quarta-feira, 24 de junho de 2020

Quinta de Lourosa: No coração do Vinho Verde


Antes de começarmos a falar da Quinta de Lourosa, uma breve explicação, para quem não sabe: Não, o vinho verde não se faz de uvas verdes, mas sim de uvas maduras! Pode ser branco, tinto ou rosé, e é um produto único no mundo, que faz as delícias dos estrangeiros que nos visitam. E dos portugueses, claro está! Posto isto, vamos lá ao que interessa! 😀

A Quinta de Lourosa é um dos bons produtores que temos por cá, ficando no coração da zona dos Vinhos Verdes. É certo que só estivemos aqui de passagem, nesta que é uma das unidades de enoturismo que se encontram aqui na região do Vale do Sousa, mas que ficámos com vontade de vir com mais tempo, e aproveitar tudo, ficamos! Mas já lá vamos...

Joana de Castro é a anfitriã da quinta, e também quem comanda com mestria a produção do vinho. Nascida no Porto, muito cedo foi para Lisboa, onde viveu até aos 15 anos. Há cerca de 20 anos mudou-se de armas e bagagens para a Quinta de Lourosa, onde já se faz vinho desde o tempo de seu avô.


De uma simpatia extrema, foi-nos explicando a história da quinta, tanto na parte da produção, como na parte do alojamento, em que fazem questão de receber as pessoas como se fossem parte da família, quase como se fossem uns primos afastados que vieram conhecer esta parte do Terroir Lousada (já explicamos a seguir). É aqui que vive com a sua família, e onde trabalha naquilo que mais gosta.

 






Fomos percorrendo com calma e tranquilidade parte das vinhas, sentindo o cheirinho bom da hortelã que surge um pouco por todo o lado, e aprendemos alguns truques usados nas mesmas – os fardos de palha que vemos ao longo da vinha, irão ser espalhados pelo chão, para evitar a erosão e minimizar a utilização de pesticidas na vinha. Afinal, é importante diminuir a utilização de químicos, para haver o menor impacto com o meio-ambiente. Utilizar soluções naturais como aqui fazem, além de inteligência, demonstra essa mesma preocupação e respeito pela natureza.






Ficámos a saber que o cacho de loureiro é fino e elegante, o de arinto é desalinhado e bonacheirão, que as zonas de plantação da vinha têm influência no produto final mesmo sendo no mesmo terreno, devido à sua localização, e que a escolha de uvas das várias partes em percentagens equilibradas é que vai dar um bom vinho verde. E claro, o 'desodorizante' do enólogo vai dar aquele cunho único ao vinho!








A água que aqui corre, de mina, vem de outro terreno ainda mais acima, sendo feitas análises regularmente. E que bem que sabe com este calor sentir água assim tão fresca. Em todo o caso, a piscina será outro dos locais onde se pode passar uma pachorrenta tarde. Um campo de jogos de tabuleiro gigantes completa esta zona, onde o xadrez ou uma partida de 4 em linha (xiiii..) são dois dos divertimentos para miúdos e graúdos!

 










Ficámos um pouquinho tristes por não aproveitarmos este espaço maravilhoso, mas a nossa visita era outra.

A parte mais saborosa veio a seguir, onde passámos para as pipas e barricas! Aqui fizemos as primeiras provas, e aprendemos mais um pouco sobre todo o processo de produção.

É aqui que se encontram as enormes cubas de inox, onde está o famoso néctar em fase de preparação. O Alvarinho foi uma das castas que  provámos, e que, opinião pessoal, é um pomadão! Não acreditam? Vão provar, e depois falamos!









Finalizámos a visita na Casa Principal, de um amarelo torrado que fica na retina. Na zona de provas, numa sala que já teve várias utilidades, estava uma simpática mesa com acepipes, e também com aqueles que são o verdadeiro ser da Quinta de Lourosa, o Vinho Verde!

Dois dedos de conversa, e fomos provando o que de melhor se faz nesta quinta: o vinho verde, o alvarinho, o rosé, o espumante! Aliás, o espumante rosé que provámos marcou-nos o palato!

















Sentimo-nos aqui como se estivéssemos na mesa da tia distante que só vemos uma vez por ano, mas que tão bem sabe lá estar. O bem receber aqui na Quinta de Lourosa é algo perfeitamente natural, e quem a visita sente-se logo um bocadinho parte da família! A ‘culpa’ é da Joana, que é uma óptima companhia, e uma excelente anfitriã.

Finalizámos a nossa visita já para lá da hora, que a converseta estava tão boa, que nos esticámos um bocadinho. Ficámos a saber mais um bocadinho sobre a produção do vinho verde, e a compreender todo o processo. Nada como aprender com quem percebe da poda, literalmente! 😄




 

 

Quinta de Lourosa é parte integrante do recente projecto Terroir Lousada, juntamente com Casa de Juste, a Sem Igual e a Quinta da Tapada, que trabalham em conjunto para promover e dinamizar a região e os seus vinhos. Embora fiquem todas na mesma zona, o terroir faz toda a diferença - clima, solo e aspecto - que são os factores que dão diferentes características ao vinho. 

Terroir Lousada proporciona experiências vínicas e gastronómicas para serem vividas em cada uma das quintas, uma boa maneira de conhecer o Vinho Verde no seu ambiente natural, com os especialistas na área. Será provavelmente uma experiência a vivermos em breve.  



E então, a 'pinga' é boa?


Para finalizar, esta Quinta de Lourosa será para visitar com mais calma, e aproveitar também o seu alojamento, que já possui o selo clean & safe, certificação dada pelo Turismo de Portugal para as empresas do sector do Turismo que cumpram as recomendações da Direcção-Geral da Saúde. 

Para quem vem com miúdos a reboque, a piscina e a zona de lazer vão fazer as suas delícias, ainda mais agora que já há um mini-trampolim, daqueles com rede à volta, para desgastarem bem as energias. 

Há várias actividades que são promovidas aqui, não só dentro da quinta, mas também fora, para se poder conhecer a região, tão rica e bela, seja pelas montanhas verdejantes, pela história, ou pelo vinho e gastronomia.

E claro, façam de conta que estão em casa, que os espaços comuns são partilhados por todos.

Sintam-se parte da família!

 


Quinta de Lourosa 

Estrada Santa Maria de Sousela, 1913,
4620-722 Sousela -Lousada
Portugal

Tel: +351 255 815 312
Telemóvel: +351 963 213 655
Estacionamento: Sim, grátis
Wi-Fi: Sim, grátis
booking: 9.1 - Soberbo

► Tour efectuado por: Porto Outside


Em Lousada, visitar também :


► Centro de Interpretação do Românico



Para mais escapadinhas em Portugal:


Escapadinhas



Sem comentários:

Enviar um comentário