sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Volta a Portugal 2018: na Senhora da Graça!

Refreshing!


A Volta a Portugal é um dos eventos desportivos que mais gente movimenta, sem dúvida. Entre adeptos da modalidade e curiosos, são milhares de pessoas que enchem as bermas das estradas para verem a passar verdadeiros super-homens. Muitos pernoitaram no monte, em barracas ou carrinhas-dormitório improvisadas! As garrafas de cerveja que fomos encontrando durante toda a subida, eram sinónimo que aqui ninguém desidratou...




 Espectadores atentos!



Em fila!


A vaga de calor repentina que se fez sentir no início de Agosto, coincidiu com o início desta prova, e o esforço e dificuldades que por norma os ciclistas passam, foram agravadas. Os incêndios que lavraram na serra de Monchique, também não ajudaram em nada. 

Com só um dia de descanso entre a 5ª e 6ª etapa, os 11 dias de prova tiveram bastantes desistências devido a esse calor intenso. Desidratações e insolações foram a causa mais comum, além das naturais quedas, que ocorrem sempre.

Para finalizar a volta, como de costume, a penúltima etapa definiria em definitivo o vencedor. A subida do Monte Farinha, em Mondim de Basto, até ao topo, na Sra. da Graçla, é realmente um dos maiores obstáculos que os ciclistas têm. Além de já terem 9 dias e mais de 1300km nas pernas, termina com uma subida de 7km, com 7,9% de inclinação, e foi feita debaixo de um sol tórrido.



7.9%, sempre 'arroz'!!


Foi para aqui que o meu amigo Fausto me levou. Amante do ciclismo, quase trata os ciclistas por tu, e conhece-os quase todos! Eu, que nunca tinha ido à que dizem ser a mais emblemática etapa da Volta, lá fui com ele, pronto para tirar umas fotografias! 

Imensos foram os cicloturistas que encontramos por aqui, todos com o mesmo objectivo: Fazer o mesmo trajecto que os ciclistas, a subida até ao topo! Encontramos gente de todas as idades, desde benjamins, até às 'velhas guardas', todos movidos pela mesma paixão, o ciclismo.



 Dos mais experientes...

...aos novos praticantes!





Toca a subir!


Preparadíssimos para a subida, o Fausto com uma mochila com duas garrafas de água com sais, e umas barritas energéticas, caso fosse necessário, e eu com a minha mochila da câmara com as lentes às costas. Subimos a pé quase até ao km 3, onde estacionamos para ver esse final empolgante. Ora vejam...



 A Sra. da Graça!

 A caminho!

 Todos os meios de transporte são válidos para ver o final da etapa!!

 A zona VIP. Ainda chamaram por nós, mas tínhamos que seguir!! 😃😄



 Aqui é que começa a doer!





 Ainda falta muito?!?



 Quem não tem cão...









 Km6, a última barraca com cerveja!

Toca a aproveitar!









 Frango de churrasco é que não podia faltar!!

 Autocaravanas um pouco por todo o lado! (e as respectivas garrafas...)



 Sobrado, terra de campeões, aqui bem representado!

 A montar o pórtico do Km 4









 Um dos pontos de passagem do PR. Tenho que vir fazer este trilho!









 Água!!!

Toca a atestar!

As marcas de suor de carregar a mochila são bem visíveis!!

 Aí vem eles, o helicóptero já por aqui anda!

  O primeiro a passar por nós, David Rodrigues



 Aqui, Jesus del Pino

 O grupo do camisola amarela! César Fonte à cabeça, Ricardo Mestre, e Raúl Alarcón!







 Luis Afonso

 Luis Afonso na roda de Alejandro Marque

 Bruno Silva

 Xuban Errazkin

 Debaixo de 35º, toca a refrescar, para aguentar os últimos Kms...

 ...e hidratar também!

Wilmar Pérez Muñoz, um colombiano 







Victor Niño

 A necessidade aguça o engenho...



 O resto do pelotão!







 Para finalizar, o carro vassoura!!



A identificação dos ciclistas, é claro, foi feita pelo Fausto, que é o verdadeiro aficionado! Portanto, alguma má identificação, a culpa é dele!!! 

Fiquei fã, sinceramente! A Volta a Portugal ( e particularmente esta etapa), é uma grande festa! Os milhares de pessoas que a acompanham, para ver e apoiar os corredores assim o confirmam! 

Para o ano, lá estarei!!





4 comentários: