segunda-feira, 30 de abril de 2018

Baleares, Maiorca de Este a Oeste - Parte 1: Organizar a Viagem

Port d'Andratx

Abril foi o mês escolhido para fazer o primeiro break no trabalho. Como o clima por cá não estava para essas coisa, e a Ana já me tinha dado carta branca para marcar as férias, deitei mãos à obra!

Inicialmente, Malta era um destino que estava no horizonte, e os preços dos voos (Ryanair), andavam na casa dos 70-80€ por pessoa, ida e volta. Esta era uma rota nova que a Ryanair ia estrear em final de Março, e os preços estavam mesmo à medida.

Mas como, como se diz no Brasil, "camarão que dorme, a onda leva", quando comecei a ver à séria os preços para Malta, os valores já tinham disparado! Ficou então a opção Maiorca em aberto.

Umas pesquisas feitas, e ficou decidido o destino: Cala Millor! Evitei a confusão dos pontos mais conhecidos, Magaluf e Arenal, mesmo ainda sendo época baixa, conseguindo assim também mais opções de alojamento a preços bons. O método de escolha, claro, R&B! (Ryanair & Booking!)

Cala Millor, vista do Hotel Voramar.

O Voo

A reserva na Ryanair, que voa três vezes por semana para Maiorca, às 3ªs, 5ªs e Sábados, foi rápida e simples. Os preços, esses, também foram "à la Ryanair", ida e volta para os dois, 74.04€. Acrescentada uma mala de 20Kg (assim levávamos perfumes e etc.), ficou tudo por 104.04€! Paguei com paypal, sem custos adicionais.

Após a reserva, passamos para a fase em que a Ryanair tenta ganhar mais uns €€! Vender lugares prioritários, fast-check, mala de cabine na cabine (que agora segue no porão) e marcação de lugares, sendo que algumas opções já implicam outras. A marcação de lugares, já permite fazer o check-in a 60 dias, enquanto que o normal são entre 4 dias a 2 horas antes do voo.

No nosso caso, iriámos ter que fazer o check-in no destino, mas como levávamos telemóvel (o Roaming já não é entrave em Espanha e vários países na Europa) e o Hotel tinha PC disponível para uso, não havia problema.

Check-in

Como decidimos que não iríamos gastar dinheiro na marcação do lugar, ao efectuar o check-in, os lugares destinados foram o 6E (meio) e o 32B (meio).

Claramente, para incitar as pessoas a comprarem os lugares juntos. E dois lugares no meio... Mas nada de preocupante! Chegados ao avião, e sentados nos devidos lugares, começa o jogo dos assentos! Imensas pessoas a pedirem para trocar de lugar, e dentro do possível, por parte dos comissários da Ryanair, sem nenhum entrave!

Tanto na viagem para Palma, como na viagem para o Porto, acabamos por vir sentados juntos. É claro que é preciso ter um pouco de sorte, para haver a disponibilidade de quem está sentado trocar de lugar, mas nos dois voos, se não me engano, quem pediu para trocar, conseguiu-o.

Viagem de 1h40 para palma, 1h30 para o Porto, com as incontornáveis trombetas a tocarem no final!

De referir que o Aeroporto do Porto (é assim que a ANA o designa...), já tem uma nova zona de embarque e controle de bagagens (ainda parecem estar a terminar as obras), mais ampla, e que despacha muito mais passageiros (já falado aqui). Este é um contraste com o Aeroporto de Lisboa, que nos últimos dias tem aparecido nas notícias pela lentidão deste mesmo processo.

Shopping around!

Sinal verde, toca a andar!

Muita neve ainda na Serra da Estrela (penso eu que será...)

As raspadinhas da praxe!

O Parque no Aeroporto

Como os dias que íamos estar fora não eram muitos, e o horário de ida calhava a meio do dia de trabalho, resolvi utilizar um dos vários parques de estacionamento low cost que proliferam na zona do aeroporto.

Decidi utilizar o serviço do parkingporto.com, com um custo de 4.5€/dia parque descoberto, ou 5.5€/dia, parque coberto. Além do estacionamento, também efectuam serviço de lavagem, interior e exterior, com um custo de 7€, ou 12€ por dentro e por fora. Assim quem quiser ter o carro lavado sem ter que estar à espera, é só escolher este serviço! Optei por o deixar no descoberto.

Efectuada a reserva pela net, recebi um mail de confirmação, com os dados que tinha inserido, e com as instruções de entrega. Na chegada, iria estar alguém com um colete verde à espera, e que levaria o carro. Chegados ao aeroporto, lá estava o senhor à hora marcada! Tiradas as malas do carro, entregue a chave, e é efectuada uma gravação com o telemóvel ao carro a toda a volta, para evitar eventuais situações de queixas. Muito bem!

