sexta-feira, 23 de março de 2018

Bem vindo à Cabana!

Espetada de Lulas!


Um pouco por todo o nosso Portugal, há restaurantes que são referências incontornáveis. Quantas vezes já aconteceu estar numa roda de amigos e um dizer que ia a local x ou y, e logo alguém dizer: - Eh pá, tens que ir comer ao restaurante tal, aquilo é espectacular, a comida é mesmo boa, etc., etc., etc. É isto um pouco por todo o nosso país, restaurantes que mantêm a mesma qualidade e excelência ao longo dos anos, e por isso continuam abertos e a trabalhar sempre muito bem.

Um dos casos é sem duvida alguma A Lareira em Fão, que já falei aqui (↗). Mas hoje, meus amigos, passamos para um terreno difícil e perigoso, restaurantes de peixe e marisco! Cada um tem uma opinião sobre os diversos restaurantes de peixe que temos aqui no Norte, sendo provavelmente Matosinhos um dos pontos de menos consenso (a escolha é imensa), seja pelo peixe, seja pelo preço, seja pelo atendimento.

Já todos passamos por isso, e por vezes encontrar um atendimento rude e frio, é o que acontece. "-Ai, coitados, a casa está cheia, já estão a trabalhar à muitas horas, se calhar ainda não comeram...", serão algumas das razões que damos para justificar o pobre atendimento. Pois sim, tudo isto é válido, e pode ser verdade, mas se é verdade para uns, parece não o ser para outros. E é aqui que entra A Cabana!

N'A Cabana, a casa está sempre cheia. Ponto. Almoço? Cheio. Jantar? Cheio. Primavera? Cheio. Verão? LOL! Pois é, então se calhar não vale a pena ir lá. Puro engano, meus amigos! As pessoas que estão à porta à espera assim o podem atestar! E não é por falta de restaurantes em volta, aqui são 6 ou 7 todos seguidos, e este é o único que as pessoas não desarmam até serem atendidos! Mas então, qual é o segredo?!? 

Esta casa, que está aberta desde 1982, como diz com orgulho o Pedro (um dos 3 irmãos que gere A Cabana), é uma caso raro de profissionalismo e organização.

Tudo aqui está metodicamente estruturado, desde a chegada, onde se dá o nome para esperar pela mesa ("quanto tempo mais ou menos?", pergunto. "À volta de isso, mais ou menos" 😄😄), o que vamos comer, que nos pedem para ir escolhendo para demorar menos tempo (sim, é claro que aqui tem que se esperar, são cerca de 70 lugares sentados só), até à lista de vinhos 'cantada' pelo Pedro de um único fôlego! A sorte, é que também há lista em papel!!! 😁😁😁

Todo este ritual de atendimento, é feito sempre de forma simpática e entre risos de quem aqui trabalha, mesmo com a casa cheia e com gente à espera. Então não será esta a melhor maneira de servir os esfomeados?











Lulas, polvo e chouriça, tudo na grelha!





A espera torna-se curta com uns petiscos que podemos ir pedindo, uma chouriça grelhada e uns finos, se for o caso! Fomos pedindo o que queríamos, escolhemos  espetadas de  lulas com gambas, que de pronto seguiram para a grelha.

As mesas lá dentro, vão vagando, e rapidamente são limpas, ficando prontas para outros clientes se sentarem. As azeitonas e o camarão da costa já lá estão, bem como um cesto de pão com uma broa com chouriça, para que não hajam tempos de espera longos. 

A nossa vez chega, e depois de escolhermos o vinho, um Dão Casa de Santar branco, aterram na mesa as travessas com as lulas, as batatas com legumes, e uma salada de pimentos. 

De salientar que cada funcionário tem a sua cargo mesas e zonas, que acompanham do início ao fim. O Rúben, que tão bem nos atendeu foi quem nos calhou. Simpático, atento e muito educado! Assim, sim!







 Sai uma mesa, entra logo outra!













 Lulas, que aqui são sempre uma delícia!

Salada de pimentos

A bela da batata!







 As sobremesas, para ajudar a terminar o vinho!



A comida aqui na Cabana é sempre 'à prova de bala', sendo este, claro, um factor diferenciador e que mantém esta casa sempre no topo das escolhas de quem vem à procura de peixe fresco e bom marisco! As lulas que comemos estavam simplesmente deliciosas. A batata muito saborosa, e a salada de pimentos no ponto!

Toda a gente que faz A Cabana funcionar trabalha aqui com gosto, é notório. A atenção de todos é fundamental para que a máquina não emperre, desde os pedidos à grelha na entrada, até ao serviço na mesa, com todos os pormenores. É claro que tem que haver sempre alguém com olho de falcão, e que está atento a tudo. Dois pormenores em que se nota a atenção:

- O nosso vinho foi servido, e não colocaram a 'manga' para o manter fresco. O Pedro (um dos donos) que estava na registadora, mas sempre muito atento, mandou logo colocar uma manga na nossa garrafa, e outra na mesa seguinte. 

- No final da refeição, e enquanto estava a justificar o tempo de espera a um casal, no meio da conversa com eles, ouço "mesa 7"! E em menos de um fósforo, já lá estava alguém para recolher o nosso pedido para a sobremesa! Oh-ho!

Todos estes pormenores, tornam-se 'pormaiores', e este é um dos segredos d'A Cabana. Os outros? Dizem que as sardinhas são do outro mundo...


'Sardinhas' da Cabana! foto: © A Cabana


Restaurante A Cabana
Lugar de Cedovém · Apúlia
4740-031 - Esposende
Tel: 253 982 065
Fb: https://www.facebook.com/cabana.apulia/
Web: https://acabana.net/
Estacionamento: Na rua, parque de estacionamento público.
Cartões: MB
Come-se: das 12:00 – 15:00, 17:00 – 22:00

Como chegar: Na A28, sair na saída 18, Fão/Apúlia. Na rotunda 100mt à frente, seguir pela segunda saída na direcção Apúlia. 200 mt à frente, seguir em frente na rotunda, direcção Apúlia.
Seguir durante 1,5km +/-, até à Igreja. Seguir pela direita, direcção Apúlia Norte. 500mt depois, começa a Marginal de Cedovém. 500mt após os moinhos, encontra A Cabana no seu lado esquerdo. Estacione e vá comer! :) 



1 comentário: