saúde
6201-909 Covilhã, 
Tel: 275 329 320

Estacionamento: sim
Rating booking: 9.4 - Soberbo

Taberna A Laranjinha

Rua 1º Dezembro nº 10
6200-032 Covilhã
Tel: 275 083 586
Facebook: A Laranjinha
Estacionamento: -

Restaurante Montiel

Praça do município 33-36 6200-151
6200-151 Covilhã
Tel: 275 083 586
Web: http://www.montiel.pt/
Estacionamento: Público

Restaurante Alkimya

Avenida Frei Heitor Pinto N1
6200-113 Covilhã
Tel: 275 334 174
Facebook: Alkimya
Estacionamento: Público



Sem comentários:

Enviar um comentário