quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Valinhas: Onde o Rio Leça ainda é riacho!

Rio Leça!


Santo Tirso é um dos meus locais de eleição para ir descomprimir, e fazer uns passeios no meio da Natureza. É aqui que nasce o Rio Leça, que desagua no Porto de Leixões, em Matosinhos. Monte Córdova é onde nasce, e a sua nascente está identificada com uma pedra enorme onde se pode ler isso mesmo: Nascente do Rio Leça. 



A nascente


Toda esta zona é atravessada por percursos PR (pequena rota), devidamente assinalados com placas e indicações ao longo do trilho, cruzando-se muitas vezes uns com os outros, dando a possibilidade de inventar um novo percurso. Trilhos de floresta e caminhos rurais é o que não falta. 




Encruzilhada!






Os locais por onde passam estes trilhos, foram muito bem escolhidos, e não deixam ninguém indiferente. Muitos são os curiosos que por aqui andam, trilheiros, pessoal das BTT, e até motas de monte, estas cortando o silêncio que se faz sentir por toda esta zona.









Castro do Monte padrão



Por aqui, também se pode aprender um pouco de história. Um dos percursos, passa pelo Monte Padrão, onde sobranceiro à encosta, se encontram as ruínas de uma civilização castreja. É aqui o castro do Monte Padrão. Com um Centro de Interpretação no início do percurso, que infelizmente nunca encontrei aberto (poderá ser só por marcação...), pode-se fazer o percurso até ao alto do monte, e deliciar-nos com as vistas do Vale do Ave. Ainda mais no alto, o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, onde de verão e com boa visibilidade, se pode avistar o mar!






















O marco geodésico do Monte Padrão: 413 metros de altitude!

 Ao fundo, o Santuário de Nossa Senhora da Assunção




A flora nesta zona é diferente daquilo a que normalmente se vê. Sobreiros e carvalhos são predominantes, e deixam um tapete fofo na subida para o alto do monte. A conservação do espaço é cuidada, demonstrando a preocupação das entidades responsáveis na conservação de tão importante marca da nossa história e dos povos que aqui habitaram. De parabéns!


Acompanhando o Rio Leça


Um dos percursos que eu mais gosto tem início na Serra Hidráulica de Pereiras. Este percurso é um daqueles que eu 'aldrabo', fazendo uns pequenos desvios pelo caminho. O Leça acompanha este percurso, até às famosas quedas de Fervença, que de Inverno dão um espectáculo a quem as visita.


















No outono, não faltam ouriços no chão!



















E para visitar?


Para ter toda a informação sobre estes trilhos PR, nada melhor que consultar o site da Câmara Municipal de Santo Tirso(↗). Tem lá toda a informação detalhada, e com os percursos em formato digital (PDF) para se poder imprimir.



Para mais trilhos:


👉  Trilhos e mais trilhos!

Informações úteis:

Câmara Municipal de Santo Tirso
Praça 25 de Abril, 4780-373
Santo Tirso, Portugal
Telf: +351 252 830 400
m@ilsantotirso@cm-stirso.pt
Webhttps://www.cm-stirso.pt/

Percursos
https://www.cm-stirso.pt/pages/714

Loja Interativa de Turismo
Largo Coronel Batista Coelho, porta 54
4780|373 Santo Tirso
Telf: +351 252 830 411

m@il: turismo@cm-stirso.pt

Bombeiros Voluntários de Santo Tirso
Telf: +351 252 853 036

Bombeiros Voluntários Tirsenses

Telf: +351 252 830 500

6 comentários:

  1. Que belas fotos! Fiquei cheia de vontade de ir conhecer, adoro esses recantos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Shetravels! O local é realmente muito bonito! coloque na sua lista, que vale a pena!

      Eliminar
  2. Fiquei com enorme vontade de visitar o castro do Monte Padrão. Gosto sempre de recolher impressões nesses locais e tentar imaginar a vida na altura em foram construídos. Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
  3. Miss DeBlogger, e olhe que é um belo passeio! E a zona envolvente é realmente bela e tranquila, onde se consegue um contacto com a natureza fantástico! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu não diria "onde o rio é riacho", eu diria "onde o rio ainda é limpo"...

    ResponderEliminar