segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Trilho e lanche na Tasca D'Avó Mila



Sábado amanheceu solarengo e logo a vontade de ir fazer um trilho despertou! A Ana estava de folga, e iria ser a minha companhia. Inicialmente o destino seria Fafe, mas devido ao Rally Serras de Fafe, preferimos outro local.

Seguimos então para Felgueiras, para o Mosteiro de Pombeiro, fazer um dos trilhos que por lá passam, que já são meus conhecidos. Para atalhar um pouco, fizemos o PR1 até depois da Ponte de Vila Fria, e depois encaixamos no PR2, finalizando próximo do Parque de campismo, onde tínhamos iniciado o percurso.




Mosteiro de Pombeiro, Rota do Românico





 Relógio de Sol

 No interior do Mosteiro de Pombeiro

 Aqueduto do Mosteiro de Pombeiro







 Aqueduto do Mosteiro de Pombeiro





 Um dos clientes habituais aqui no Rio Vizela, corvo marinho de faces brancas







 Marco do Couto de Pombeiro





 Ponte Romana do Arco, sobre o Rio Vizela



 As mimosas já estão a rebentar!





 Caminheira!!



 Sobre a ponte de Vila Fria











Mais Trilhos:





O lanche e jantar na  Tasca d'Avó Mila


Acabados o percurso, e como a fome já apertava um bocadinho, tratamos de escolher um sítio para ir lanchar e jantar. Seguindo de Felgueiras para a Lixa, e procurando pelos tascos e tabernas abertas, que ainda era cedo para haver restaurantes abertos, encontramos a Tasquinha d'Avó Mila(↗), no centro da Lixa

A Tasquinha d'Avó Mila, recentemente remodelada (fez 1 ano dia 9 de Dezembro 2017), apresenta-se como um restaurante típico português, também com petiscos para quem pretende lanchar (aberto das 09h00 até às 24h00, de 3ª a sábado). 

A sala é pequena e acolhedora, sem ser acanhada, e consegue sentar pouco mais de 30 pessoas. A decoração é sóbria, com a cortiça e a pedra a marcarem presença nas paredes e balcão, e  com uma garrafeira a fechar um dos lados, que apresenta alguns belos tintos para provar.

As toalhas de pano cobrem as mesas, impecavelmente montadas, com os guardanapos também de pano. Os copos de vinho são altos e elegantes, tanto servindo para brancos como para tintos. 









À entrada, uma salamandra escondida atrás de um monte de cavacos, aquece a sala , o que torna o ambiente muito acolhedor, e que permite comer com muito conforto. A música ambiente é envolvente, e é mais um ponto a favor.



A lista estava em remodelação, pelo qual nos pediram desculpas,  e acabamos por ouvir pela boca do sr. Renato, o dono, o que podíamos comer e beber.


A escolha do vinho recaiu sobre um Herdade do Arrepiado Velho Branco (13€), que muita boa conta deu de si. Servido à temperatura correcta, permitindo então sobressair o Antão Vaz, é um vinho com bom nariz, bem redondo e persistente na boca, com toques de fruta não exagerados, e um pouco de mineralidade. A acidez é boa, transmite-lhe a frescura necessária, o que por vezes falha em alguns brancos alentejanos, o que os torna um pouco pesados. Uma óptima aposta, e sem dúvida esta Herdade do Arrepiado Velho é um produtor ainda recente (2002), mas para seguir com muita atenção.

Herdade do Arrepiado Velho Branco



Para entradas, foi-nos servida uma tábua de queijos e enchidos (muito bons), umas tostas com maionese de atum, umas moelas (muito bem apuradas) e um pratinho de bifanas, para ir acompanhando com o fresco e estaladiço pão.


  O queijo e o salpicão, bem bom!!



 Bifaninhas!!!

A bela da moela!



A fome ia passando, e enquanto íamos petiscando, escolhemos para o jantar o bacalhau no forno com maionese caseira (12.50/dose, que dá para 2 pessoas), que estava delicioso. Posta alta e boa, muito bem demolhada, bem acompanhada por umas batatas fritas às rodelas. Serviram-nos também um pouco de arroz, que realmente estava muito bom, e como se costuma dizer, sem bom arroz, não há boa cozinha!!


 Bacalhau no forno com maionese caseira




Para sobremesa, a escolha recaiu sobre o folhadinho com creme de ovo, a lembrar os folhadinhos de Fão, e que estavam uma delícia, e umas natas do céu. A autoria destas delícias foi logo reivindicada pela esposa do sr. Renato, a Dª. Salete, que assume a confecção de toda a doçaria aqui na Tasquinha D'Avó Mila. E muito bem!



 Folhadinho de creme de Ovo!! Uma delícia!



Natas do céu, para finalizar! 



 A Garrafeira
  




 As tábuas começam a sair, os clientes estão a chegar para jantar!

 Mesas prontas, é só sentar e começar a comer umas entradas




Em resumo, uma boa aposta esta Tasquinha D'Avó Mila. Numa época em que surgem muitos restaurantes com um tipo de cozinha que por vezes as pessoas não se identificam, o aparecimento de restaurantes assim é de louvar.

Um projecto de um novo restaurante, para ter sucesso, não obriga a que se introduza uma lista que não dá relevo à Cozinha Portuguesa, muito antes pelo contrário! Esse é um dos pontos a que se deve dar destaque. Interessa sim, restaurantes onde as pessoas se sintam confortáveis, bem climatizados, com atendimento cuidado e personalizado, para que o cliente se sinta bem, e que fique com vontade de voltar. E sim, com toalhas e guardanapos de pano!

Foi isto que aqui encontramos na Tasquinha d'Avó Mila. Muito bem orientada pelo Sr. Renato, extremamente simpático e atencioso, a cozinha é muito boa e mantêm padrões elevados, tanto na confecção, como na apresentação. A doçaria das sobremesas não fica atrás, e do que provamos gostamos muito (mérito para a Dª Salete!). 
A falta da lista foi pena, para podermos ter uma noção mais alargada de tudo o que se pode provar aqui, que deixei como reparo, e que mais uma vez nos pediram desculpas , mas devido a algumas alterações feitas recentemente, por vezes não se consegue ter tudo pronto a tempo e horas. Sem problemas, para a próxima visita já exploramos melhor!





Tasquinha d'Avó Mila


A manter : A comida, a sala ( pequena mas muito bem arranjada), toalhas e guardanapos de pano. Atendimento.
A melhorar: a falta da lista


Rua Aníbal Ferreira Basto
4615-588 - Lixa
Horário:
De 3ªa Sábado: 09h00-24h00 (não fecha)
Domingo e 2ª feira: 09h00 - 14h00
Tel:  913 195 516
Estacionamento: Sem dificuldade
MB: Sim





2 comentários:

  1. Muito obrigado pelas bonitas palavras e elogios dados á nossa tasquinha é muito bom saber que os nossos clientes ficam satisfeitos.
    Foi um enorme prazer servi-los
    Até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O prazer foi todo nosso!! Os elogios são merecidos, continuem o bom trabalho! E os folhadinhos, ai, ai... :)

      Eliminar