sábado, 19 de outubro de 2019

Martinica, a Flor das Caraíbas: Planear a viagem!

Jardin de Balata

Martinica foi o destino escolhido para o tempo de descanso que normalmente temos em Setembro. Tínhamos decidido ir para uma zona de praia e calor, e com água quente, claro. O verão cá estava a ser fraco, e continuou fraco, e esse foi um dos factores decisórios. No ano passado tínhamos feito um périplo pelo mediterrâneo a bordo do MSC Seaview(↗), e apanhámos muito calor, mas não fizemos praia, praia!!

Estiveram alguns destinos em cima da mesa, mas quando surgiu a hipótese Martinica, ficou logo decidido! Além de os preços estarem bem apetecíveis, era exactamente isto que queríamos para destino final: Sol, calor, mar. Em resumo, Caraíbas! Sim, e nós somos fãs das Caraíbas…

Sendo um departamento francês ultramarino, estamos na Europa (euro, roaming de telemóveis, cartão de cidadão para viajar), mas a 6000km de distância! A língua, claro, o francês, mas também o crioulo. Aqui o nível de vida é equilibrado, não havendo as assimetrias que em alguns dos países nesta zona se encontram.

O seu espírito caribenho, esse está sempre presente, mantendo o carisma e personalidade da ilha.

Os voos

Para Martinica, há voos diários a sair de Paris-Orly, a Air France e a Corsair são duas das companhias que operam este trajecto. Escolhendo a hora que mais nos convinha e as datas, optámos por ir na Corsair, que chegava a Fort-de-France pelas 17h locais. Todos os preços verificados na net, e toca a pedir valores à nossa agência de viagens de sempre.

Como ainda não abdicamos de levar ‘meia casa’ de férias, levámos uma mala de porão, e uma mala de mão. Para o destino que era, calções, t-shirts e fatos de banho, e pouco mais seria necessário.

Voos marcados na Turitropical, iríamos fazer Porto – Paris na Tap, e regresso na Aigle Azur. Sim a Aigle Azur, que faliu no início de Setembro! Sorte a nossa que como estava tudo nas mãos da nossa agente de viagens favorita, a Carla Brandão, ela cancelou com a Aigle Azur, e remarcou na Transavia, que faz diário este trajecto. Sem custos adicionais!

Tudo somado, o total dos voos  Porto -> Fort-de-France -> Porto ficou nos 985€, nem 500€ por pessoa, e com uma escala só, e simples. Nada mau, não?

O Alojamento

Para a estadia, e após várias e complexas pesquisas (clarooo!!!), verificámos as diferenças entre os vários alojamentos. Opções de apartamentos (aparthotel ou aldeamento, mais ou menos) há bastantes, e por valores simpáticos. Para 8 noites consegue-se andar nas casa dos 400€-450€, dependendo da localização.

Todas estas opções que vimos eram só alojamento, todas incluíam WiFi gratuito e em alguns dos alojamentos, era disponibilizado pequeno almoço, que variava entre os 12€-15€ por pessoa (!!).

A nossa escolha recaiu sobre o Hôtel Bambou, em Trois Illets. A zona de praia era boa, e o Hotel muito bonito, todo com bungalows coloridos. Este Hotel inclui na tarifa o pequeno-almoço e o jantar, este último sem bebidas incluídas. O preço? 1052€ para 8 noites.

Como os valores de pequeno almoço variavam entre os 192€ e os 240€ para a nossa estadia total, e como o jantar já estava incluído, os valores em relação a alugar só um quarto em aparthotel/aldeamento eram válidos. As vantagens:

Pequeno almoço e jantar incluídos

Em cima da praia

Toalhas de praia grátis

Guarda-sol e espreguiçadeiras grátis

► Estacionamento grátis (nas opções só de quartos também tinha)

Nota: o valor/dia no nosso hotel de aluguer de guarda-sol + 2 espreguiçadeiras era de 25€ (5€ + 20€).

►►►DICA BOOKING ◄◄◄

A booking permite em muitas reservas o cancelamento sem custos. Neste caso, tínhamos o cancelamento gratuito até às 23h59 de dia 16 de Setembro. Dia 13 de Setembro, sexta-feira (quem disse que é dia de azar?), fui verificar (mais uma vez) se havia algum outro alojamento com melhores condições, em preço e comodidades.

O Hotel que tínhamos reservado tinha descido a tarifa de 1052€ para 894€!! Efectuei nova reserva, esperei 24h, e cancelei a reserva anterior. Resultado? 158€ poupados!

Podem fazer a reserva na booking por aqui (↗) para qualquer alojamento, e recebem 15€ de cash-back.

O Carro

Martinica tem imensas rent-a-car, desde as mais famosas e que há em todo o mundo, até às locais, mais pequenas,  por norma com melhores preços. É preciso ter sempre cuidado com a escolha que se faz, para que corra tudo bem.

Não é raro ver-se na internet queixas dos mais variados tipos sobre situações menos claras no aluguer de carros, seja porque a reserva que fez online não está lá (quando são feitas via intermediários) e as pessoas são obrigadas a pagar mais dinheiro para levantar o carro, seja porque se impingiu um seguro mais na hora de levantar.

Esta situação do seguro acontece normalmente quando a compra é efectuado através de outra empresa, como a Ryan Air ou Rentalcars, que são basicamente motores de busca de todas as locadoras. Nestes sites podemos alugar o carro pelo melhor preço, e comprar um seguro total que fica mais baixo do que comprado directamente na locadora.

