segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Sunsets!!

Casa do Almocreve, Portela de Gôve, Baião


Sexta-feira 18 e Sábado 19 foram 'dias de não fazer nenhum'! A Ana estava de folga, e eu com um dia de férias na 6ª, aproveitamos o bom tempo deste Agosto, para passearmos um pouco. Inicialmente a ida seria até à praia, mas como já conheço estas nossas praias aqui a Norte, toca a consultar o Meo Beach Cam! Esta aplicação dá muito jeito para se verificar as reais condições das praias, visto terem câmaras a transmitirem em directo. Desilusão... Nevoeiro cerrado a Norte: Matosinhos, Leça e Espinho, as 3 praias que aparecem na aplicação. Não esmorecendo, e à boa velha maneira portuguesa, acreditamos que a cacimbada iria levantar. E arrancamos por aí abaixo...


Vale Pisão Nature Resort


Entrada do Vale Pisão

Primeira paragem: Vale Pisão! A caminho para Vila do Conde pela antiga nacional, surgiu a placa a indicar o Vale Pisão. Resolvemos ir conhecer este Nature Resort, de que tão bem já nos falaram. O empreendimento compreende campo de golfe de 9+9 buracos - PAR 74, restaurante com bar de apoio, e habitações de várias tipologias. As casas estão quase todas viradas para o campo de golfe e para um imenso vale, que lhes dá uma vista para uma paisagem privilegiada. 

As casas

O edifício de apoio ao golfe fica próximo do parque de estacionamento, onde estão o restaurante, um Wine Club, e a esplanada. As vistas são fantásticas, jardins muito bem tratados, e com uns simpáticos cadeirões onde se pode desfrutar de uma bebida fresca e aproveitar o sol... verdadeiramente relaxante!





Vista do campo de Golfe













 A esplanada



 lagarto ao sol!



 Gin de sexta!



Angeiras: O Filipe e o primeiro sunset

Seguindo viagem, fomos aproximando-nos do mar, e o nevoeiro já se via ao longe. Não esmorecendo, seguimos até Vila do Conde, e como a hora já era de lanche, decidimos ir até Angeiras, onde se podem encontrar bons restaurantes para petiscar e comer. Amêijoas à beira-mar sabem sempre bem! E após uma breve prospecção, lá aterramos no Filipe, que está sempre aberto (para petiscos), e por volta das 19h (como os outros restaurantes em volta), já tem brasas para se trincar algo mais. O nevoeiro, esse, foi desaparecendo gradualmente, e proporcionou um final de tarde mais condizente com a época, quentinho e soalheiro.

E foi entre uma canequinha de cerveja, umas amêijoas e uns camarões, um copo de vinho,e umas petingas, que fomos entretendo o dente. Para finalizar, umas sardinhas, que este ano estão mesmo boas!!

Foi assim o primeiro sunset...





 Já sem nevoeiro!





 A bela da petinga!



 Bigodes!



 Sardines on carbon...

 ...e a respectiva salada de pimentos!!!








Casa do Almocreve: Sunsetjazz!

Para sábado estava guardado o melhor bocado! Sexta recebo um convite através do Fb, do meu amigo Samuel do Restaurante Visconde, para um sunset em Baião! Para quem não conhece, o Visconde é um restaurante realmente de eleição, com um espaço muito acolhedor, onde tudo é (muiiito) bom e com uma garrafeira de meter inveja!!!




















- Tens que vir, vais adorar, vou ter Jazz ao vivo, e degustação de vinhos da Quinta de Covela e da Quinta do Ferro!

Adjudicado, caro Sam!!! Os vinhos da Quinta de Covela e da Quinta do Ferro são já nossos conhecidos do Visconde, e que belos vinhos são!!



Depois de chegados, e confortavelmente instalados na esplanada à beira da piscina, fomos recebidos pela anfitriã da casa, a Alexandra, cara-metade do Samuel, que nos mostrou a casa e nos explicou como iria decorrer este  nosso final de tarde. 









