quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Sorria, está na Quinta dos Cónegos!



Na rota dos Jardins Históricos Portugueses, na Cidade da Maia (é assim que se chama agora, pelos vistos...), encontra-se a Quinta dos Cónegos. Quinta centenária, adquirida pela Câmara Municipal à cerca de 3 anos, está de portas abertas para receber o público, sem necessidade de marcação.





Entre as várias opções que tínhamos em cima da mesa, esta foi a escolhida. É relativamente próximo de onde vivemos, de fácil acesso, e sem necessidade de marcar a vista com antecedência, que as portas estão abertas todos os dias das 9h00 às 19h00. 

Logo na entrada, encontra-se uma guarita, onde uma segurança nos recebeu e explicou sucintamente o passeio a fazer. Pode-se ver tudo, menos o interior da casa. 





















Fomos passeando ao longo da quinta, que tem uns jardins muito bem tratados, e prova disso eram os jardineiros que por lá andavam a cuidar de tudo. Está escalonado em socalcos, com tanques que eram usados para o regadio. O tanque da cascata acaba por dominar as atenções, pela sua beleza e centralidade. 















Mas o lazer também está bem patente neste espaço! Subindo na direcção do Solar, encontrámos um campo de ténis, e uma piscina que nos dias de calor terá feito as delícias de tantos! 









 









E claro, piscina que é piscina, não podia faltar um bar de apoio, certo? A Ana ainda se posicionou na torneira, mas estava desactivada! 







Finalizámos a visita nas escadas da casa principal. Actualmente não se pode visitar, mas penso que seria uma mais-valia para este espaço poder-se conhecer o interior. Como a aquisição deste espaço pela Câmara da Maia ainda é relativamente recente, provavelmente ainda não definiram em que parâmetros se poderia fazer essas visitas. É bem provável que o interior tenha traços arquitectónicos e obras de arte que merecem ser vistos. Vamos esperar para ver!



















E que tal esta Quinta dos Cónegos?


Com alguma pena nossa, não havia muita informação sobre o espaço, a sua história e outros elementos importantes. Havia uma estátua perto do campo de ténis e da piscina, que não tinha informação nenhuma, e ficamos sem saber se era só um elemento decorativo, ou representativo de algum dos donos que este espaço já teve.

Nasoni é apontado como um dos arquitectos que terá efectuado algumas alterações neste local durante o Séc. XVIII, mas só é mencionado o seu nome numa das placas informativas. Perguntámos à entrada se havia algum folheto informativo sobre o local, a que nos responderam que não. 

Os jardins são lindos e muito bem tratados, e os elementos arquitectónicos das fontes e lagos dão-lhe um toque especial. Mas a visita ficou a saber a pouco, porque embora tivéssemos vindo visitar um Jardim Histórico, é impossível ficar indiferente ao Solar, e a não o podermos visitar.

Como já explicamos, achamos que por ser ainda relativamente recente a aquisição deste espaço pela Câmara da Maia, é que ainda não estará de portas abertas. Mas acreditamos que irá ser visitável dentro em pouco. Se assim não fosse era uma pena!

Este é mais um dos belos Jardins Históricos Portugueses, e vale bem a pena visitar!





Quinta dos Cónegos

R. Souto 363
4470-215 Maia
Portugal


 :+351 229 444 732
🕒 : 09h às 19h00
Facebook: Quinta dos Cónegos


Associação Portuguesas de  Jardins Históricos:

 :+351 969 673 750

Jardins Históricos Portugueses:



Jardins pelo mundo:


👉 Jardin de Balata

👉 Jardim Canario Viera y Clavijo

Sem comentários:

Enviar um comentário