segunda-feira, 29 de junho de 2020

História e Vinho: O tour!



O turismo, tal como o conhecíamos, foi um dos sectores que mais sofreu com toda esta situação que estamos ainda a viver. De todas as crises que este sector tem sofrido, esta será a mais complicada de resolver, por várias questões: a pandemia ainda não terminou, a quebra foi quase total em imensas empresas, e as cicatrizes deixadas são profundas e duradouras.

É tempo então de o turismo se reinventar, e descobrir novas maneiras de atrair clientes, novos locais para descobrir, e mostrar novos horizontes. Ainda se nota uma desconfiança grande neste sector, e é preciso que as empresas a ele ligadas se empenhem para devolver essa confiança.

Para isso, é tempo de mais do que nunca, promover Portugal como destino de eleição, não só para quem vem de fora, mas para o turista nacional. 

Como tal, fomos fazer um tour com uma empresa especializada do sector, a Porto Outside. É daqueles tours de van de 9 lugares, com guia, e tudo! Ar condicionado, garrafas de água, máscaras disponibilizadas, mala de primeiros socorros, tudo como manda a sapatilha! Muito bem!

Por norma, não é muito usual os portugueses fazerem este tipo de tour no próprio país, sendo mais usual quando se visita um destino completamente desconhecido, e que acaba por ser vantajoso fazê-lo – maximiza-se a experiência, sendo mais objectivo no que se vai ver, e fica-se a saber mais sobre o que se visita. Aqui o trabalho do guia é o factor diferenciador, claro. 

Vamos lá então?


 



Escolhemos fazer o tour História e Vinho, que nos iria levar a dois locais próximos de nós, a Citânia de Sanfins e o seu Museu, e à Quinta de Lourosa, um dos bons produtores de vinho verde, que aqui é a zona dele.



Citânia de Sanfins


Aqui tão perto de nós, é um dos locais que é de visita obrigatória, e nos tempos do ciclo/liceu, há sempre uma vista de estudo que passa por aqui. É uma importante zona arqueológica da civilização Castreja, e a sua dimensão impressiona, 15Ha. Viveriam aqui cerca de 3.000 pessoas, e era a cidade-sede da região.

Aqui estaria sediado o poder político e militar, e seriam predominantemente guerreiros, ficando para outros castros em redor a tarefa de outras actividades, como a agricultura e a pastorícia. As muralhas que rodeiam a Citânia assim o atestam.













De salientar que seria necessário fazer uma manutenção regular a estes locais, para poderem estar em condições de receber os turistas. 

núcleo familiar está há espera há mais de 10 anos (pelo que nos informaram) de recolocar o colmo nos telhados, que não existe desde que ali houve um pequeno incêndio. Entre Câmara municipal e Junta de Freguesia, alguém terá que ter a responsabilidade de o fazer, e era bom que ficasse resolvido.







O Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins encontra-se no Solar dos Brandões, em Sanfins. Aqui vamos encontrar vestígios encontrados durante os vários anos de escavações, e onde se encontra a estátua do Guerreiro, símbolo da Citânia, que foi transladada para aqui. No seu local foi colocada uma estátua simbólica em metal, mantendo a sua função de vigia permanente.
 



Para finalizar a visita, fomos conhecer os jardins deste histórico Solar dos Brandões. Limpo e muito bem tratado, um cedro centenário sobressai neste espaço.












Terminado o ‘departamento’ História, era hora de seguirmos para terrenos mais refrescantes, e seguirmos para uma quinta de enoturismo.

Cada vez mais em voga, estas quintas produtoras de (bom) vinho reinventam-se, e abrem as portas a quem pretende viver de perto o dia-a-dia da produção de vinho. Com sorte, se escolherem a altura das vindimas, ainda podem ajudar nesta tão tradicional actividade.

 


Quinta de Lourosa: No coração do Vinho Verde


A Quinta de Lourosa foi a escolhida, e o cicerone de serviço foi a própria dona e enóloga da quinta, Joana de Castro, que tão bem deu conta do recado, claro está, que para ela não há segredos nesta área.




De uma simpatia extrema, acompanhou-nos na visita pela quinta, explicando a sua história, os cuidados que tem com as uvas, e claro, a produção de vinho. nos ensinou mais um bocadinho sobre o vinho, e aprender com quem percebe da poda, literalmente! 😄

 







No final da volta pelos terrenos, fizemos uma prova de alguns dos vinhos daqui da Quinta de Lourosa. Começámos na adega, junto às cubas de inox, e terminámos na sala de provas, que já teve vários usos ao longo dos anos. Loureiro, alvarinho, rosé, espumante bruto rosé, fomos provando de tudo um pouco.

O Alvarinho saiu vencedor nesta 'contenda', sendo um dos melhores que já provei, embora a escolha não fosse fácil. O espumante também se mostrou um grande vinho. É claro que o gosto de cada um difere, por isso é aconselhável fazerem vocês mesmos a prova, e contarem como foi! 😁






Esta será uma quinta para visitar com mais calma, e aproveitar também o seu alojamento, que já possui o selo clean & safe, certificação dada pelo Turismo de Portugal para as empresas do sector do Turismo que cumpram as recomendações da Direcção-Geral da Saúde. 

 









E então, vale a pena?

Um passeio bem agradável, com duas componentes muito interessantes, a  História da zona, e a visita a uma quinta de enoturismo, onde se produz o mundialmente famoso Vinho Verde. A simpatia do nosso motorista/guia, José Maia, foi um factor diferenciador também.

Estes tempos serão porventura mais um lembrete que é preciso acarinhar e incentivar os Portugueses, e contar com eles para fazer movimentar toda esta indústria. Este ano não pode ser visto como um caso isolado, e se a estrutura estiver bem montada e preparada, será mais fácil noutras situações difíceis manter o turismo a funcionar com a prata da casa!

Qualidade e excelência não nos falta, vontade de trabalhar também não, e locais para visitar, é por todo o país, não é?

Então, de que estão à espera para partir à descoberta?


Porto Outside - Tours e experiências


Tour efectuado :


Visitas a:

 Citânia de Sanfins(↗)

 Quinta de Lourosa(↗)

Duração: 4/6 horas


Para mais escapadinhas em Portugal:


Sem comentários:

Enviar um comentário