quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Barcelonando! Fast Track

Praça de Espanha

O Guia rápido!

Barcelona tem imensos locais de visita obrigatória, sobejamente conhecidos. A Sagrada Família, as Casas de Gaudi, as Ramblas, são alguns dos exemplos mais conhecidos. Mas eles são muitos mais! Na  impossibilidade de conhecermos todos no curto espaço de tempo que iríamos estar em Barcelona, fizemos um plano dos locais que poderíamos ver com calma, sem andar a correr.

Achamos que a informação que aqui colocamos faz falta (a nós fez), porque para se apreciar tudo, é necessário saber estes pontos básicos! Preços, transportes, como se deslocar entre os pontos de interesse, onde guardar as malas, são pontos importantes, que ficam aqui na Fast Track!

E como é preferível ver algumas coisas, e bem, do que ver muitas, e mal, (este foi o princípio que utilizamos, e bem!), percorremos então nestes 2 dias os seguintes sítios:

Dia 1
- Ciutat Vella
- Sagrada Família

Podem ler o percurso do 1º dia aqui:👇

Barcelonando! Dia 1

Dia 2
- Camp Nou
- Praça de Espanha
- Catedral Barcelona
- Mercado la Boqueria
- Arco do triunfo

O percurso do 2º dia, está todo aqui: 👇

Barcelonando! Dia 2

Como andar por Barcelona

Barcelona tem uma rede de transportes bem completa, e que cobre todas as zonas da cidade. Para quem vem para aqui 'barcelonar', uma das melhores opções é o Cartão Hola BCN. Além de dar acesso ao Aeroporto El Prat, permite que se utilizem todos os transportes públicos. A única restrição é a utilização nocturna, que não está incluída.

- Hola Barcelona Card 2,3,4,5 dias (excepto noite) - Metro, Bus, Tram, Comboio, Funicular

Se comprar o cartão online (tem 10% de desconto), basta imprimir e levar o voucher, e trocar por um ticket em qualquer posto de informações de turismo, incluindo os do Aeroporto, Terminal 1 ou 2. Abertos das 8h30 às 20h30

Pode-se comprar aqui neste link:👇

Os táxis podem ser também uma opção, para que vem carregado, e não pretende andar a arrastar malas pelos passeios da cidade e escadas do Metro (algumas estações não têm escadas rolantes, atenção!)

Táxis: 2€ de suplemento para malas

Comer e beber!

Aqui em Barcelona, devido à grande procura turística, a velha máxima de que um restaurante cobrar consoante o prato que está a servir, muitas vezes não se aplica, e podem-se ver pratos com valores inflacionados. É claro que não falo dos restaurantes com estrela Michelin, que só aqui em Barcelona em 2015 eram 24, e na Catalunha, 50! Falo do restaurante normal, para ir picar ou comer. Mas, com algum cuidado e atenção, consegue-se dar a volta ao texto. Passo a explicar:

Escolher sempre Menús - Os menús já incluêm entrada (1º prato), prato principal (2º prato), pão, bebida  (vinho,  cerveja ou água), e sobremesa.

Não comer nas ramblas (esplanadas) - Nada melhor do que estar na esplanada a beber umas cañas e picar uns pimentos, e apreciar o movimento. Mas isso tem um preço, nas esplanadas paga-se sempre taxa suplementar.

- Supermercados 24h - comprar água ou cerveja aqui, 0.75€ por uma lata cerveja foi o que pagamos!

Restaurantes que fomos em Barcelona:

- Itapa Boqueria - Rambla dels Caputxins, 98, 08001 Barcelona (em frente ao Mercado La Boqueria, do outro lado da rua)

Esta cadeia de tapas serve buffet à descrição por 13.95€ + bebidas. Está muito bem situado e a comida é muito boa. Além do que já está preparado, grelham carne e peixe na hora. tem 3 salas no piso de baixo e uma sala no piso de cima.

L'Anxova. Cocina Mediterranea - Carrer de Calella, 2, 08002 Barcelona

Este restaurante serve (ao almoço, pelo menos) um menu completo, entradas, prato principal, bebidas, sobremesa e café, por 10€/+pax. Sim 10€! Comida boa, e por um preço muito bom! Fica no Bairro Gótico, e que demonstra que mesmo nas zonas mais procuradas, se pode comer bem e por bom preço!

- Venus Delicatessen Carrer d'Avinyó, 25, 08002 Barcelona

Este restaurante no Bairro Góticoalém de estar muito bem situado, tem também um bom ambiente. Com as portas sempre abertas (fomos em Setembro, ainda estava muito calor!), aqui podem-se provar vários dos petiscos típicos espanhóis. Com umas garrafa de vinho e umas entradas (boquerones, presunto), a conta ficou pelos 40€ para 2 pessoas. Atendimento rápido e simpático!

Google Maps (↗)

- Bodega Vasconia - Carrer d'en Gignàs, 13, 08002 Barcelona - (próximo do edifício dos Correios)

A verdadeira bodega! Um tasquinho muito engraçado, com o único defeito de ser muito pequeno. Costuma estar cheio, e só ao almoço é que conseguimos lugar. Tapas e petiscos de grande categoria! Este é de visitar, sem dúvida. Os preços estão colocados num quadro na parede, e são normais.

- Mercado la Boqueria La Rambla, 91, 08001 Barcelona

Neste Mercado, pode-se aproveitar as bancas de comida para picar ou comer uns pitéus de grande categoria. Aqui tudo tem um aspecto maravilhoso, desde o que está à venda cozinhado na hora, como frutas, vegetais, enchidos, etc.! É normal ver as pessoas a comerem sentadas nos passeios em volta ou em bancos altos ao balcão.

Que é que faço à mala?

Para quem como nós, no dia de regresso iríamos passar umas boas horas em Barcelona, a melhor opção é aproveitar o dia para passear mais um pouco nesta cidade bonita. O que já não é tão bonito, é andar com uma mala de 20kg 'às costas'! Para resolver este problema, podem fazer de duas maneiras:

- Pedir no Hotel em que ficaram alojados para guardar lá as malas (óbvio...)

- Utilizar o Locker Barcelona - Carrer d'Estruc, 36, 08002 Barcelona (ao lado do Media Markt da Praça da Catalunha)

Uma mala rígida grande (+/- 70L) fica por 7€, se conseguirem colocar duas nos cacifos XXL, fica por 13€. Este é um serviço óptimo, e permite que se ande à vontade, sem o peso das malas atrás!

Online tem desconto (7€-> 6.30€). Nós não conseguimos colocar as 2 malas no XXL, tivemos que ir para 2 cacifos L.

Hotel

Há imensos Hotéis e Hostals em Barcelona. Na zona mais central, os valores não são muito simpáticos, mas tem a vantagem da proximidade. Atenção à localização do metro, nós ficamos no Hotel Colonial, na Via Laietana, no 2º andar, e sentíamos o metro. Não é que seja muito stressante, mas fica o aviso.

Com estas dicas, já se pode ficar com uma noção de como se orientar, seja a nível de transportes, seja a nível de restauração. Por vezes é esta uma das maiores dificuldades que nos deparamos. O Metro, embora possa parecer confuso à primeira vista, é sem dúvida o melhor meio de locomoção aqui.

Fazer um tour de bicicleta também é uma boa opção, e são imensas as empresas que existem por aqui. E sempre é mais ecológico!