quarta-feira, 5 de junho de 2019

Dia 1 - Na Gran Canaria: Maspalomas!

Faro de Maspalomas

Na Gran Canaria!


A viagem do Porto para a Gran Canaria correu bem e sem sobressaltos. A Ryanair, que costuma ser pontual, honrou os seus pergaminhos, e à hora marcada já tinha o avião na pista. Chegados ao aeroporto, seguimos para a zona de levantamento das bagagens. Como agora vai quase tudo para o porão, o número de pessoas aumentou consideravelmente em relação ao que era habitual, já no ano passado assim foi em Maiorca. O que aqui foi mais lesto, foi a entrega das malas. 15/20 minutos depois do avião ter aterrado, já estavam a aparecer as primeiras bagagens. 


Enquanto isso, vimos logo o balcão da AutoReisen, a nossa rent-a-car. É mesmo impossível não dar com ele, descendo as escadas para ir buscar a mala, é mesmo em frente!






Ainda tentei ir adiantando as coisas, mas o balcão virado para nós não estava a funcionar, os computadores estavam a ser trocados. Mala recolhida, saímos e fomos ao balcão de fora tratar do carro. Rápido e eficiente, não há outra forma de descrever o serviço. Indicaram-nos o parque e o lugar onde estava o carro, e lá fomos nós. Às 13h00, já tínhamos saído do parque! Supersónicos!



A nossa máquina!!



A caminho!!

Tínhamos levado GPS no telemóvel já com os mapas correctos, para facilitar nas direcções. Saída do Aeroporto, direcção: Patalavaca! Seguimos na GC-1, que é a autoestrada que vem de Las Palmas, e termina na bifurcação para Mogán ou Puerto de Mogán. Não tem nada que enganar, está tudo bem sinalizado.






Decidimos fazer uma paragem pelo caminho antes de ir para o Hotel, que o check-in era só às 14h, e aproveitar para comer qualquer coisa. A viagem é curta e simples, pouco mais de 40km, sempre em autopista, a GC-1. Saímos Em San Agustin, próximo da Playa del Inglés, demos umas voltas, e escolhemos uma esplanada para tapear. E que bem se tapeou!!

Dica► Aqui convém ter sempre atenção com os estacionamentos, estão devidamente identificados os locais para o efeito, com uma linha tracejada azul, e convém tirar o ticket na máquina! 

















Como a distância entre o nosso hotel e Maspalomas era curta, fomos ao hotel fazer o check-in, e voltámos para Maspalomas.



Maspalomas, o farol e as dunas!



Chegados ao nosso hotel, o Marina Elite (↗), efectuamos o check-in, rápido, deram-nos as informações normais de funcionamento e horários de refeições, colocaram-nos uma pulseira amarela, e lá fomos nós para o nosso quarto. Foi só mesmo para pousar as malas, que saímos logo a segui, para ir ver Maspalomas.

Maspalomas incluí as  estâncias de Águila, Las Burras, San Agustín e Playa del Inglés. Aqui os Hotéis de luxo abundam, nota-se que é uma zona mais in, e objectivamente, mais cara. É conhecido exactamente por isso mesmo, e por ter também o maior campo de golfe da ilha.

Toda esta zona é separada da Playa del Inglés pela Reserva Natural das Dunas de Maspalomas. No início encontra-se La Charca, uma lagoa de água salobra, que não achamos muito piada, embora seja esta lagoa que 'dá' o nome a esta zona de El Oasis por ser um dos pontos de paragem de aves migratórias, na sua viagem da Europa para África, segundo nos disseram.

Dica► As dunas só podem ser atravessadas a pé ou de camelo. Se fizerem o passeio de Maspalomas para a Playa del Inglés, ou o inverso, não se esqueçam que esta zona é 
muito procurada por nudistas e pela comunidade gay.





















O seu farol é outro dos pontos de interesse. Construído nos finais do Séc. XIX, ainda está em funcionamento, sendo um importante ponto de referência para a navegação. os seus 56 metros de altura demarcam-se da restante paisagem, e avista-se ao longe. E vê-se bem!!












Aqui a zona é bem aprazível para passear à beira-mar, e as esplanadas são bastantes. A praia é de areia dourada, e chama imensas pessoas, que nesta altura já por lá aproveitavam o sol. Os artistas das construções na areia aproveitam esta zona para exporem os seus trabalhos, e recolherem umas moedas, claro! Esta praia, além de todos os atractivos, é bandeira azul desde 1990 consecutivamente! Qualidade!!











Maspalomas, tenemos un problema!


Na nossa viagem para Patalavaca, avistámos uma série de parabólicas no alto de um monte, à saída de Maspalomas. Como não nos pareceu que fosse para apanhar a Sport TV, fomos à internet cuscar o que era aquilo. Surpresa das surpresas, um Centro Espacial, e em actividade! Aqui em Maspalomas fica sediado o Centro Espacial de Canarias!










Originalmente, este complexo pertencia à NASA, que lançou a estação no início dos anos 1960, com a assinatura de um acordo com o governo espanhol em 18 de março de 1960. O Centro Espacial de Canarias também participou na monitorização das missões do programa Gemini e posteriormente das missões do Programa Apolo, que conseguiram colocar pela primeira vez um Homem na LuaFoi encerrado em 1975, e reaberto em 1979 pelo Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (INTA), para seguimento de satélites. 

É caso para dizer que uma das frases mais célebres do programa espacial, podia bem ser , ‘Maspalomas, tenemos un problema’! 😂😄

Esta Ilha da Gran Canaria está a revelar-se uma caixinha de surpresas!



Mais sobre a Gran Canaria:


👉 Gran Canaria: O planeamento da viagem(↗)

👉 Marina Elite, hotel with a view!(↗)

👉 Tudo sobre a Gran Canaria!(↗) 


Sem comentários:

Enviar um comentário