quarta-feira, 19 de junho de 2019

Caldera de Bandama: No Vulcão!

Caldeira de Bandama


Quem é que já esteve num vulcão? Um vulcão a sério, daqueles que cospe as entranhas da terra em forma de lava ardente? Bem, nós nunca tínhamos estado, e também não estivemos. Mas estivemos num vulcão extinto! É bem mais seguro do que ir a um vulcão activo, por certo! É claro, para os aficionados não é a mesma coisa. É fácil de perceber o porquê, a adrenalina não é a mesma, e as vistas também não o serão.

Mas, estar num vulcão extinto também tem imenso interesse! A beleza da paisagem e a dimensão desta caldeira de Bandama são impressionantes, 1000 metros de diâmetro e 200 metros de profundidade. Quem quiser pode fazer o trilho até ao fundo da caldeira, onde se encontra a quinta abandonada de Daniel Van Damme, mercador holandês que no séc. XVII plantou aqui vinhas, de onde vem o famoso Vino del Monte. O nome Bandama surge, é claro do nome deste holandês, é fácil de perceber.



A caminho!


Há várias opções para ir para Bandama. Fomos conduzidos pelo GPS, saíndo de las Palmas da zona de Vegueta pela GC-5, a tal estrada que separa Vegueta de Triana. Pode-se seguir pela GC-110, como se se fosse na direcção do jardim Botânico (9km +/-), até chegar à rotunda que liga com a GC-4, e tomar a estrada GC-801 que depois encaixa na GC-802. Até aqui, todos os trajectos são em via rápida. Só a partir da GC-801 é que é estrada regional. A seguir é fácil, basta seguir as indicações, e começar a aproveitar as paisagens. Podem também seguir as indicações do Golf Bandama, que vão lá ter direitinhos, visto que este Hotel se situa no alto duma das encostas da caldeira.





   

As vinhas!


 Na caldeira


Chegados à zona da Caldeira, virem na direcção do Hotel, e estacionem onde encontrarem lugar. O acesso à caldeira está sinalizado, e há várias informações sobre Bandama e os seu trilhos. Não fizemos nenhum, que não vínhamos muito preparados, mas vontade não faltou! O percurso até ao fundo dura cerca de 30 minutos.




















Aqui tivemos a primeira vista do fundo da caldeira, a partir do miradouro que aqui existe. e que vista espectacular! Há milhões de anos foi formada esta caldeira vulcânica, e há quem defenda que teve a última erupção há cerca de 2000 anos.











Caminho para o fundo da caldeira



Aqui encontram-se diversos tipos de vegetação, com destaque para o agave, uma espécie de cacto, e no fundo, laranjeiras e figueiras. Vários insectos autóctones proliferam por aqui, e a cinza vulcânica que forra o fundo é a marca indelével do que aqui já foi uma zona de intensa actividade vulcânica. Aliás, todo este arquipélago das Canárias tem essas características. 

No fundo da cratera, dizem, a terra é mais quente, o que ajudará em algumas culturas, e as terras nas encostas da caldeira, onde o cultivo da vinha é rei, são uma das provas. Aqui nasce o Vino del Monte, que tem nas suas castas um sabor vulcânico, transmitindo ao vinho um sabor único. Passamos por 3 fincas pelo caminho, e da próxima vez que voltarmos, é provável que aqui façamos uma visita!








No Pico!


Seguimos daqui em direcção ao Pico de Bandama, até ao alto dos seus 569 metros! Aqui consegue-se ter uma vista panorâmica 360º de cortar a respiração! Para vir até aqui pode-se ir a pé, mas de carro é mais rápido, claro!






















Este é um dos pontos que não devem deixar de conhecer aqui na Gran Canaria, pela suas vistas fantásticas, e pela estrutura vulcânica bem visível. Com um pouco mais de tempo, certamente que a descida até ao fundo da caldeira será um belo passeio. E não é todos os dias que se consegue visitar um vulcão extinto, pois não?

Nós adorámos e fica a promessa que vamos voltar! 



Caldera de Bandama

Monumento Natural de Bandama

Direcções:GC-3 e GC4 até à GC-802, ou GC-5/CG-110, até à GC-801, e depois GC-802. Direcção Golf Bandama. Cerca de 20 minutos de Las Palmas até à Caldeira



 GC-3, GC4

GC-5/GC-110

Para ir de autocarro, podem ver como chegar aqui! (↗)



Visite também: 

Jardín Botánico Canario Viera y Clavijo

► Las Palmas


Para saber mais sobre a Gran Canaria: 

► Tudo sobre a Gran Canaria!(↗)






Sem comentários:

Enviar um comentário