segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Aguiar de Sousa: Monumentos e locais


Por aqui começou o passeio por Aguiar de Sousa, desta vez com a companhia da Ana, na subida para a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa. Parte da Rota do Românico, a torre do castelo acaba por ser um pouco uma desilusão, pese o interesse histórico que a mesma tem, por ser mais um miradouro que uma torre. 

Descoberta a Igreja Matriz de Senande, e como não encontramos a Capela da N. Sra. do Salto, pusemos pés a caminho, porque este é um dos trilhos que se pode efectuar na zona, sendo este linear, que vai da Igreja de Senande até à Capela da Sra. do Salto, e de volta para Senande.

Na chegada à Senhora do Salto a vista é muito bonita, com uma garganta (Boca do Inferno) à esquerda, entalada entre duas escarpas imponentes! O Local é aprazível, e com o rio um pouco mais cheio e menos sujo seria espectacular. 

Encontramos então aqui as indicações do percurso circular, com início e fim na Capela, que ficará para ser feito noutra ocasião.
 
 Indicações: Na A41, no nó de Aguiar de Sousa, sair e seguir as placas com indicação da Torre do Castelo. Para a Sra. do Salto, no caminho para a Torre, vamos encontrar uma placa à esquerda com a indicação Parque Natural da N. Sra. do Salto, sensivelmente 2/3 km depois da saída da autoestrada. Desce-se imediatamente por aí à esquerda, e vemos logo a capela ao fundo.

Aqui fica o registo!



A preparação para a subida











Vista do Rio Sousa da Torre do Castelo

Casa do Rio

Casa do Rio





Rio Sousa





No trilho da peregrinação



Descida para a Capela da Nossa Senhora do Salto



 Descida para a Capela, com a Boca do Inferno em plano de fundo

 Capela Nossa Senhora do Salto

 Boca do Inferno

A lenda







  Vista de cima da Senhora do Salto

 Vista de cima da Senhora do Salto







De regresso

Sem comentários:

Enviar um comentário