sábado, 17 de outubro de 2020

Tomar, um sonho Templário





Como este ano já tínhamos decidido ficar por cá, o destino de férias escolhido foi o que nos dava mais garantias de termos calor: o Algarve. Fomos organizando a viagem, e como tempo não faltava, aproveitámos a longa viagem para ir conhecer uma cidade que tem um evento estilo jogos olímpicos (A Festa dos tabuleiros só se realiza de 4 em 4 anos), e que é bem conhecida pelo seu castelo e convento. Falamos, claro está de Tomar, a cidade templária!





Faríamos assim metade da viagem num dia, e a outra metade no dia seguinte. Além de não ser tão cansativo, sempre aproveitávamos para conhecer mais um pouco de Portugal. Sim, porque nem eu nem a Ana conhecíamos Tomar e o seu mais emblemático monumento, o Convento de Cristo!


A Charola Templária



Seguindo as precisas indicações do Waze, chegámos a Tomar sem sobressaltos. Tínhamos decidido ir de imediato visitar o convento de Cristo, e só depois almoçar. Seguimos então na direcção do Castelo de Tomar e Convento de Cristo. Aliás, o Monumento Convento de Cristo engloba o Castelo templário, o Convento da Ordem de Cristo, a Mata dos Sete Montes, o Aqueduto dos Pegões e a Ermida da Imaculada Conceição. E foi mesmo pela Ermida que começamos a nossa visita!



Ermida da Imaculada Conceição






A Ermida, segundo reza a história, teria sido inicialmente concebida para mausoléu de D. João III e família, que ficou como sua vontade. Por razões não descortinadas, essa vontade não foi cumprida pelos seus sucessores. 

Encontrámos a ermida muito bem cuidada, tanto no exterior, como no interior, sobressaindo a beleza do trabalhado dos capitéis coríntios das sua colunas e o seu tecto abobadado. Parecia que já era um prenúncio para o que iríamos encontrar a seguir.








👉 Em frente à Ermida é o primeiro estacionamento do Convento de Cristo, e foi aqui que deixámos o carro. O estacionamento é pago, mas estava em obras e a máquina não estava a funcionar. Sorte a nossa! A entrada para o convento é 150 mt acima, portanto pode-se bem ir a pé.



Castelo de Tomar e Convento da Ordem de Cristo











Começa aqui realmente a nossa aventura templária! A entrada é pelo Castelo, estando devidamente identificada, e com um mapa na porta principal, para melhor nos orientarmos. 








Iniciámos então o percurso percorrendo suas altaneiras muralhas. Ao início é pedido para se fazer o percurso num único sentido, porque os caminhos são estreitos, e assim evitam-se confusões. É claro que tivemos que esperar que um casal descesse as escadas para nós começarmos a nossa volta. Manias!












Os jardins são lindos, e o caminho da ronda, que percorre as muralhas, dá para ficar uns largos minutos a apreciar as vistas. Tomar lá em baixo, a Mata dos Sete Montes, e a Charola, que até parece uma foto tirada de drone!



















Apreciem bem os jardins e toda a arquitectura do Convento de Cristo antes de entrarem no convento. E se já ficaram deslumbrados, fiquem a saber que o melhor está para vir! 

Seguimos para a bilheteira, onde pagamos 6€ por bilhete, deram-nos algumas informações úteis sobre o local, recordaram todo o protocolo de protecção que deveríamos ter, e lá seguimos para um dos locais que mais nos surpreendeu. Curiosos? Já vão perceber...


Convento da Ordem de Cristo - O interior



O interior do Convento de Cristo é uma perfeita obra de arte. Tudo liga com tudo, e à medida que vamos andando, ficamos cada vez mais impressionados com esta obra. 3 eram os pontos obrigatórios de ver aqui, como estava até explicado numa placa à entrada. A Charola, o Claustro Principal e a Janela Manuelina. E fomos fazendo por esta ordem a visita.









