Sábado, aproveitando o sol e o calor que fazia, foi dia de eu e a Ana darmos um passeio pelas margens deste nosso belo Douro, saltitando de marina em marina, apreciando os bons barcos que por aqui têm casa. Passamos pela marina de Angra do Douro (esta, realmente a que tem as melhores 'máquinas'...), marina de Melres, marina de Entre-os-Rios, até chegarmos ao cais de Bitetos. A estrutura do cais, permite que regularmente os barcos de cruzeiros no Douro acostem aqui, e que se faça uso das motas de água, aproveitando para 'refrescar' as ideias dos dias quentes que começam a já aparecer!
Para terminar a tarde em beleza, e porque isto de passear abre o apetite, fomos visitar um dos locais de referência na gastronomia da zona, a Tasca do Dino, que realmente merece um lugar de destaque, pelo atendimento e qualidade dos produtos. Um verdadeiro Tasco à Portuguesa!
Barragem de Crestuma-Lever
Já ia um fino!!
ATV da Polaris, sempre ajuda a rebocar a mota de água...
Full throttle!!
Yamaha Paparazzi Tube a reboque. Diversão garantida!
Praia fluvial de Bitetos
Tasca do Dino
Depois de tanto sol e calor, é necessário repor os níveis de líquidos e trincar qualquer coisa! Fomos então, à Tasca do Dino, no Marco de Canaveses (existe uma outra em Baião dos mesmos donos), que tanta fama tem. E com razão: os petiscos são à Portuguesa, onde se pode provar o que é realmente tradicional de Portugal e desta região!
A Tasca do Dino, que fica na freguesia de Várzea da Ovelha e Aliviada (😎), e que é mercearia também (à antiga...) tem uma particularidade, a cozinha fica de um lado da estrada, e a Tasca do outro! Ou seja, em dias de chuva deve ser um pouco mais complicado para servir... 😆
A cozinha...
... a Tasca...
...e a comida a chegar!!!
Abrindo com uma cebola com sal em vinho tinto (que saudades tinha deste petisco!), fomos picando umas moelas, uma broa caseira com presunto (que luxo!), uma punheta de bacalhau de grande categoria (agora em alguns sítios chamam-lhe bacalhau desfiado, para não ferir susceptibilidades... 😁), e um pastelão, que estava uma delícia! Tudo isto, muito bem acompanhado por um Palhete de Baião de lavrador, que desde os tempos do saudoso Palhete da Adega Cooperativa de Baião, não bebia tão bom! Pena foi que não tivessem garrafas para trazer, mas fiquei com o contacto para numa próxima visita trazer umas caixas!!
Vamos voltar de certeza!!
Um clássico, cebola com sal em vinho tinto...
O famoso Palhete de Baião!
Morada: Várzea da Ovelha e Aliviada...
Mais uns petiscos a atravessar a estrada!
Punheta de bacalhau: de chorar por mais!
Mesa de lanche à Portuguesa!!
Tasca do Dino
Rua de S.Lourenço, 195 (Gouveia) (24,91 km)
4635 Marco de CanavesesFb: Tasca do Dino
Até me babei!
ResponderEliminar