terça-feira, 8 de setembro de 2020

Quinta de Curvos, um conto de fadas!

 



Portugal é um país magnífico, e com uma beleza única, disso ninguém tem dúvidas. Eternizado como 'jardim da Europa à beira-mar plantado' no poema "A Portugal", de Tomás Ribeiro, um pouco por todo o lado temos a confirmação disso mesmo: paisagens de cortar a respiração preenchem o nosso país um pouco por todo o lado. Difícil é saber qual a mais bonita, e as opiniões dividem-se, claro!

Para dificultar ainda mais a tarefa, descobrimos recentemente que temos também uma rota de Jardins Históricos por cá! Não que seja surpresa - porque os temos, bastantes e lindos -, mas porque as atenções se focam em roteiros mais conhecidos, com baloiços e balancés, rios e miradouros, entre outros tantos.

E foi depois de termos (re)visto o programa sobre os Jardins Históricos em que a 'nossa' Quinta da Aveleda foi a anfitriã, que vimos imagens da Quinta de Curvos e seus jardins. Ficou assim decidido irmos visitá-la no sábado seguinte.


A Quinta de Curvos





A Quinta de Curvos originalmente tomou o nome de Quinta de Santa Marinhas, quando foi construída em meados do séc. XVI. Dos seus 17 ha, 10 são de jardins, e os restantes são ocupados por vinha, sendo esta a principal actividade da quinta, a produção de vinho.

Em 1709 já teria o nome actual, quando é instituído o morgadio da Quinta de Curvos, e em 1974 é adquirida pelos actuais proprietários, a família Fonseca. 

E foi o sr. José Fonseca que nos recebeu no final da alameda de plátanos que atravessa o jardim. 




Tínhamos telefonado para marcar a visita, tendo-nos sido dito que como estavam em preparação para as vindimas, não poderiam disponibilizar ninguém para nos acompanhar na visita guiada. " Mas podem ir, fazem é a visita por vocês." 

Indicando-nos por onde poderíamos começar e que percurso poderíamos fazer, pediu desculpa por não nos poder acompanhar, mas "as vindimas estão à porta", e a preparação já estava a decorrer. 


Os jardins!


Começamos pelo que é a zona mais impactante da visita, o lago! Com um torreão sobranceiro às aguas verdes, por cima de um gruta com detalhes românticos deliciosos! Estalactites artificiais pendem do tecto, e os passadiços serpenteiam em volta do interior, cada um levando a uma saída. A vista é magnífica, e os 'aaahhs' e 'ooohhs' são os únicos sons que inicialmente conseguimos emitir!


























A zona envolvente do lago é a que mais salta à vista, com árvores a abrigá-la e que lhe dão uma sensação de calma e tranquilidade. Já nos imaginávamos com um cesto de piquenique, para aproveitar todo este ambiente bucólico na sua plenitude! 














Uma casa de Hobbit (é ou não é parecida?!?) e uma sombrinha gigante surge-nos no caminho para as vinhas. Aqui o jardim é diferente do do outro lado da alameda de plátanos que o separa












Fomos terminando a visita - que nos ficou a parecer curta, claro - , passando pelas vinhas desta Quinta de Curvos. Daqui saem vinhos premiados das diversas castas que aqui se produzem - alvarinho, arinto, loureiro, entre outras.
















Terminámos a nossa visita a passar uma vez mais pela zona do lago, e pela suas várias pérgolas cobertas de plantas. Não queríamos vir embora, apetecia-nos ficar ali mais um bom bocado a desfrutar de toda esta paisagem incrível! Ficou a promessa de voltarmos, e fazermos a visita completa, para ficarmos a saber mais histórias desta quinta. E ao longo dos centos de anos que a Quinta de Curvos já conheceu, histórias não devem faltar!



E que tal esta Quinta de Curvos?


Vale bem a pena fazer a visita a este espaço. A produção de vinho é a actividade principal, mas faz parte também da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, e o magnífico jardim faz jus a isso mesmo.

Está integrada na Rota do Baixo Minho, e pode ser visitada mediante marcação. Nós fizemos a visita por nós próprios, devido a estarem na preparação para as vindimas, mas ficámos com a certeza que vale a pena fazer a visita guiada, e também conhecer a história da produção do vinho.

A Informação que temos é que a visita é paga, embora nós não tivéssemos pago devido a não poderem fazer a visita guiada, como já explicámos. Mas nada como ligar para lá, para ficar a saber.

Fica aqui toda a informação necessária:



Quinta de Curvos

Avenida Rodrigues Faria, 533
4740-438 Forjães, Esposende
Portugal

GPS. 41º36’034’’N - 8º44’23.0’W

 :+351 253 871 555
📱: +351 964 770 088
Facebook: Quinta de Curvos


Associação Portuguesas de  Jardins Históricos:

 :+351 969 673 750


Jardins pelo mundo:


👉 Jardin de Balata

👉 Jardim Canario Viera y Clavijo



2 comentários:

  1. Boa noite.
    As visitas sao pagas? Seja com ou sem guia? Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Como já explicamos em cima, nós não pagamos, penso que por não fazermos a visita guiada e estarem em época de vindimas. Mas nada como ligar para lá para eles esclarecerem. Aproveite, que é um espaço único!

    ResponderEliminar