Charola


Inicialmente serviu para oratório dos Templários, passando depois a capela-mor. Românico e gótico são os estilos dominantes, devido aos anos da sua construção, e claro que os traços manuelinos não poderiam faltar. As esculturas e pinturas quinhentistas que aqui temos são belíssimas e deixaram-nos de boca aberta!
Este é um dos raros e emblemáticos templos em rotunda da Europa medieval, típica das ordens religiosas militares, como os Templários

Houve uma certa dificuldade em escolher as fotografias a colocar aqui, tantas tinha aqui tirado, e cada uma mais linda do que a outra! Mesmo assim, só mesmo visitando se consegue ter a noção da beleza desta Charola!


























Saímos daqui ainda um pouco atordoados com a beleza desta Charola, e com a certeza de este ser um dos locais religiosos mais bonitos que já visitamos!



Claustro Principal e Janela Manuelina


Seguimos o nosso caminho para vermos o resto do Convento, sendo os locais a ver a seguir, o Claustro Principal (ou de D. João III) , e a famosa Janela Manuelina (Janela do Capítulo).

O Claustro de D, João III está feito no estilo maneirista do Cinquecento Italiano, e está considerado como uma das obras primas da Renascença Europeia. A fonte que está aqui no centro, é acrescentada à posteriori, depois da construção do Aqueduto do Convento.

A Janela do Capítulo terá sido desenhada por Diogo de Arruda, e concluída em 1513. Simboliza a Árvore da Vida e a Árvore de Jessé, segundo as escrituras, e é um ícone do estilo manuelino.

Não me parece que seja necessário acrescentar muito mais aqui, a não ser as fotografias... 😁





























A grandiosidade duma obra desta dimensão, deixa-nos um pouco sem palavras. Observámos atentos todos os pormenores, e imaginámos todas as história que este local teria para nos contar! Foi aqui em Tomar, que Filipe II é aclamado Rei de Portugal, num período conturbado da nossa história, e ainda por cá há as suas marcas.








Filipe II foi também o responsável pelo início da construção do Aqueduto do Convento, uma obra incrível de engenharia, que faz parte do Monumento Convento de Cristo


Finalizámos a nossa visita, passando pelo refeitório (grandes tainadas se devem ter feito aqui!), pela Cisterna do Claustro dos Corvos, e pelo Claustro da Micha.














Saímos daqui muito mais ricos, com tudo o que vimos deste Convento de Cristo. A mistura de estilos que aqui temos atesta os diversos períodos por que passou, e as marcas deixadas através das esculturas e pinturas, são extraordinárias. Não estávamos, sinceramente, à espera de encontrar uma obra desta grandiosidade!



Aqueduto de Pegões


Esta construção tem cerca de 6 quilómetros, com um total de 180 arcos para as passagens da conduta. Foi encomendado, como já referi, por Filipe II de Espanha, e foi finalizado com a fonte que se encontra no Claustro Principal, no ido ano de 1619. A zona mais complicada de fazer foi exactamente aqui, no vale de Pegões. Termina na fachada a sul do Convento de Cristo, e pelo que nos apercebemos, ainda está completo, ou pelo menos, muito próximo disso. Alguma coisa de jeito fez, este Filipe! 😁












E vale a pena?



Isso é daquelas perguntas que não se põe, mas sim, porque é que ainda não se fez uma visita! Faltam-nos os adjectivos para descrever o Convento de Cristo, pela sua grandiosidade e beleza! A Charola retirou-nos o fôlego, e a Janela do Capítulo deixa qualquer um deslumbrado! Tudo aqui nos faz viajar um bocadinho para outras épocas, em que a História de Portugal foi sendo cosntruída.

Temos aqui um pedaço da nossa História e identidade exposta, e por um preço acessível, 6€ (há várias excepções, saibam mais aqui(↗)). Está bem sinalizado, bem cuidado, tanto nos jardins, como no interior. É realmente de visita obrigatória. 

Nós adorámos e entrou directo para o top dos locais mais icónicos que já visitámos!

Sintam-se Templários e venham conhecer!



Convento de Cristo


Igreja do Castelo Templário
2300-000 Tomar
Portugal

🕓: Das 09h00 às 17h30, 18h30 no Verão
    Encerra: 1 de Janeiro, 1 de Março, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 24 e 25 de
    Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário