segunda-feira, 7 de maio de 2018

Baleares, Maiorca de Este a Oeste - Parte 3: Portos e Cuevas!

Portocolom

Dia 2: Cuevas e Calas

O segundo dia estava reservado para andarmos por locais mais próximos da nossa base, cala Millor. O destino: Porto Cristo. Aqui em Porto Cristo estão duas das mais famosas grutas de Maiorca, as Cuevas del Drach(↗) e as Cuevas del Hams(↗), e ficam relativamente próximo de cala millor, 12km +/-.

Porto Cristo

O dia amanheceu encoberto, e só lá para a frente é que abriu totalmente, o que me 'estragou' um pouco as fotografias que pretendia tirar. Algumas das que estão aqui não prestam a devida homenagem ao local, mas já dá para imaginar.

Iniciada a viagem, a primeira paragem iria ser feita num supermercado, para comprarmos protector solar (sim, não levamos, achamos que não ia ser preciso...), que tanta falta nos fez no primeiro dia. As marcas nos braços e na cara ainda eram bem visíveis! Chegados a Porto Cristo, encontramos um Eroski (cadeia espanhola), e além do protector, compramos água, que bem faz falta!

Em frente, estava uma loja dos chineses, onde aproveitei para comprar um boné (sim, também não levei boné, muito inteligente, não?!?), que me acompanhou pelo resto dos dias. 3.20€, e siga caminho!

Seguimos as placas indicativas das Cuevas del Drach, que são bem visíveis, e chegamos à praia de Porto Cristo, situada numa lindíssima baía de águas cristalinas!

O chapéu azul!

Numa das escarpas, situa-se um restaurante de nome Flamingo, que além da privilegiada localização, tinha na lista sardinhas na brasa! Ficamos tentados, mas ainda seria um pouco cedo para almoçar. Em volta da baía existem várias opções de restaurantes, ficando à consideração de cada um escolher o que melhor lhe parece.

Aqui, o estacionamento é pago, nas ruas ou no estacionamento subterrâneo que existe mesmo no centro. Não tivemos dificuldade para arranjar lugar, numa rua a subir próxima da praia, mas, claro está, em época de mais calor, deve ser virtualmente impossível!

A praia é pequena, e também deve ser difícil ver a areia na época de Verão, mas é sempre uma questão de tentar, as águas cristalinas são tentadoras...

Cuevas del Drach

As Cuevas del Drach(↗) (Covas do Dragão)são um dos pontos turísticos mais referenciados aqui em Maiorca, e a ideia era fazer uma visita. Estas cuevas (grutas) têm cerca de 1200m de extensão, e 25m de profundidade. Aqui a atracção principal é fazer o passeio de barco  ao som de música clássica, visto estar aqui o que é considerado um dos maiores lagos subterrâneos do mundo.

A visita demora sensivelmente 1H, e embora a vontade fosse muita, como pode ser um pouco clautrofóbico (a Ana não é muito fã de espaços fechados...), depois de pensarmos bem, decidimos não fazer esta visita. De qualquer das maneiras, para quem não tiver este problema, é um ponto de visita obrigatório.

As Cuevas del Drach ficam situadas em Porto Cristo, Manacor, e ficam a 3/5 min de carro desde o centro de Porto Cristo, estando bem explicadas as direcções no site. As Cuevas del Hams também ficam próximo daqui, e são outra opção de grutas para visitar.

Ctra Cuevas s/n 07680, Porto Cristo
Bilhetes: 15.5€ adultos (>13 anos), 8.50€ crianças. Online, fica 0.50€ mais barato

Cales, Calas e Portocolom

Posto isto, estava na hora de seguirmos viagem. O destino seria Portocolom,  para almoçarmos na zona do porto (aqui cada local tem um porto!). Pelo caminho, fomos passando por destinos que já tinhamos conhecido através das várias informações que fomos recolhendo. Cales de Mallorca, Cala Domingos, Cala Murada, são algumas das praias e baías por onde passamos.

Todas (ou quase todas) estas calas (enseadas) tem as mesmas características, escondidas do mar, água límpidas e cristalinas, com um azul de encher o olho, e areia branca e fina. Locais realmente incríveis, e que com a água mais quentinha (ainda estava muito fria...), convidam mesmo a um mergulho!

Cala Domingos

Portocolom

E chegamos então a Portocolom! Na tranquilidade do Club Nàutic de Portocolom, encontram-se vários restaurantes, todos eles com bom aspecto. Esplanadas ao correr do cais servem os pratos que fazem as delícias de quem escolheu este local para apreciar o bom da gastronomia espanhola e maiorquina.

Celler Sa Sínia

Para almoçar, depois de espreitarmos as listas expostas em 2 ou 3 restaurantes da zona, escolhemos o Celler Sa Sínia(↗) . Ficamos, claro está, na esplanada. Da lista que nos apresentaram, para não estarmos a 'inventar' muito, fomos no prato do dia. Sopa, prato de peixe ou carne, e sobremesa caseira por 19.5€/Pax.

Aqui por Maiorca, nas zonas à beira-mar os preços nunca são muito em conta, mesmo em zonas como Portocolom, que é bem mais tranquila. Também é certo que a qualidade dos pratos e apresentação é refinada, como se pode ver pelas fotografias, é uma constante dos restaurantes daqui. A cozinha espanhola é muito evoluída, com grandes chefs e muitas estrelas michelin, e também se fazem valer um pouco disso, e com toda a razão. E férias são férias, siga!

Para mim escolhi Corvina em cama de legumes e batata, com pinhões (aqui há muitos pinheiros), que estava deliciosa. A Ana foi no porco ibérico com pimentos e tomate. Flawless!

Para acompanhar, um Rioja rosado Luis Alegre 2016. Confesso a minha ignorância e desconhecimento em vinhos espanhóis, e por isso mesmo, apostei na região, Rioja, essa sobejamente conhecida. E não me enganei!

Para terminar, uma crema catalana para mim, e um sorvete caseiro para a Ana.
"O sorvete não está muito sólido, porque foi feito à pouco, é caseiro", diz-nos a funcionária que nos atendeu. E era, e estava delicioso!

Farol de Portocolom

Durante o almoço, pudemos apreciar a paisagem, e reparamos num farol que se erguia no alto de um rochedo. Perguntamos no restaurante como se ia para lá, ao que nos responderam que era fácil, era só ir acompanhando a baía. Infelizmente, estava fechado, e só conseguimos tirar fotografias através do portão enferrujado que barrava a entrada.

Daqui ainda demos uma saltada ao Mirador En Caubó, onde se tem uma vista fantástica (posso estar a ser repetitivo com esta 'história' das vistas fantásticas, mas em cada ponto que passávamos, ficávamos deslumbrados!)

Baía de Portocolom

Um veleirozito, que dava tanto jeito!!

Roadmap!

No Mirador En Caubó

De regresso a Cala millor

Estava na hora de voltar a Cala Millor. O dia tinha sido comprido, mas proveitoso. Passamos por locais fantásticos, e tivemos a sorte de o sol ter surgido a meio do dia, acompanhando-nos na nossa viagem. o Fiat 500L, mais uma vez, teve como piloto a Ana, enquanto eu vinha a apreciar a paisagem!

A vista da nossa baía em Cala Millor também era bem bonita!

Esta lagosta tinha a mania...

Finalizamos o dia na esplanada do Voramar, o nosso Hotel, a tomar uma bebida, e a apreciar os passantes e os 'praiantes', que anda há gente corajosa! De nossa parte ia ser difícil entrar na água, a temperatura ainda era proibitiva...J