Na chegada, após recolhermos a mala, como pedido no mail, liguei com os senhores, em 5 minutos estavam à porta do aeroporto! Fiquei cliente, sim senhor!

Parking Porto Low Cost
Rua da Estrada, 464
Crestins Moreira
Web: http://parkingporto.com/
Tel: 224 934 857/931 355 607

O Hotel

O Hotel em que ficamos, Hotel Voramar (3 estrelas), é mesmo em cima da praia, e ficou por um preço bem jeitoso! Efectuei a reserva pela booking, com uma margem boa de cancelamento gratuito, para o caso de eventualmente surgir alguma opção ainda mais apetecível!

A nível de avaliações de utilizadores Booking, este Hotel tem 8.5 no global, 9.4 na localização (mesmo em frente à praia), e 8.8 na limpeza.

Das várias opções que foram surgindo na fase de selecção, escolhi um quarto com vista lateral para o mar, e com meia pensão. Tudo, ficou por 265,60€ mais 0.55/pax noite, de taxa turística. Contas finais, 270€, 67.5€ por noite! Uma pechincha!

O Hotel é um edifício de 1973, foi completamente remodelado em 2000, e dá aspecto de ter recebido outra remodelação recentemente. Está impecável, tanto nas àreas comuns, como nos quartos. A limpeza é patente em todos os locais. Tem um bar/esplanada virado para a praia, onde se podem beber umas cañas ou apreciar um Gin tónico. As margueritas, essas, não são grande coisa!

Em volta, quase tudo é zona pedonal. Só mesmo a contornar o Hotel é que se anda de carro, e ao correr do mar, existe uma ciclovia (sim, aqui os ciclistas são muito bem tratados).

A comida, que tantas vezes fica uns furos abaixo daquilo que se espera, aqui era muito boa! O jantar, tipo buffet, estava bem recheado sempre, e continuamente a ser reposto. O live cooking contemplava sempre peixe e carne, e sempre diferente todos os dias. Queijos e enchidos de qualidade, como se espera que os espanhóis tenham, também estavam sempre na zona de frios. Este foi um dos grandes pontos a favor deste Hotel.

O único senão, e realmente um pouco 'castrador', é que o jantar era servido entre as 18H30 e as 21H, para agradar à esmagadora maioria de alemães que ocupavam este Hotel. O pequeno almoço, esse era à grande, das 07h45 às 10h45!!

A omolete da praxe!

A ciclovia

Dois destemidos!

A experimentar a praia!

Frigo bar, 2€ por dia... para estar ligado!

Ao chegar ao Hotel, e como tínhamos chegado já fora da hora de jantar (cerca das 23h), mas tínhamos notificado via Booking do nosso horário, tiveram a atenção de guardar um prato de frios  para o nosso jantar! Não estava à espera, sinceramente. Um ponto a favor!

Hotel Voramar(↗)
2, Carrer de Binicanella, 07560 Cala Millor
Majorca

Pontos fortes:
- Localização. Além de ser em cima da praia, está pertíssimo de vários mini-mercados
- Comida excelente
- Limpeza
- Wifi gratuito e bom, em todo o Hotel. Para fazer o check-in da Ryanair deu imenso jeito
- Estacionamento gratuito. Embora fosse num parque público, a cerca de 150mt do Hotel, só por não se pagar, tenho que considerar positivo. Em Espanha, por norma nas zonas turísticas paga-se o parque nos hotéis!
- Serviço de guarda-malas
- Imensos panfletos de informação sobre tours e visitas na recepção

Pontos fracos:
- O horário do jantar! Na prática, e pela diferença horária, jantamos todos os dias entre as 19h-19h30!
- Para imprimir o papel de check-in, indicaram-nos o PC no piso de baixo. 1€ com impressora. É discutível esta opção, mas aceitável.

Em resumo, um bom Hotel, com uma óptima localização, comida muito boa e variada, que tem o horário de jantar como único senão. Só por este ponto é que eventualmente não voltaria a este Hotel. De férias, gosto de ter mais liberdade de horários, e não menos, como foi aqui o caso. Mas nada de preocupante, claro! De qualquer das maneiras, penso que na época alta ou próximo, o horário deva ser alargado. Convém verificar, de qualquer das maneiras!

Como o valor de estadia não é elevado, aqui tudo se paga, é normal que assim seja. Mas ter o frigorífico desligado, e com um custo de 2€ por dia, nunca tinha visto 😋😆. Nesta época até não utilizamos, mas de Verão, é impensável não o ter a funcionar.