Abrimos então as hostilidades com o Quinta do Ferro Seco. Produzido em Gestaçô, Baião, é 100% da casta Avesso, e um excelente embaixador dos Espumantes de Verde, que tão boa conta têm dado de si no mercado nacional e internacional. Utilizando a designação Sparkling num rótulo jovem e clean, este Quinta do Ferro seco não fica a dever nada aos espumantes das zonas mais tradicionais deste tipo de vinho: Fresco e citrino qb, bolha pequena e persistente como se pretende num espumante de eleição, suave e com um final fresco, foi uma óptima escolha para o início do sunset. A Micaela, da Quinta do Ferro, foi quem nos esteve a apresentar o vinho, dando a necessária explicação. Para mais tarde ficaria o Bruto, e para acompanhar a carne à mesa, o Bruto Tinto!!

 
Chegava a hora de experimentarmos o Covela! Aqui os intervenientes foram o Covela edição nacional Avesso, o Covela Rosé (100% Touriga Nacional) e o Covela Escolha Tinto (2005), e foram apresentados pelo Tony Smith, da Quinta de Covela. O branco, elegante e cítrico, que lhe confere frescura, mostrou-se um vinho fácil e propício para este final de tarde!



Covela Avesso e Covela Rosé Magnum


Mas a minha opção recaiu naturalmente, no Covela Rosé de Touriga Nacional. Este Covela, que foi apresentado em garrafas Magnum, devido a estar esgotado pela grande procura que teve este ano, é um grande vinho. Eu sei que sou suspeito, pelo gosto que tenho pelos Rosés de Touriga, mas acreditem que vale a pena. De cor salmão/rosa, inicialmente mostrou-se um pouco fechado, mas depois de abrir, destaca-se pela sua complexidade, seco e aromático na boca, frutos vermelhos, e com acidez muito equilibrada. Não estamos aqui a falar de vinhos rosés adocicados, mas sim de um Rosé à séria! Tem um final persistente que nos leva a pedir outro copo.. e outro... :). Para mim, até acompanhava o jantar com este Covela, mas havia mais vinho para provar! Nos entretantos, foram sendo servidos uns acepipes, e o Jazz começou a fazer-se ouvir! Que grande fim de tarde está a ser!!




 









Quinta do Ferro, please!!!

 O tal do Sunset!

jazz na piscina

 A mesa do jantar já está pronta!



 Samuel (Visconde) e Micaela (Quinta do Ferro) com uma espectadora atenta




E como já eram horas,fomos deslocando-nos para a piscina, onde iria ser o jantar: Enchidos para entreter e Posta Arouquesa DOP para finalizar!

Aqui finalmente provamos o Tinto Bruto da QdF, 100% vinhão! e que belo vinhão! Frutos vermelhos, os taninos marcados mas suaves, tem um bom final de boca. Um grande espumante, sem dúvida!! Ao nível dos melhores que já bebi!
- É uma boa surpresa, não é? - atirava a Micaela. Sem dúvida!!!

E para terminar em grande, o Covela Tinto Escolha. Provei e disse à Ana:
- 'Vais adorar este vinho...' e adorou...
Embora seja de 2005, revelou-se vinho intenso mas fresco, com as frutas vermelhas a sobressairem. Bom tanino e final prolongado mas elegante. A conjugação da Touriga Nacional com o Cabernet Franc e Merlot Noir, que eu nunca tinha provado, funciona na perfeição! Um grande Tinto!!






 Para a mesa!






 Arouquesa DOP





Resquícios do Sunset

Realmente, um grande fim de tarde, proporcionado pela Alexandra e pelo Samuel.
O jantar esteve à altura do evento, como não seria de esperar outra coisa!
A apresentação dos Vinhos, tanto pela Micaela (Quinta do Ferro), como pelo Tony Smith (Quinta de Covela) foi irrepreensível, que demonstraram muita simpatia e paciência para responder a todas as questões que surgiram!

Estes Sunsetjazz fizeram parte dos eventos de Verão da Casa do Almocreve , e terminam no próximo dia 26 de Agosto. A lotação é limitada, como se pode compreender, e quem estiver interessado, é conveniente marcar com antecedência! 
Eu fiquei fã! 😋

Venham mais sunsets, seja à beira-mar ou no interior!!



5 comentários:

  1. Sem perceber porquê fiquei com fome e com muita cede! 😁😉

    ResponderEliminar
  2. Hello!
    I really liked the post hehe, thanks for sharing it. I followed your blog, could you follow me back?
    A hug!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello, Lauriya! Thank you for your kind word! Already following your blog!

      Eliminar