Nós por norma, conseguimos sempre encontrar bons preços em locadoras locais (mas com alguma dimensão, não aquelas de vão de escada!), mas fazemos sempre pesquisa nestes motores de busca, para termo de comparação.

Ainda este ano na Gran Canária conseguimos um preço fantástico numa locadora que opera exclusivamente no arquipélago das Canárias, a AutoReisen.

Em Martinica, escolhemos a Jumbo Car Martinique, uma das mais conceituadas na ilha. Dacia Sandero a gasolina, 8 dias, com franquia de 650€ (aqui não há com franquia zero) com seguro extra de vidros, espelhos e pneus, 154,28€, pouco mais de 19€ por dia.

A locadora tem o escritório à saída do aeroporto, e um shuttle para nos levar ao local de levantamento e entrega, que é mesmo perto, nem 2 minutos de carro.

No levantamento, cartão de crédito para efectuar a reserva do valor da franquia,  apresentaram o papel com os toques que o carro já tinha, verifiquei se estava tudo bem, e siga! A caminho do Hotel.

Na entrega do carro, no mesmo local, verificaram se estava tudo bem, assinei num pda, e estaria tudo correcto. Mas como não me entregaram confirmação da anulação da reserva da franquia, fui ao balcão ( o rapaz que recebeu e verificou o carro não falava inglês, e o meu francês é escassoooo), e reclamei, claro.

Explicaram que estava não havia problemas, que era assim que funcionavam, mas reiterei que precisava de uma confirmação da anulação da reserva! Surpresas só no aniversário, e se tivermos em atenção pequenos pormenores, evitam-se muitas vezes situações desagradáveis.

Como pelo terminal ATM , pelos vistos, não conseguiam imprimir nenhum talão, entregaram-me um papel a confirmar que o carro foi entregue em condições. Já viram o que era eu ter que ir a Martinica de propósito reclamar por causa de uma qualquer conta que me debitassem no cartão de crédito? 😂😂

De qualquer das maneiras, a empresa pareceu-me muito séria. Passado 15 min de termos entregue o carro, recebi a factura por e-mail do serviço. Muito bem!

►►►DICA ◄◄◄

Utilizámos o  código de desconto Vacances, e obtivemos um desconto de 5%.

Contas finais!

Martinica revelou-se uma excelente surpresa. Bem, surpresa só em certos pontos, que iríamos encontrar uma ilha típica das caraíbas, já tínhamos essa noção. A questão principal é que aqui nas Pequenas Antilhas, há bastantes ilhas/países, e pela sua dimensão, o turismo não é de massas, mas sim mais exclusivo, o que por norma se reflecte nos preços. Opções de TI, só encontrámos um Hotel, e para valores bem elevados!

Para conseguir esta viagem por estes preços foi preciso também procurar bastante, para não fugir do orçamento.

Os voos foram a um bom preço, e exactamente como gostámos, com saída do Porto. Já se sabe que se fosse com saída de Lisboa, os custos aumentavam, além das horas que se perdiam na viagem, tanto na ida como na volta. E depois de fazer 8 ou 9 horas de avião, fazer ainda mais 300km para chegar a casa, é dose!

O Hotel foi um grande achado! Muito bem localizado, com uma praia e mar espectacular, tudo aqui é cuidado. O jardim envolvente é lindíssimo, e todos os dias há gente a cuidar dele. A limpeza em todo o espaço do Hotel é um facto a salientar. Os quartos, espaçosos e bem equipados, com ar condicionado extremamente silencioso.

As camas, com excelentes colchões e almofadas, permitiram-nos um óptimo descanso, e é um dos pontos que se deve ter sempre em consideração (em Maio, na Gran Canária, o Hotel(↗) era bom mas a cama era fraca, com um colchão realmente mau!). Quartos sempre limpos e bem limpos, tudo com muita atenção.

A comida é muito boa, mudando todos os dias e com várias opções. Não pensem que há um balcão infindável com todo o tipo de comida, estilo resort na República Dominicana, mas é um buffet bem jeitoso.

Um ponto a referir, que já tinha lido nas críticas no TripAdvisor, pouca fruta, ainda para mais num local que fruta tropical é o que não falta. Será o único ponto não tão positivo em relação à alimentação

A cortesia e simpatia de todos os funcionários do Hotel é também patente. Para quem se chateia de ir para resorts onde os funcionários estão sempre à espera de gorjeta, pode vir para Martinica à vontade! Aqui nunca sentimos isso de maneira alguma. Será mesmo uma questão cultural, e claro, como estamos em território francês, os ordenados serão equiparados com os do continente, o que leva a provavelmente não existir essa necessidade também.

Vamos lá então a contas!

Voos (seguro incluído)- 985€
Alojamento - 894€
Carro - 154€ + 66€ de gasolina -> 220€

No total, 2100€ para os dois, contas redondas. Os gastos vários que tivemos (comida nos aeroportos, almoços, entradas jardin de Balata, souvenirs), ficaram por 360€.

Tudo somado, 8 noites (não são 8 dias, 8 noites) nas caraíbas, num pequeno paraíso, 2460€.

E então, de que estão à espera para ir conhecer Martinica?

►Informações úteis

Indicativo: +596. Roaming igual à Europa
Fuso horário: UTC/GMT -4 ( no horário de verão, - 5h em relação a PT continental)
Electricidade: 220v/50Hz
Visto: Cidadãos da união europeia e Suiça não necessitam
Água da torneira: potável
Vacinas: Não são obrigatórias

►Links úteis:

Voos: Turitropical (↗)
Alojamento: Hôtel Bambou (↗)
Rent-a-car: Jumbocar Martinique (↗)