Cala Millor é um óptimo sítio para férias, com imensas unidades hoteleiras, restaurantes, bares e supermercados. Não parece ser a confusão de Magaluf ou Arenal, como aliás já tinha lido, mesmo estando numa época ainda baixa.

A praia tem muita qualidade e um lindo areal.

A proximidade com vários pontos turísticos de interesse é uma das grandes virtudes, e com um carro nas mãos, conseguem-se ver locais simplesmente fantásticos! Na 2ª parte deste post vão perceber o que estou a dizer!

Trouxe Maiorca no coração! A voltar, sem dúvida!

O carro num click, Autoclick!

Cala Millor fica a sensivelmente a 70Km do Aeroporto de Palma, e há várias opções de transporte para lá, seja em táxi regular, ou em transfers, partilhados, bus, etc.

Após várias análises, decidi que o melhor era alugar um carro, e assim o custo da viagem do Aeoroporto para o Hotel, ficava logo aí diluído. Com GPS instalado no telemóvelk, mapas de Espanha, é claro, é fácil a orientação aqui em Maiorca. Alugar o carro, isso é que pode ser mais difícil...

3 Dias. 3 Dias, senhores e senhoras, que andei a ver as infindáveis propostas de rent-a-car que existem em Maiorca!! Seja de marcas locais, ou de marcar internacionais já conhecidas, a sair do Aeroporto há imensas opções de aluguer. Depois de muito pesquisar e ler opiniões, cheguei à conclusão que há duas opções de alugar carro:

- Através da marca directamente, comprando os respectivos seguros
- Através de intermediários, (www.rentalcars.com, Autoerope, RyanAir...) que nos vendem o respectivo seguro

É claro que as locadoras preferem vender o pack completo, e li alguns relatos, de utilizadores que não foram muito felizes na sua escolha, tendo surgido algumas situações chatas! Decidi então, que o melhor, para evitar problemas, seria comprar tudo directamente a uma locadora.

Os preços para 4 dias, com o seguro melhor, variavam entre os 80-90€, para um carro com bagageira grande (claro, precisávamos de levar a mala), e a diesel

É então, que num dos grupos de viagens que sigo, encontrei alguém que mencionou uma empresa que desconhecia, mas que já tem cerca de 40 balcões na europa: a Autoclick. Empresa já com mais de 12 anos, também tem 3 balcões aqui em Portugal, Lisboa (2) e Faro.

Logo na entrada do site, encontrei as palavras mágicas: 50€ de desconto no aluguer da viatura, entre dia 04 e 10 de Abril! Além do mais, ofereciam o 2º condutor (6€-7€/dia eram os valores que rondavam), o que permitia que a Ana também conduzisse o carro, ficando eu encarregue das fotografias!

Contas feitas, para 4 dias, 49,44€, com o seguro Total Relax + (jantes, espelhos, assistência em viagem, etc.). Esta modalidade do seguro não implica a franquia (ronda os 1000€, mínimo), e unicamente uma caução de valor fixo de 100€, que é devolvida se o carro for entregue na data correcta, e com o depósito cheio (como é entregue). permite também efectuar o aluguer com cartão de débito. Uma pechincha!

Chegados ao Aeroporto, passado 10/15 minutos chegou o shuttle, que nos levou até ao escritório e estacionamento. 15 min. para tratar da papelada, ainda fizeram um upgrade à viatura alugada (não havia Clio para entrega), e ficámos com um Fiat 500L, diesel também, para conhecer a ilha!!

O nosso pópó!

Na entrega da viatura, pediram para colocar o carro próximo da lavagem (não, não pagamos...), apontaram os km feitos (entregaram-nos o carro com 9700Km), uma volta ao carro, só para ver se estava tudo bem (o seguro realmente vale a pena), cancelada a caução de 100€ no tablet, feito à minha frente, e foi enviado um mail de finalização do contrato. 2/3 minutos, e já estávamos prontos para ir embora! Super rápido!

Autoclick Palma
Carrer Can Rius esquina con carrer de Can Franc. Poligono de Son Oms.
Palma de Mallorca - 07199
Tel:  0034 871520280
Web: www.autoclick.pt
Fb: https://www.facebook.com/AutoclickAluguerDeAutomoveis/

A favor:
- com o seguro Total Relax, ou Total Relax +:

• Sem Franquia, caução de 100€
  • Pagamento com cartão de débito

UPDATE:
Tive conhecimento que a companhia em questão fechou devido a uma fraude financeira ainda no ano de 2018...

Contas feitas:

Voo Ryanair: 104.04€, com mala de 20Kg
Alojamento: 270€
Carro: 49.44€
Total: 423.48€

Agora, toca a conhecer Maiorca!!